sábado, 4 de janeiro de 2014

Melhores Games 2013 (Action-Adventure) - Especial

Olá, seguidores do Melhor Final! Tudo bom com vocês? Como foi o ano de 2013 para vocês? Para os gamers, de forma geral, foi um ano excelente. A nova geração chegou com tudo, com o lançamento do Playstation 4 e do Xbox One. Grandes títulos foram lançados para amantes de todos os gêneros. Blockbusters de peso formaram a mais disputada premiação de "melhores do ano" já de um bom tempo. E, diante de tudo o que passou, vale a pena relembrar tudo o que aconteceu no ano passado, enquanto nos preparamos para esse ano de 2014, que também promete.

Grand Theft Auto V.png

A retrospectiva de 2013 do Melhor Final será dividida em categorias, para que saiba tudo o que rolou de melhor em cada categoria. Nesta primeira parte, iremos relembrar os games do gênero Action-Adventure, considerado por muitos como o principal gênero desse ano de 2013. Que tal relembrarmos todos os games Action-Adventure que fizeram sua aparição esse ano? Vamos a eles:

Grand Theft Auto V

Grand Theft Auto V.png

Lançamento: 17 de setembro

Para encabeçar a lista, não poderia ser diferente. Grand Theft Auto V é a mais nova edição da mais aclamada e famosa série de games dos últimos anos. 5 anos de produção foram necessários para tornar esse o maior, mais realista, mais imersivo e mais espetacular jogo do gênero Open-World Action-Adventure já criado pelo homem. O game é recheado das mais diversas opções para você escolher o que fazer. Você pode fazer missões perigosas, praticar esportes, sair com as pessoas, apenas explorar a cidade, ou, caso esteja cansado de fazer tudo sozinho, pode jogar online e fazer essas mesmas coisas na companhia de seus amigos. A Rockstar Games nos entregou um game épico, legendário, esse ano, um clássico instantâneo que fez toda a comunidade gamer reverenciá-lo boquiaberto. Indicado por muitos como o jogo do ano de 2013, e vencedor de diversos prêmios, a campanha extensiva de marketing deu certo, e esse game foi o maior sucesso de crítica e comercial dos últimos anos, com mais de 27 milhões de cópias vendidas somando as unidades de Playstation 3 e Xbox 360.

The Last of Us

TheLastOfUs.jpg

Lançamento: 14 de junho

Naughty Dog, desenvolvedora famosa por diversos títulos exclusivos da Sony, como Uncharted, resolveu apostar em um novo game esse ano. E sua escolha não poderia ter sido mais acertada. The Last of Us é um Thriller que mistura de forma perfeita o Survival-Horror com o Action-Adventure, em uma narrativa envolvente, com personagens carismáticos e um trabalho de captura de imagens e dublagem perfeitos. O game é um filme narrado em forma de game, e ainda conta com belos gráficos, uma jogabilidade intuitiva e um modo multiplayer online viciante. Uma obra-prima que merece ser lembrada como um dos melhores games do ano, e vale lembrar que ele é exclusivo do Playstation 3, abrilhantando ainda mais a lista dos exclusivos do console e servindo como mais um excelente motivo para se ter esse console. Vendeu mais de 3,75 milhões de cópias.

Assassin's Creed: Black Flag

Assassin's Creed IV - Black Flag cover.jpg

Lançamento: 29 de outubro

A Ubisoft conquistou o mundo mais uma vez com um game de sua série mais venerada dos últimos tempos. Assassin's Creed IV: Black Flag é a sexta continuação principal da franquia, e a mais direta continuação de Assassin's Creed III. Desta vez com uma trama ambientada em plena Era de Ouro dos Piratas, em Caribe do século 18, o protagonista Edward Kenway é o assassino da vez. Contando mais uma vez com um mundo imenso para explorar e com os modos de comando de navio que fizeram tanto sucesso no game anterior, o jogo já era um dos mais aguardados da série. O mundo aberto do game é inteiramente explorável, e permite ao jogador muita interação, com direito a caça, pesca, busca por tesouros ou mesmo tomada de fortes, entre outras coisas. Com versões para Playstation 3, Xbox 360, PC e também para a nova geração, com Playstation 4, Xbox One e Wii U, foi um grande sucesso de vendas, vendendo um total de mais de 5 milhões de cópias somando-se todas as plataformas.

Tomb Raider

TombRaider2013.jpg

Lançamento: 5 de março

Agora sob autoria da Square Enix, a famosa franquia de Platformers Tomb Raider recebeu uma versão para a nova geração. Disposta a revitalizar a série e a apagar algumas manchas que foram deixadas por games repetitivos e sem muito apelo comercial, Tomb Raider ficou 3 anos em produção. Quando finalmente foi lançado, para Playstation 3 e Xbox 360, revelou uma nova Lara Croft, refeita e reimaginada para uma nova série, mais humana e crível. O game adotou um novo enfoque na ação, perdendo diversos elementos Platformer que carregava e se entregando totalmente ao Action-Adventure. A nova fórmula ficou ideal para colocar a franquia de volta ao topo, e não faltaram elogios ao game que foi considerado um dos melhores já feitos para a franquia. Vendeu 3,34 milhões de cópias somando-se as unidades de Playstation 3, Xbox 360 e PC.

Batman: Arkham Origins

Batman-Arkham-Origins-Box-Art.jpg

Lançamento: 25 de outubro

E não poderia faltar o jogo do homem-morcego, não é mesmo? A Warner Bros. Interactive nos entregou a parte final da trilogia do Batman, contando uma história anteriores aos primeiros jogos, contando a origem de Batman. Desta vez, Batman deve salvar Gothan mais uma vez, porém deve se atentar aos ataques de poderosos vilões que vieram atrás de uma recompensa sobre a sua cabeça. Batman: Origins trouxe todos os elementos que tornaram os games anteriores um sucesso, e ainda incrementou com novas formas de exploração e de resolução de mistérios. As alterações de fato foram poucas, o que rendeu diversas críticas por parte dos fãs, que esperavam mais coisas novas, mas o game continua sendo obrigatório para os fãs dos heróis dos quadrinhos. Lançado para Playstation 3, Xbox 360, Wii U e PC, o game vendeu ao todo 2,71 milhões de cópias.

Metal Gear Rising: Revengeance

Metal Gear Rising Revengeance box artwork.jpg

Desde que a Konami anunciou o desenvolvimento de Metal Gear Rising: Revengeance, ele já começava a sofrer críticas. Sendo do gênero Action-Adventure com elementos Hack and Slash, o game se distanciava demais do estilo Stealth Action que consagrou a série. Já era acusado de ser apenas um caça-níqueis que usava o nome da série para se promover. Mas o lançamento provou ser justamente o contrário: o game é sim uma continuação devida da série de espionagem mais famosa do mundo, com novos elementos, como um sistema de corte em 3D e movimentação ampla e rápida pelos cenários. Desta vez, o jogador controla Raiden, em uma trama que se estende quatro anos após os acontecimentos de Metal Gear Solid IV: Guns of the Patriots. O game foi desenvolvido pela Platinum Games, enquanto a Kojima Productions, de Hideo Kojima, apenas trabalhava no enredo e design dos personagens. Lançado para Playstation 3, Xbox 360 e PC, o game vendeu mais de 1,35 milhão de cópias ao redor do mundo.

Splinter Cell: Blacklist

Tom Clancy's Splinter Cell Blacklist box art.png

Lançamento: 20 de agosto

Além de um novo Assassin's Creed, a Ubisoft nos trouxe ainda a sexta edição da franquia Splinter Cell. Splinter Cell: Blacklist é uma continuação direta de Conviction, e traz Sam Fisher em meio a mais um iminente desastre de altas proporções nos Estados Unidos. Ele e sua equipe devem viajar pelo mundo em busca de um perigoso grupo terrorista, e deve agir contra o tempo. Mais uma vez com muito apelo para o multiplayer, o game trouxe diversos novos modos de jogo cooperativo, e ainda permite que diversas missões possam ser jogadas com 1 ou 2 jogadores. Mais amplo, interativo e customizável do que nunca, essa nova aventura de Fisher foi lançada para Playstation 3, Xbox 360, PC e Wii U.

Remember Me

Remember Me (Capcom game - cover art).jpg

Lançamento: 3 de junho

A Capcom também apostou em um novo título do gênero Action-Adventure nesse ano. Remember Me conta a história de Nilin, uma garota que trabalha para a organização secreta que comercializa memórias. Ela perdeu sua própria memória, e deve lutar contra a organização para poder reaver sua memória e acabar com um grande esquema de manipulação mental. Uma trama de ficção científica repleta de mistério aguarda o jogador com direito a muitos combates e exploração. Lançado para Playstation 3, Xbox 360 e PC, o game não agradou muito bem os críticos, que esperavam mais do game, o qual acabou também não alcançado o sucesso comercial, vendendo pouco mais de 280 mil cópias.

Ryse: Son of Rome

Ryse box art.jpg

Lançamento: 22 de novembro

Por último, mas não menos importante, não podemos nos esquecer de Ryse: Son of Rome, game produzido pela Crytek para o lançamento oficial do Xbox One, e, claro, exclusivo da Microsoft. Nesse game épico, ambientado na época de conquistas romanas, o jogador controla o general romano Marius Titus, que tem sua história narrada desde a infância até o ápice de seu sucesso. O game possui vaga referências históricas, mas a trama foi muito bem elaborada, e o sistema de combate é realista, porém foi considerado demasiadamente repetitivo, com muitos Quick-Time Events. Um dos pontos altos do game é poder dar ordens aos seus companheiros usando comandos de voz específicos reconhecidos pelo Kinect. Também há um modo cooperativo online muito interessante. O game vendeu aproximadamente 480.000 cópias.

Saints Row IV

SaintsRowIV.jpg

Lançamento: 20 de agosto

A quarta edição do game de mundo aberto mais maluco de todos os tempos veio ao mundo em 2013. É claro que chega a ser uma injustiça e tanto compará-lo com GTA V, já que o Saints Row IV é um game com uma filosofia bem diferente. Aqui, o que vale é a destruição e a diversão que se tem ao ser o cara mais maluco possível. A mais nova obra da Deep Silver não deixa barato, e permite que o jogador controle o líder da Third Street Saints, que virou o presidente dos Estados Unidos da América! O combate contra alienígenas não poderia ser mais divertido, contando com um arsenal extremamente inusitado e situações hilárias do começo ao fim. Vale a pena passar algumas horas nesse game. Com versões para Playstation 3, Xbox 360 e PC, ele vendeu 2,03 milhões de cópias.

Luigi's Mansion: Dark Moon

Luigi's Mansion Dark Moon (Boxart).png

Lançamento: 20 de março

E quem disse que os portáteis não receberam seus games notáveis no gênero Action-Adventure? Luigi's Mansion: Dark Moon é um game super interessante lançado esse ano para Nintendo 3DS, e que com certeza irá suprir qualquer carência por aventura no portátil. Produzido pela Next Level Games, o jogo é a continuação de Luigi's Mansion e traz Luigi de volta a mais mansões assombradas por fantasmas divertidos, e equipado com sua novíssima Poltergust 5000. Muitos sustos, mistérios e risadas o aguardam nesse game que é simplesmente o máximo. E, caso não queira jogar sozinho, há um divertido modo multiplayer cooperativo incluso. O game foi um sucesso total de crítica e de vendas, com mais de 3,18 milhões de cópias vendidas ao redor do globo.

Lego Marvel Super Heroes

Lego-Marvel-cover.jpg

Lançamento: 22 de outubro

Para fechar nossa lista, não poderia faltar aqui o grande game da Warner Bros. Entertainment para os jogadores mais novos (ou não, por que não?): Lego Marvel Super Heroes. Semelhante aos jogos anteriores da Lego, como Lego Star Wars, Lego Batman ou Lego Lord of the Rings, o game é um Action-Adventure que narra as histórias dos personagens mais famosos da Marvel, como Hulk, Homem-Aranha, Homem de Ferro, Thor, Deadpool, entre muitos outros. Com o tom divertido e hilário de sempre, o game mescla jogabilidade simples com a resolução de pequenos quebra-cabeças, e muita diversão. O game foi lançado para todos os consoles e portáteis possíveis, visando o máximo de público: Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360, Xbox One, Wii U, PC, Playstation Vita, Nintendo DS e Nintendo 3DS. Somando-se todas as versões, o game vendeu aproximadamente 2,65 milhões de cópias.

E é isso. E aqui termina essa parte da nossa Retrospectiva 2013. Esses foram os principais games lançados em 2013 no gênero Action-Adventure. Na próxima parte, relembraremos os principais jogos do gênero Driving lançados em 2013. Até lá!
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário