quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Platinando Hotline Miami

Este é o nosso guia de como platinar Hotline Miami, lançado em 2013 pela Devolver Digital para Playstation 3 e Playstation Vita.

File:Hotline Miami cover.png

Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando Hotline Miami:

HOTLINE MIAMI

Ficha técnica:

Troféus de bronze: 18
Troféus de prata: 11
Troféus de ouro: 5
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 35
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 8 a 10 horas
Dificuldade estimada: 2/5 - Dificuldade Mediana
Vezes que precisa jogar o game: Apenas uma

Considerações: Hotline Miami é um game 2D que foi lançado para PC em 2012 e chegou com exclusividade na PSN em 2013. Como todo joguinho de PSN, esse jogo é simples, é curto e possui troféus fáceis... Mas com um diferencial. Ele possui troféu de platina! Sim, enquanto a grande maioria dos jogos de PSN, como Outland, From Dust, Flower e Ibb and Obb, não possuem troféu de platina, ou seja, não podem ser oficialmente "platinados", Hotline Miami nos traz 35 troféus, e entre eles um de platina! É muito para um game que ainda mantém as características de um bom game de PSN: curto (8 horas de jogo apenas!), simples e fácil de se conseguir a grande maioria dos troféus. Portanto, um prato cheio para os platinadores de plantão, que poderão incluir mais esse troféu na sua coleção sem precisar dedicar tanto tempo e nem esforço. Vamos platinar!

Dicas de procedimento: Antes de entrarmos na loucura insana de empilhar corpos ensaguentados ao redor de Miami dos anos 80, vale a pena se atentar para algumas recomendações úteis que lhe ajudarão a poupar horas preciosas de sua jogatina. Leia com atenção:

a) Hotline Miami possui um intrincado sistema de pontuação, que irá definir a nota que irá receber ao final do capítulo. Para liberar um troféu, terá de conseguir nota A+ em todos os capítulos do jogo. Isso não é tão difícil quanto parece, mas exigirá algum treino. Aconselho a tentar a nota A+ em cada um dos capítulos, antes de passar para o capítulo seguinte. Será preciso alguma atenção e muita paciência. Terá de conseguir um desempenho perfeito, acumulando combos rapidamente, e ao mesmo tempo sendo ousado e variado nas mortes. Usar armas diferentes aumenta a pontuação, assim como sendo ousado ao invés de discreto (chegar com tudo na sala, chamando a atenção dos oponentes). Eu aconselho a abusar das finalizações no chão, que rendem muitos pontos (principalmente se forem feitas com armas propícias para isso, como facas e bastões). Sempre que puder, derrube um oponente e depois o finalize no chão com alguma arma. Assim, poderá conseguir até três vezes mais pontos do que apenas matando-o normalmente. Se puder fazer isso em sequência (derrubar dois ou três inimigos ao mesmo tempo e depois ir finalizando um por um no chão acumulando combos), então conseguirá ainda mais pontos. Evite ao máximo usar armas de fogo, pois elas são barulhentas e rendem pouquíssimos pontos, só use quando for realmente necessário. Basta ter calma.

b) Há diversas armas que podem ser usadas. Armas brancas são silenciosas, armas arremessáveis são excelentes para discrição à distância, e armas de fogo são barulhentas demais. De qualquer forma, há um troféu no jogo que exige que use cada uma das armas disponíveis no game. E isso inclui todos os tipos de armas (brancas, arremessáveis e de fogo). São várias e de vários modelos, que irão aparecer a esmo pelas fases. Eu aconselho que vá pegando todas as armas que puder e as use nem que seja uma vez, de modo a ir adiantando esse troféu. Assim que ver uma arma nova ou diferente, use-a pelo menos uma vez. Muitas armas não estarão disponíveis de começo, mas serão liberadas para uso conforme se avança no game. Algumas armas, ainda, só aparecerão em determinados capítulos, mas eu avisarei em quais capítulos eles aparecem para que possa ficar atento.

c) Também use e abuse das finalizações de chão. Isso se deve ao derrubar um oponente no chão (seja com um soco, jogando uma arma branca nele ou batendo a porta na cara dele) e então pressionar X sobre ele. A finalização vale muitos pontos, fora a pontuação extra por ter derrubado o oponente, e isso é ótimo para fazer muitos pontos. Caso esteja com uma arma branca em mãos para uma finalização especial, a pontuação será ainda maior. Mais importante do que isso, há um troféu que exige que faça todas as finalizações especiais possíveis, com todas as armas brancas do jogo. Por isso, vale a pena ir adiantando esse troféu realizando finalizações de chão com todas as armas brancas que puder encontrar no jogo.

d) Há diversas máscaras no game. Cada máscara fornece habilidades únicas e exclusivas, como munição extra, mais resistência a dano, visão mais longe, mais velocidade, etc. Após passar cada capítulo, se fez uma boa pontuação, receberá uma máscara nova de brinde. Além disso, há máscaras extras que estão espalhadas em alguns capítulos específicos. Eu indicarei a localização de cada uma delas, para que possa adquirir todas. Elas serão necessárias para conseguir alguns troféus.

e) Além das máscaras, há letras escondidas nos capítulos, geralmente em locais de difícil acesso. Essas letras são os itens colecionáveis do game, e há uma letra em cada capítulo. Você pode perceber a localização de uma letra por um brilho roxo no chão. É só ficar sobre o brilho e apertar X para pegar a letra. Eu indicarei a localização de cada uma das letras do game. Lembre-se que só salva o jogo quando se passa de uma área para a outra, ou seja, se pegar uma letra e morrer em seguida, terá de pegar a letra novamente. Não se esqueça disso! É necessário coletar todas as letras para conseguir alguns troféus.

Guia: Agora, vamos aos troféus, um de cada vez, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):

Após jogar o capítulo de introdução do game, virá o primeiro capítulo real do jogo, o prelúdio, chamado The Metro. Aqui tem a primeira letra do jogo, U, na parte da esquerda do primeiro andar, perto dos trilhos de trem. Além disso, já podemos conseguir alguns troféus aqui:

Playing Pool (Bronze)
Esse troféu é não-obrigatório, mas pode ser adquirido aqui mesmo. Para liberar esse troféu, precisará arremessar uma arma qualquer na parede, de modo que ela bata na parede e então acerte um oponente. E isso pode ser facilmente conseguido aqui no capítulo The Metro mesmo. Acabe com todos os oponentes no primeiro andar, então pegue uma arma branca e suba a escada. No segundo andar, verá um oponente virando o corredor. Não fique no campo de visão dele, e jogue a arma branca na parede de modo que ela bata na parede e o acerte. Se errar, permita-se morrer e tente de novo. Assim que conseguir, o troféu será liberado.

Ao final do capítulo The Metro, estará empunhando uma arma branca especial, uma Briefcase. Faz parte da missão, é obrigatória. Depois que deixar a maleta no lixão, antes de voltar para o carro, não deixe de pegar a máscara Russell, que está ao lado do lixão onde joga a maleta.

Ao final do capítulo The Metro, receberá a máscara Rasmus.

Após terminar com o capítulo The Metro, não avance ainda. Aconselho a ficar no mesmo capítulo até conseguir a nota A+ em cada um deles. Será mais fácil assim. Portanto, jogue novamente esse capítulo até conseguir a nota A+. De quebra, poderá conseguir o seguinte troféu:

Combo Beginner (Bronze)
Para liberar esse troféu, basta fazer um combo de 4 hits, ou seja, 4 mortes em sequência. Se for rápido, poderá conseguir isso no segundo andar do capítulo The Metro. Basta pegar uma arma branca e sair correndo, matando todo mundo com um golpe cada. Mesmo que não complete o capítulo, o troféu deverá ser liberado. De qualquer forma, haverá outras oportunidades para tal.

Aced It (Prata)
O primeiro troféu de prata do game! Esse troféu será liberado assim que conseguir tirar uma nota A+ em qualquer capítulo. Se seguiu minha recomendação e conseguiu a nota A+ no capítulo The Metro, então esse troféu deverá ser liberado.

Após conseguir a nota A+, siga em frente. Lembre-se: apenas passe para o capítulo anterior após ter conseguido a nota A+ no capítulo anterior! Isso irá nos economizar tempo no futuro.

No capítulo 1, No Talk, a letra T se encontra perto da pia na cozinha. Consiga uma boa pontuação nesse capítulo para obter a máscara Tony.

No capítulo 2, Overdose, a letra A se encontra no banheiro do segundo andar. Também não deixe de pegar a máscara Earl, que se encontra perto de uma pilha de roupas na sala de estar do segundo andar. Consiga uma boa pontuação nesse capítulo para obter a máscara Aubrey.

E há ainda alguns troféus que podemos liberar aqui no capítulo Overdose:

Nigel Lowrie (Bronze)
Esse troféu será liberado quando conseguir pegar um oponente como escudo humano. Para fazer alguém de escudo humano, basta pressionar X próximo a algum oponente caído enquanto seu personagem estiver segurando uma arma de fogo de uma mão (pistola, revólver ou submetralhadora). E há um bom momento para isso aqui no capítulo Overdose. Chegando ao segundo andar, na cozinha da parte superior da casa, há um guarda segurando uma pistola. Primeiro, derrote o segurança que anda perto dele. Então, dê um soco nesse segurança para que ele derrube a pistola, pegue a pistola e então faça o segurança caído de escudo humano rapidamente. Assim que fizer isso, o troféu será liberado.

Ainda aqui, no segundo andar de Overdose, há uma arma exclusiva que merece a nossa atenção. Repare que na cozinha da esquerda, bem na parte esquerda da casa, há um fogão com uma panela com água. Essa panela pode ser usada como arma, a Pot With Water. Ela só aparece nesse capítulo, e, como há um troféu relacionado a usar todas as armas do jogo, aconselho que pegue essa arma e use-a ainda nesse capítulo. Basta pegá-la e usá-la. E não é só isso: para ir adiantando outro troféu, realize um movimento de finalização no chão com essa arma também. Atente-se ao fato de que tem de ser dois movimentos de finalização: um com a panela cheia de água (Pot With Water) e outro com a panela sem água (Pot). Isso será preciso para que consiga adquirir um troféu no futuro, então faça isso agora para economizar tempo.

Enquanto tenta conseguir a nota A+ nesse capítulo, poderá conseguir alguns troféus. Há um total de 10 oponentes aqui no segundo andar desse capítulo, e todos eles se encontram relativamente próximos uns dos outros. Se for rápido o bastante, poderá conseguir derrotar os 10 oponentes em um mesmo combo. Basta decorar a localização deles e ir atrás deles usando uma arma branca. Se for rápido, poderá emendar as 10 mortes em um só combo, aumentando bastante os pontos e de quebra liberando alguns troféus:

Combo Intermediate (Bronze)
Esse troféu é liberado quando conseguir um combo de 6 hits.

Combo Pro (Bronze)
Esse troféu é liberado quando conseguir um combo de 8 hits.

Combo Master (Prata)
Esse troféu de prata é liberado quando conseguir um combo de 10 hits. Caso consiga emendar as mortes em um só combo, poderá liberar esse troféu ainda nesse capítulo. Caso contrário, não se preocupe: ainda poderá conseguir esse troféu mais para a frente, quando terá um cenário com ainda mais oponentes em sequência.

Domino Effect (Bronze)
Esse troféu deverá ser liberado em conjunto com os troféus anteriores, caso tenha sorte. Para ele ser liberado, terá de acertar um oponente com uma arma e a arma que esse oponente estava segurando deverá acertar outro oponente do lado. É um efeito dominó, que exige um pouco de sorte, mas que pode acontecer com alguma facilidade se for enfrentar vários oponentes próximos uns dos outros. Poderá conseguir esse troféu ainda nesse capítulo, mas, caso não consiga, não se preocupe, pois ainda terá um jogo inteiro para conseguir essa proeza sem nem perceber.

Após liberar esses troféus e obter a nota A+ nesse capítulo, vamos em frente.

No capítulo 3, Decadence, a letra O se encontra à direita da mesa de jantar no segundo andar. Consiga uma boa pontuação nesse capítulo para obter a máscara Don Juan.

No capítulo 4, Tension, a letra A se encontra na sala que possui um homem sendo interrogado em uma cadeira elétrica. Consiga uma boa pontuação nesse capítulo para obter a máscara Grahan.

No capítulo 5, Full House, a letra E se encontra na cozinha do primeiro andar. Consiga uma boa pontuação nesse capítulo para obter a máscara Dennis.

Atenção agora: há diversos troféus que deverá liberar nesse capítulo, Full House, assim como algumas coisas para se atentar. Portanto, vamos lá:

Primeiramente, repare nessa arma no chão que fica na segunda sala a partir da entrada da casa. Trata-se de uma arma exclusiva que só aparece nesse capítulo, o Crowbar. Como ela só aparece aqui e agora, não perca a oportunidade de usá-la em um oponente, principalmente em uma finalização especial no chão. Precisará disso para um troféu no futuro. Após usar o Crowbar, deixe-o aqui mesmo, perto da entrada da casa. Irá precisar dele ao final do capítulo.

Falando em armas, nesse capítulo também poderá usar uma arma um tanto rara no game: o Pool Cue. Há uma mesa de sinuca na parte inferior do primeiro andar, e o taco de sinuca pode ser usado como arma. Aliás, deve, para podermos liberar um troféu no futuro. Atente-se ao fato de que terá de usar o taco duas vezes: após usá-lo pela primeira vez, ele se tornará o Broken Pool Cue, que vale como uma segunda arma. Use as duas em finalização especiais de chão independentemente, pois elas contam como duas armas.

Feito isso, agora vamos a um troféu. Primeiramente, preste atenção se há um tijolo nesse primeiro andar. As armas nesse jogo aparecem randomicamente, de modo que, se não aparecer nenhum tijolo, basta reiniciar a fase e ela deverá aparecer mais cedo ou mais tarde. É claro que você deverá já ter liberado a arma tijolo na lista de armas (conforme vai acumulando pontos, mais armas são liberadas), mas, a essa altura, já deverá ter liberado o tijolo. Aparecendo um tijolo, primeiro mate todos os oponentes desse primeiro andar, e, quando aparecer um aviso para poder subir a escada, primeiro pegue o tijolo, e então, com o tijolo em mãos, suba as escadas. Pois bem, se fez tudo certo, deverá chegar ao segundo andar do capítulo Full House com um tijolo na mão. Primeiramente, mate o primeiro segurança isolado no banheiro. Depois, repare na sala à direita: há um homem em pé e outros dois andando em círculos. Fique diante da porte e com o tijolo em mãos. Quando os três homens se alinharem em uma linha reta, rapidamente entre e arremesse o tijolo na direção deles. Se tiver sorte, dever acertar os três com apenas uma tijolada. Será preciso para os troféus a seguir:

Two Birds With One Stone (Bronze)
Esse troféu será liberado quando conseguir acertar dois oponentes com um só tijolo. É bem simples, na verdade. Fazendo o método explicado acima, deverá conseguir não só esse troféu, como o troféu abaixo:

Plain Luck (Prata)
Esse troféu de prata será liberado quando conseguir acertar três oponentes com um só tijolo. No mesmo ponto explicado acima, deverá conseguir acertar os três ao mesmo tempo e liberar esses troféu juntamente do troféu anterior. Caso erre, é só morrer e voltará do último checkpoint, que é nesse andar, e ainda com o tijolo em mãos. Ou seja, poderá tentar quantas vezes quiser ou precisar. Caso esteja tendo qualquer dificuldade com esse troféu, assista o vídeo abaixo:



Também há uma arma exclusiva aqui no segundo andar do capítulo Full House. Na cozinha do segundo andar, na parte de baixo da tela, há uma Frying Pan em cima do fogão. Essa arma é única e só aparece nesse capítulo, então, já conhece o procedimento: não deixe de pegá-la e usá-la em um oponente e também em uma finalização especial de chão. Depois, pode terminar o capítulo normalmente.

Ao acabar o capítulo, o game irá lhe dizer para voltar ao carro e ir embora. Não faça isso, porém! Antes disso, pegue a Crowbar (que, se seguiu minha recomendação, deverá ter deixado perto da porta de entrada da casa) e dê a volta na casa, pelo quintal externo. Nos fundos da casa, há um bueiro, que poderá abrir com o Crowbar e entrar, acessando uma sala secreta. Aqui, poderá obter a máscara Jones ao lado do corpo recém-morto de Jones.

Sewer Alligator (Bronze)
Esse troféu será liberado apenas por conseguir entrar nessa passagem secreta e encontrar Jones. Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre como conseguir esse troféu, o vídeo abaixo mostra como fazer para liberar esse troféu:



Há mais um troféu que podemos adquirir nesse capítulo:

These Are My Guns (Prata)
Esse troféu de prata será liberado se conseguir completar o capítulo 5, Full House, sem usar nenhuma arma. Não poderá sequer pegar alguma arma do chão, nada. Não é fácil, mas também não é difícil. Para facilitar, aconselho a usar a máscara Tony (que deverá ter adquirido se fez uma boa pontuação no capítulo No Talk), que lhe permite matar inimigos rapidamente usando os braços. Essa máscara é útil, pois torna seus socos tão potentes quanto uma arma branca, e não atrapalha o troféu. Agora, é só passar a fase com calma, tomando cuidado com os inimigos armados e em bando. De preferência, atraia-os um por vez para um local onde poderá derrotá-los de perto. Quinas e portas são excelentes para isso, basta ter paciência. Caso esteja tendo alguma dificuldade com esse troféu, assista o vídeo abaixo, que ensina direitinho como conseguir esse desafio:


Bem, agora só resta conseguir a nota A+ nesse capítulo antes de seguir em frente. Enquanto isso, vou chamar a atenção para os três troféus a seguir:

1989 (Bronze)
Esse troféu é liberado quando conseguir matar um total acumulado de 1989 inimigos, no decorrer do game até aqui. Todos os inimigos contam, independentemente da forma como eles morreram. Quanto mais matar, mais rápido conseguirá esse troféu, é óbvio. Dependendo de quantas vezes precisou repetir os capítulos anterior para conseguir nota A+, esse troféu já deverá ter sido liberado. Se não foi ainda, é só aguardar, pois, com certeza, até o final do game esse troféu deverá ser liberado.

I Got New Friends (Prata)
Esse troféu de prata é liberado quando conseguir acumular pontos suficientes para desbloquear todas as armas do jogo. Ao final de cada capítulo, verá quantos pontos fez e esses pontos são acumulados para liberar novas armas. Há diversas armas para serem liberadas. Dependendo de quantos pontos fizer, poderá liberar esse troféu mais rápido. Ele já deverá ter sido liberado a essa altura, senão, é só seguir em frente com o game que ele será liberado mais cedo ou mais tarde.

E, com todas as armas liberadas, podemos conseguir o seguinte troféu:

Pitcher (Prata)
Esse troféu de prata é liberado quando tiver conseguido usar todas as armas arremessáveis do jogo ao menos uma vez. A partir do momento em que todas as armas foram liberadas, todas as armas arremessáveis também estarão à sua disposição. Elas aparecem randomicamente nos cenários, de modo que terá apenas de tomar o cuidado de usar todas elas, assim que ver cada uma. Basta usar uma vez cada arma. Não há armas secretas ou armas que aparecem apenas em determinados capítulos, o que torna esse troféu uma questão de tempo e de atenção. As armas que terá de usar são: Beer Can (lata de cerveja), Brick (tijolo), Dart (dardo), Glass Bottle (garrafa), Hammer (martelinho), Ninja Star (estrela ninja) e Scissors (tesouras). Vale lembrar que as armas Brick, Dart, Glass Bottle, Hammer e Scissors também possuem finalização especial de chão, portanto, assim que encontrá-las, aproveite a oportunidade e também faça uma execução especial de chão para ir adiantando outro troféu no futuro.

Karma (Bronze)
Esse troféu será liberado caso seu personagem tenha morrido um total de 1000 vezes. Parece um número bem alto, mas vale lembrar que a morte é algo bem comum nesse jogo. Morre-se quase que o tempo todo, já que basta um golpe qualquer para levar nosso personagem à morte. Portanto, com certeza irá morrer por volta desse quantidade de vezes até o final do game: principalmente porque estará tentando obter a nota A+ em todos os capítulos, o que faz com que tenha de se arriscar mais e ser mais ousado do que o normal. endo assim, mesmo que não consiga esse troféu ainda, ele com certeza será liberado até o final do game.

Então, após conseguir nota A+, vamos em frente.

No capítulo 6, Clean Hit, a letra I se encontra na varanda do apartamento do alvo principal, no segundo andar, logo após pular a janela e passar pela mureta externa.Consiga uma boa pontuação nesse capítulo para obter a máscara George.

Há ainda algumas considerações a serem feitas com respeito a esse capítulo. No segundo andar, no corredor que leva ao apartamento onde está nosso alvo, poderá encontrar uma arma exclusiva na parede da direita, o Fireaxe. Na verdade, essa arma pode aparecer raramente pelos capítulos, mas o único lugar onde ela aparece com certeza é aqui. Então, não perca a oportunidade de pegá-la e usá-la para realizar uma finalização especial de chão. Será importante para um troféu no futuro.

Ah, e não podemos nos esquecer do troféu a seguir:

Smell Something Burning (Bronze)
Para liberar esse troféu, só o que tem a fazer é matar o alvo principal desse capítulo (o senhor desarmado que se encontra sozinho no banheiro) usando a arma Fireaxe. Só isso. Pode matar os demais seguranças com outras armas, mas deve usar o machado contra esse alvo principal, e pronto, o troféu será liberado.

Após conseguir uma nota A+ nesse capítulo, vamos em frente.

No capítulo 7, Neighbors, a letra N se encontra na salinha no topo superior esquerdo da tela, perto de uma escrivaninha. Consiga uma boa pontuação nesse capítulo para obter a máscara Ted.

No capítulo 8, Push It, a letra se encontra no segundo andar, no canto superior direito da pista de dança. Não deixe de pegar a máscara Carl, que está no corpo morto na pista de dança do primeiro andar, perto da entrada. Consiga uma boa pontuação nesse capítulo para obter a máscara Rufus.

No capítulo 9, Crackdown, a letra se encontra bem ao lado da porta do elevador no qual o time da SWAT entra, no segundo andar. Essa letra é a mais difícil de se coletar do game, pois terá de chegar lá antes que a equipe da SWAT entre e sair ileso para ficar salvo. Consiga uma boa pontuação nesse capítulo para obter a máscara Rami.

No capítulo 10, Hot and Heavy, a letra se encontra na sala da direita (após limpar o primeiro andar), bem ao lado da porta do elevador no qual o time da SWAT entra, no segundo andar. Essa letra é a mais difícil de se coletar do game, pois terá de chegar lá antes que a equipe da SWAT entre e sair ileso para ficar salvo. Não deixe de pegar também a máscara Jake, que está em um corpo na sala superior esquerda a partir do hall de entrada. Consiga uma boa pontuação nesse capítulo para obter a máscara Willem.

Além disso, há um troféu interessante que podemos adquirir aqui mesmo neste capítulo. Primeiramente, use a máscara Grahan, que deve ter conseguido se fez uma boa nota no capítulo Tension. Então, mate todo mundo do primeiro andar. Então, antes de sair dessa sala, pegue uma arma branca rápida e letal que estiver disponível no cenário, como uma faca ou uma espada, por exemplo. Então, entre na sala do canto inferior direito da tela. Vamos ao troféu:

Combo King (Ouro)
O primeiro troféu de ouro do game! Para liberar esse troféu, temos de conseguir um combo de 12 hits. É muito, mas muito difícil, de se conseguir esse combo naturalmente no decorrer do jogo. Mas há um método fácil de consegui-lo, e aqui mesmo nesse capítulo. Se fez o procedimento mencionado acima, então deverá chegar a uma sala que tem exatamente 15 oponentes (contando com 2 cachorros), relativamente próximos uns dos outros, e portando uma arma rápida. A ideia é que você mate todo mundo aqui em um único combo. Não é fácil, mas também não é tão difícil, ainda mais usando a máscara Grahan, que deixa nosso personagem mais rápido do que o normal. Basta ter paciência e tentar várias vezes até conseguir. Entre na primeira sala, mate os 3 oponentes, entre na sala da direita, mate mais 2, então vá para a sala acima, mate mais 3, entre na sala acima, mate outros 3, entre na sala da direita e rapidamente mate o oponente e o cachorro, desça e mate mais um oponente e um cachorro. Certifique-se de que não acaba batendo com a porta na cara de alguém, caso contrário, ele irá cair e terá de perder tempo finalizando-o no chão. Basta um pouco de prática para conseguir isso. Segure R1 para ficar mais fácil, aí é só se movimentar (funciona melhor se estiver com uma faca). Quando conseguir um combo de pelo menos 12 hits, esse troféu de ouro será liberado.

Dog Lover (Bronze)
Também deverá liberar esse troféu nesse capítulo. Esse troféu será liberado depois que matar 99 cachorros. É um número acumulativo que vem desde o começo do game, então, a essa altura, já deverá ter matado uma quantia aproximada a essa. Senão, deverá faltar bem pouco para isso.

Bem, agora, consiga nota A+ nesse capítulo e vamos em frente.

No capítulo 11, Deadline, a letra se encontra em uma sala escura no canto inferior esquerdo do segundo andar. Consiga uma boa pontuação nesse capítulo para obter a máscara Peter.

Ainda aqui no capítulo Deadline, podemos conseguir outro troféu:

Let In Some Air (Bronze)
Esse troféu é liberado quando tiver quebrado 200 painéis de vidro no decorrer do game. É mais um dos troféus acumulativos do jogo. Diversos capítulos tiveram janelas e paredes de vidro que podiam, e provavelmente foram, quebrados. Dependendo da sua rotina em quebrar vidraças, esse troféu pode já ter sido liberado. Caso ele não tenha sido liberado ainda, o capítulo Deadline é um excelente local para isso. Até porque esse cenário possui muitas vidraças, de modo que poder quebrar todas, resetar (ou morrer) e quebrar tudo de novo, quantas vezes quiser, até conseguir esse troféu. Ou deixar que ele seja adquirido naturalmente, como preferir.

O capítulo 12, Trauma, não possui pontuação, portanto, não precisa se preocupar com nota ou máscara. Porém, tem letra! A letra W se encontra no banheiro, na parte debaixo da tela, antes de entrar no elevador logo no primeiro andar do capítulo.

No capítulo 13, Assault, a letra se encontra nos banheiros do primeiro andar, na parte de baixo da tela. Não deixe de pegar a máscara Richter, que se encontra sobre a mesa da sala superior do terceiro andar, a mesma sala onde coletará os dados secretos ao final do capítulo. Consiga uma boa pontuação nesse capítulo para obter a máscara Zack.

Além disso, nesse capítulo, encontrará uma nova arma branca, que aparecerá no game pela primeira vez: o Baton, o cacetete que os policiais usam. Trate de pegar uma e usá-la, principalmente em uma finalização especial de chão.

Depois de conseguir nota A+ nesse capítulo, vamos em frente.

No capítulo 14, Vengeance, a letra se encontra nos banheiros do terceiro andar, bem defronte a escada inicial que leva a esse andar. Consiga uma boa pontuação nesse capítulo para obter a máscara Oscar.

Por fim, chegamos ao último capítulo da história principal do game, Showdown. Não há pontuação nesse capítulo. A letra H se encontra na salinha da esquerda, assim que começar a fase. Essa será a 16º e última letra disponível no game para ser coletada. E sabe o que isso significa? Troféus!

Eye For Details (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que tiver coletado todas as letras do game. Há uma letra disponível em cada um dos 16 capítulos do jogo. Eu informei a localização de cada uma das letras, em cada um dos capítulos. Se veio coletando todas elas, desde o começo do game, então já deverá ter todas no capítulo Showdown, e esse troféu será liberado. Caso contrário, deverá ter esquecido alguma.

E há outro troféu:

The Boss (Bronze)
Essas letras possuem um propósito. Elas compõem um enigma. Aperte START e escolha Puzzle. Vê que há uma frase que pode ser formada por essas 16 letras? Pois bem, a frase é: I WAS BORN IN THE USA. Apenas isso. Forma esse enigma e esse troféu será liberado.

Bem, após conseguir esses troféus, só nos resta seguir em frente e fechar o jogo. Termine o capítulo Showdown para fechar o game.

The End? (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que fechar o jogo. Simples assim.

Pois bem, você fechou Hotline Miami. Mas ainda não acabou! Tem mais jogo ainda, e muitos troféus para serem liberados antes da platina! E isso se deve ao fato de que esse não é o final verdadeiro do jogo. Após fechar o game, irá liberar mais 6 capítulos extras, sendo que 4 deles compõem a continuação do jogo em busca da resolução do mistério que cerca o jogo inteiro, e que não foi respondido até então. Esses capítulos levarão a um final secreto e a diversos outros troféus. E eles serão jogados por outro protagonista, com outras armas e outro sistema de jogo únicos (e que nada interferem no protagonista principal). Ah, e não se esqueça de que terá de obter a nota A+ nelas também. Vamos lá!

Comece pelo capítulo 16, Safehouse. Nesse capítulo, não deixe de pegar a máscara Charlie, que estará na cozinha, logo após interrogar o homem. Consiga uma boa pontuação nesse capítulo para obter a máscara Rick.

Depois, vá para o capítulo 17, Fun and GamesConsiga uma boa pontuação nesse capítulo para obter a máscara Brandon.

Hora de mais troféus!

Get a Life (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado caso tenha conseguido a proeza de obter a nota A+ em todos os capítulos do game até aqui. Apenas alguns capítulos possuem sistema de pontuação, de modo que qualquer outro capítulo será desnecessário para esse troféu. Se seguiu minha recomendação, veio obtendo a nota A+ em todos os capítulos do jogo até aqui, e deverá ter conseguido liberar esse troféu após obter a nota A+ no capítulo Fun and Games. Um teste de paciência e habilidade.

Agora, passe pelo capítulo 18, Prank Call, e chegará ao capítulo 19, Resolution, o verdadeiro último capítulo do game, onde tudo será solucionado. Há alguns troféus a serem adquiridos nesse capítulo. Vários deles, aliás. Esse capítulo na verdade possui apenas um cenário inicial, que possui um computador e uma escada. Primeiramente, ignore o computador e desça a escada. Encontrará duas pessoas, que irão desconversar sobre o que estão fazendo ali. Escolha quaisquer perguntas que quiser fazer, e, ao final de todo o interrogatório, poderá matá-los ou não. De qualquer forma, pegue a máscara Phil na pilha de caixas perto desses dois homens. Então, suba a escada para ver os créditos do game.

That’s It? (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado quando fechar o game e realizar o final alternativo incompleto, ou seja, sem usar o computador no capítulo Resolution.

Ao fechar o game dessa forma, também receberá a máscara Louie.

Bem, após fazer esse final, volte ao capítulo Resolution. Desta vez, use o computador. Agora, poderá colocar a senha de acesso aos arquivos do computador (que é a senha do enigma que resolveu ao coletar todas as letras nos capítulos), assim descobrindo a identidade dos homens no esgoto. Agora, desça ao esgoto, e poderá obter as respostas que precisa deles. Então, poderá acabar com eles ou não. Então, suba as escadas para ver os créditos novamente.

This Is It (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado quando fechar o game e realizar o final alternativo completo, ou seja, usando o computador para desmascarar os suspeitos no capítulo Resolution.

Após fechar o game com o epílogo completo, receberá a máscara Nigel. Essa, por acaso, é a 26º e última máscara do game. O que nos rende um troféu:

Zoo Keeper (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado quando coletar todas as máscaras do jogo. Há 26 máscaras diferentes ao todo, cada uma com uma característica diferente. Algumas delas são adquiridas ao conseguir bater o recorde de pontuação de alguns capítulos, outras são encontradas nos próprios capítulos, geralmente escondidos. Eu indiquei a localização de todas as máscaras no decorrer do guia, portanto, se prestou atenção, deverá ter coletado todas as máscaras e esse troféu de ouro deverá ter sido liberado agora.

Bem, restam poucos troféus agora. Vamos a eles:


Sounds of Animals Fighting (Bronze)
Esse troféu é liberado quando tiver usado todas as máscaras pelo menos uma vez. E isso é bem simples de se conseguir. Após ter coletado todas as máscaras do jogo (o que é necessário para obter o troféu anterior), escolha um capítulo qualquer e use uma máscara. Depois escolha resetar a fase, e vista outra máscara. Repita isso várias vezes, sempre colocando uma máscara diferente, até ter usado todas as 26 máscaras pelo menos uma vez. Assim que fizer isso, esse troféu será liberado.

Falando em máscaras, algumas máscaras permitem que o personagem já comece com algumas armas. Algumas dessas armas são únicas e exclusivas, como é o caso da arma Drill, que é exclusiva da máscara Carl, e da Silenced Uzi, que é exclusiva da máscara Richter. O que nos lembra um troféu:

Knife for Pros (Bronze)
Esse troféu exige que tenha usado todas as armas brancas do game pelo menos uma vez. Há um total de 16 armas brancas que contam para esse troféu: Baseball BatBaton (que pôde ser adquirido aqui), Briefcase (que aparece no capítulo The Metro), Crowbar (que aparece apenas no capítulo Full House), Drill (arma exclusiva da máscara Carl), Fireaxe (que aparece no capítulo Clean Hit), Frying Pan (que aparece no capítulo Full House), Golf ClubKatanaKnifeLead PipeMachetePool Cue (que aparece nos capítulos Full House e também Crackdown. Vale lembrar que a sua versão quebrada após um golpe, o Broken Pool Cue, também conta como uma outra arma), Pot (que aparece no capítulo Overdose. Vale lembrar que, ao coletá-la, ela vale como Pot With Water, e só depois de despejar a água ela vale como Pot) e Sledgehammer. A maioria dessas armas é comum e aparece randomicamente pelos cenários. As exceções eu mencionei em qual capítulo aparecem, e já informei no decorrer do guia avisos para que usasse essas referidas armas. Se seguiu minhas recomendações e veio usando todas essas armas devidamente, e se usou todas elas, então, assim que usar a arma Drill, esse troféu deverá ser liberado. Caso contrário, isso quer dizer que esqueceu alguma coisa, então terá de ver qual arma deixou de usar.

E já que estamos falando de armas, tem ainda outro troféu para nos atentarmos:

Always On Top (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que conseguir realizar todas as finalizações especiais de chão, com todas as armas brancas do game (as que possuírem finalizações especiais, claro). Você já deve ter usado todas as armas brancas do game pelo menos uma vez, para conseguir o troféu anterior. Pois bem, se veio fazendo pelo menos uma finalização de chão com cada uma delas, então já deverá ter feito todas as finalizações especiais de chão. Atente-se ao fato de que há algumas armas arremessáveis que também possuem finalizações especiais, e que também precisam ser usadas, como o Brick e o Dart, por exemplo. No total, são 21 armas que devem ser usadas, e a lista completa está a seguir: Baseball BatBatonBrickCrowbarDartDrillFireaxeFrying PanGlass BottleGolf ClubHammerKatanaKnifeLead PipeMachetePool Cue (Lembre-se que a sua versão quebrada Broken Pool Cue vale como uma arma diferente), Pot (a sua versão com água, Pot With Water, conta como uma arma diferente), Scissors Sledgehammer. Todas elas já devem ter sido encontradas e usadas no decorrer da sua jogatina, isso é, se veio seguindo minhas recomendações desde o início. Caso tenha feito isso, então esse troféu deverá ser liberado. Caso contrário, esqueceu alguma arma, e aí terá de ver qual arma esqueceu e providenciar a sua finalização especial de chão.

E não é só isso não, tem mais:

Guns For Show (Prata)
Esse troféu de prata é liberado quando tiver usado pelo menos uma vez todas as armas de fogo do game. Há um total de 9 armas de fogo no game: a Magnum (revólver de 6 balas), a Silenced Pistol (pistola silenciosa, de 32 balas), a Shotgun (espingarda de 6 balas), a Double Barrel (escopeta de 2 balas), a Skorpian (sub-metralhadora de 20 balas), a Uzi (sub-metralhadora de 30 balas), a Silenced Uzi (sub-metralhadora silenciosa de 30 balas), a Machine Gun (uma metralhadora de 24 balas) e a MP5 (metralhadora de 32 balas). Várias dessas armas aparecem normalmente com os oponentes do jogo, e até mesmo espalhadas pelo cenário, com exceção da MP5, que aparece apenas na mão de sub-chefes e inimigos mais fortes, e da Silenced Uzi, que só pode ser utilizada usando a máscara Richter, não aparece de outra forma. Se usou todas essas armas pelo menos uma vez, no decorrer do game, então deverá ter liberado esse troféu já. Caso contrário, esqueceu de usar alguma.

Bem, agora que vários e vários troféus já se foram, só faltam mais três troféus para conseguirmos a platina. São troféus simples, que levarão apenas alguns minutos. Vamos lá:

Bat-Man (Prata)
Esse troféu de prata será liberado quando conseguir completar o capítulo Overdose usando a máscara Nigel. Aparentemente, é fácil, mas vale mencionar que a máscara Nigel inverte os controles de movimentação do personagem. Ou seja, para cima é para baixo, e para a esquerda é para a direita, e vice-versa. É confuso de início, deve cometer alguns erros bestas de começo, mas dá para pegar o jeito. O capítulo Overdose é relativamente curto, e, após pegar um pouco a manha, conseguirá completá-lo com os controles invertidos. Não importa a pontuação, então termine-a da forma como achar melhor. Assim que completar esse capítulo com a máscara Nigel, esse troféu será liberado.

Cat Fight (Bronze)
Já esse troféu será bem mais fácil. Para liberá-lo, terá de terminar o capítulo Showdown usando a  máscara Brandon. Essa máscara deixa seu personagem mais rápido, o que será muito bom nesse capítulo. Na verdade, nem mesmo será preciso terminar o capítulo. Assim que matar as duas panteras no capítulo, usando a máscara Brandon (que é uma máscara de pantera), esse troféu já deverá ser liberado.

Bom, agora só deve faltar um troféu!

60 To Car (Bronze)
Esse troféu é bem simples. Ele será liberado assim que seu personagem tiver entrado no carro ao final de um capítulo 60 vezes. Sabe quando termina um capítulo e aparece um aviso "volte ao carro"? Então, terá de ter feito isso 60 vezes. A essa altura, dependendo do número de vezes que refez alguns capítulos para conseguir a nota A+, já deverá estar bem próximo dessa quantia (talvez até já tenha liberado esse troféu, na verdade). Se ainda não liberou, é só escolher uma fase qualquer, uma máscara qualquer e completá-la repetidas vezes. Eu recomendo os capítulos The Metro ou No Talk, que são capítulos simples e bem curtos. Simplesmente complete-as várias e várias vezes, e, assim que tiver chegado ao número de 60 vezes, esse troféu deverá ser liberado.

Trophy Addict (Platina)
Finalmente! E por fim, esse é o troféu de platina, que será liberado após liberar todos os outros troféus do game! Nosso prêmio final! Parabéns, você platinou Hotline Miami!

E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!

2 comentários:

  1. cara Hotline miami não e tão facíl assim não depois de zerar e certo que ao menos de 40% a 60% dos trofeus você consegue pegar seguindo um guia pros trofeis que você pode perder caso não siga 30% ou menos, e pra quem vem de primeira viagem no game demora até pegar uma certa habilidade, e do tipo de game que ou você ama ou odeia não e tão difícil mas você passa raiva filhote principalmente no trofeu das execuções que o jogo só conta se você chegar no checkpoint e do A+ em todos os capítulos e jogando e rejongando pra conseguir pegar a A+ o certo e jogar normal primeiro e depois tentar fazer os A+ porque e frustrante ficar tentando e tentado e 8 horas não de 15 a 20 horas no minímo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rejogando da pra fazer tudo em uma 6 a 8 horas se você já tiver jogado não conta o 2 e bem mais complicado

      Excluir