domingo, 23 de março de 2014

Platinando BioShock Infinite

Este é o nosso guia de como platinar BioShock Infinite, lançado em 2013 pela 2K Games para Playstation 3, Xbox 360 e PC.

Official cover art for Bioshock Infinite.jpg

Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando BioShock Infinite:

BIOSHOCK INFINITE

Ficha técnica:

Troféus de bronze: 34
Troféus de prata: 15
Troféus de ouro: 1
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 51
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 20 a 25 horas
Dificuldade estimada: 4/5 - Dificuldade Alta
Vezes que precisa jogar o game: 2

Considerações: BioShock Infinite foi um dos games mais esperados de 2013, tanto pelos fãs da série quanto pelos platinadores. A franquia BioShock de forma geral não tem sido muito difícil de se platinar, e o mesmo permanece com a mais nova aventura. Jogos do gênero FPS costumam ter uma duração bem curta, e, quando se é do naipe de BioShock, inteiramente single-player e sem modo online, aí é que se pode esperar realmente uma platina rápida. 20 a 25 horas de jogo é quase nada, ainda mais sabendo que temos de fechar duas vezes. Não será uma platina muito demorada, mas, para compensar, será razoavelmente difícil. Fechar no modo 1999 Mode sem poder comprar nada será um desafio e tanto para quem não tiver paciência e não for um admirador da franquia. Mas a dificuldade elevada se compensa pelo baixo tempo gasto, então, ainda recomendo para quem está louco para incluir mais uma platina pra coleção.

Dicas de procedimento: Antes de acompanharmos Elizabeth por aventuras alucinantes nas terras voadoras de Columbia e além, vale a pena se atentar para algumas recomendações úteis que lhe ajudarão a poupar horas preciosas de sua jogatina. Leia com atenção:


a) Há três níveis de dificuldade disponíveis desde o princípio, em BioShock Infinite: Easy, Medium e Hard. A princípio, não faz qualquer diferença qual a dificuldade que irá escolher para a sua primeira jogatina. De qualquer forma, terá de fechar o game uma vez para poder desabilitar a dificuldade 1999 Mode, e, uma vez que essa dificuldade seja liberada, teremos de refechar o game nessa dificuldade para conseguirmos um troféu. Então, eu aconselho que feche pela primeira vez na dificuldade Easy. Assim, poderá conseguir alguns troféus bem mais facilmente. Faça a primeira jogatina no Easy, e deixe o 1999 Mode pra segunda jogatina.

b) Encontrará diversas armas no decorrer do game. Há um troféu relacionado com um determinado número de mortes para cada arma do game, de forma que revezar o uso das armas é altamente recomendável. O próprio game avisa quantas mortes realizou com cada arma, de modo a poder ter um acompanhamento. Eu recomendo que não use mais uma arma após ter realizado o limite de mortes com ela, por mais que aquela arma seja útil, para evitar desperdiçar tempo. Tente usar sempre as armas do qual não bateu a meta de mortes ainda, principalmente na primeira jogatina. De preferência, use apenas uma arma até bater a meta dela, e só então troque de armas. Eu avisarei quando novas armas forem disponíveis, e qual eu recomendo que use primeiro. Eu irei indicar as armas mais raras ou menos úteis para serem usadas com maior frequência na primeira jogatina, e para deixar as demais armas para a segunda jogatina, já que o número de mortes permanece.

c) Há diversos itens colecionáveis em BioShock Infinite. E há troféus relacionados a cada um deles, de modo que não deverá deixar passar nenhum desses itens. Deverá coletar voxophones, e infusion upgrades, ver telescópios e assistir todos os kinetoscopes. Eu informarei a localização de cada um deles, informando o número de itens colecionáveis em cada capítulo, e com vídeos que indicam a localização exata de cada um desses itens em cada capítulo, conforme formos prosseguindo. Basta acompanhar os vídeos explicativos. E vale mencionar também que há vários equipamentos disponíveis pelos capítulos. Esses equipamentos, chamados de gears, não contam como colecionáveis, portanto, não é obrigado a coletar todos eles. Eu informarei quantos há em cada cenário, mas os vídeos não mostrarão sua localização, já que não são colecionáveis obrigatórios e sua aparição é bem aleatória (eles sempre ficam nos mesmos lugares, mas o equipamento que vem será diferente a cada vez, salvo raras exceções).

d) No decorrer do game, irá adquirir vigores, que são uma espécie de poderes mágicos que poderá utilizar. Há 8 vigores diferentes no game, e há alguns troféus que necessitam do uso desses vigores. O game recomenda que use vigores nos oponentes, mas eu recomendo que limite o seu uso o mínimo possível na primeira jogatina. Isso porque o uso de mortes com as diferentes armas deverá ocupar a maioria do seu tempo, e pode ser um desperdício usar vigores sem necessidade quando poderíamos usar essas mortes para bater a meta de cada uma das armas do jogo. Por isso, tente usar o mínimo possível, apenas quando tiver necessidade, pelo menos na primeira jogatina. Ah, e vale lembrar que há combinações de vigor (usar dois vigores diferentes no mesmo oponente rapidamente), e essas combinações são necessárias para um troféu. Irei ensinar as combinações do jogo, conforme elas forem possíveis, basta ir acompanhando o guia.

e) No decorrer do game, encontrará três máquinas de venda. A Dolar Bill vende itens diversos, como munição e itens de cura. A Veni, Vidi, Vigor vende upgrades para os vigores, e a Minuteman's Armory vende upgrades para as diversas armas. Há um troféu no game que exige que compre todos os upgrades de uma arma e todos os upgrades de um vigor. Podem ser quaisquer armas ou vigores que preferir, contanto que compre todos os upgrades de um determinado vigor e arma. Você conseguirá, no decorrer do jogo, dinheiro suficiente para comprar muitos upgrades, e poderá comprar todos os upgrades de bem mais do que uma arma e um vigor, mas mesmo assim acho bom se lembrar disso na hora de definir o que comprar.

Guia: Agora, vamos aos troféus, um de cada vez, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):

No capítulo 1, Lighthouse, não há nenhum item colecionável a ser coletado.

Written in the Clouds (Bronze)
Esse é o primeiro troféu que irá liberar do game, e ele é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir o capítulo de introdução, o Prologue.

No capítulo 2, Welcome Centre, há 4 voxophones, 3 kinetoscopes e 1 telescópio. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:


No decorrer do segundo capítulo, Welcome Centre, irá adquirir o primeiro vigor do jogo, PossessionEle será oferecido por uma bela garota durante a rifa. Saiba que esses vigores serão muito úteis para uma série de troféus no game, ainda mais esse em especial. Há um troféu que exige que se use cada vigor pelo menos uma vez, portanto, recomendo que use esse vigor pelo menos uma vez, portanto, se bem que precisará usá-lo diversas vezes, para outros troféus que irei explicar mais para a frente. Por ora, apenas siga em frente até o próximo capítulo.

No capítulo 3, Raffle Square, há 1 voxophone. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:


Em uma cena, logo no começo deste capítulo, Booker irá receber obrigatoriamente uma arma chamada Sky Hook, que nos permite realizar diversos golpes físicos. É uma arma primária, a primeira que iremos receber no game, mas que já será importante para a aquisição de um troféu que irei explicar em instantes. Primeiro, aprenda a usá-la. Pressionando ▲, Booker realiza um golpe físico. Quando o oponente estiver quase morrendo, aparecerá o símbolo de uma caveira sobre ele. Nesse momento, aproxime-se dele e segure  para que Booker realize uma execução especial. Assim que aprender a fazer isso, vale a pena se atentar para o seguinte troféu:

Industrial Accident (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso matar 20 inimigos com a execução da arma Sky Hook. Esse troféu, assim como muitos outros desse game, é cumulativo, ou seja, todas as pessoas que matar dessa forma, no decorrer dessa jogatina e da próxima, irão contar. Sendo assim, não é preciso se preocupar, apenas vale a pena se atentar para conseguir esse troféu o mais rápido possível, de modo a poder ficar livre logo desse troféu. Basta ir batendo nos oponentes, e, quando ele ficar com pouca vida, executá-lo com a execução especial. Faça isso com 20 inimigos e esse troféu será liberado. Vale lembrar que você não precisa só bater fisicamente no oponente, pode usar outras armas contra ele, até que ele fique fraco. Contanto que o elimine com a execução especial, contará para esse troféu.

Logo mais adiante, ainda no capítulo Raffle Square, irá encontrar uma nova arma, a Broadsider Pistol. Essa arma poderá ser facilmente encontrada com alguns dos guardas desse capítulo.


A Real Pistol (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso matar 25 inimigos com a Broadsider Pistol. Bem simples, na verdade. Eu recomendo que comece a usar a Broadsider Pistol apenas depois de conseguir as 20 execuções com a Sky Hook para conseguir o troféu anterior, apenas para manter uma ordem. A partir de então, passe a usar a Broadsider Pistol em todos os oponentes que encontrar, e, mais cedo do que imagina, terá matado 25 oponentes e esse troféu será liberado.

Logo mais adiante, ainda nesse capítulo, Raffle Square, irá encontrar uma turret. Turrets são as metralhadoras automáticas que detectam a presença de Booker e abrem fogo contra ele. Essas turrets são importantes para o seguinte troféu:

Mind Over Matter (Prata)
Esse é o primeiro troféu de prata do game que podemos liberar. Para liberar esse troféu, é preciso matar 20 inimigos com máquinas possuídas. Pois bem, você pode possuir máquinas usando o vigor Possession (a princípio, futuramente poderá possuir pessoas também), fazendo com que elas trabalhem a favor de Booker e contra seus oponentes por um breve período. E ela funciona muito bem contra essas turrets. Booker pode usar Possession nas turrets e fazê-las matar alguns oponentes por ele. Além de prático e útil no decorrer do game, isso garante esse troféu, então, não deixe de fazê-lo. Nos primeiros capítulos, encontrará diversas turrets que pode possuir e causar muitas mortes, basta saber o momento certo de usar (e ter sais para isso). Aconselho que use sempre que puder e vá acumulando o máximo de mortes que puder. Você pode machucar os oponentes com outras armas, mas deixe que o turret as mate para poder valer para esse troféu de prata. Há outras máquinas que poderá possuir no futuro, claro, mas o número vai se tornando cada vez mais escasso, então, quanto mais ir adiantando esse troféu, melhor para você. Ah, e esse troféu é cumulativo, ou seja, vale para essa jogatina e pra próxima também.

No decorrer desse capítulo, encontrará uma máquina de upgrades de vigores, que conterá um upgrade pro vigor Possession. Aconselho que compre esse upgrade o mais rápido possível, pois ele lhe permitirá possuir não só máquinas, mas pessoas também, e será preciso para um troféu no futuro. Não se esqueça de comprá-lo. Ah, e uma observação a respeito disso: há um troféu relacionado a obter todos os upgrades de um vigor. Portanto, se esforce para comprar todos os upgrades de pelo menos um vigor, qualquer um à sua escolha.

E então, ainda no decorrer do capítulo Raffle Square, encontrará um novo inimigo, mais potente e que solta fogo, chamado Fireman. Assim que matar o Fireman, poderá obter um novo vigor, chamado Devil’s Kiss. Não se esqueça de usar esse vigor em algum oponente, só para contar. Ah, e agora vamos falar um pouco sobre combinações de vigores. É possível combinar vigores, para isso basta soltar dois vigores que combinam rapidamente sobre o mesmo oponente. Se for rápido o bastante, será realizado uma combinação. Há 8 combinações de vigores possíveis no game, e realizar todas elas é importante para um troféu no game. E a primeira combinação entre vigores já é possível: Possession + Devil's Kiss. Use Possession em um oponente e então, rapidamente, Devil's Kiss, para contar. Informarei quando novos vigores e novas combinações se tornarem disponíveis.

No capítulo 4, Comstock Center Rooftops, há 6 voxophones4 kinetoscopes1 telescópio, 3 infusion upgrades e 2 gears. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:


A partir desse capítulo, Booker começará a andar de trilhos aéreos, chamados de Sky-Line, esses que percorrem grandes trechos de Columbia e que são usados por bondinhos, mas que poderá usar também na maioria do tempo. Pois bem. Esses trilhos serão importantes para três troféus que irei relatar agora, mas que não precisam ser adquiridos agora, e sim no decorrer da jogatina. Vamos a eles:

Aerial Assassin (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso matar 20 inimigos com Sky-Line Strike. Quando você está andando de Sky-Line e passa próximo a um oponente, mire nele e aparecerá a opção de pressionar X para realizar um ataque aéreo, chamado de Sky-Line Strike. Também é possível fazer um Sky-Line Strike de um gancho na parede, caso esteja se perguntando. Haverá muitas e muitas oportunidades de fazer isso, na verdade, e é muito útil, pois a maioria dos oponentes morre imediatamente após uma Sky-Line Strike. Sempre que enfrentar inimigos próximo a uma Sky-Line, você pode subir na Sky-Line e fazer um Sky-Line Strike. Faça isso quantas vezes for possível, desde o começo, para ir adiantando para esse troféu.


On the Fly (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que matar 30 inimigos enquanto anda de Sky-Line. Bem, adquiri-lo é bem simples, basta, enquanto estiver andando de Sky-Line, mirar nos oponentes e matá-los usando suas armas convencionais, mas sem sair da Sky-Line. Isso garante dois tipos de mortes: as mortes da arma que estiver usando e também para esse troféu. Recomendo primeiro a conseguir as 20 mortes com Sky-Line Strike do troféu anterior, mas, tão logo consiga, passe a priorizar esse tipo de morte. Sempre que enfrentar inimigos próximos a um Sky-Line, ao invés de matá-los do chão, dê preferência a subir no Sky-Line e matá-los de lá. Assim, conseguirá adiantar dois troféus ao mesmo tempo. Vá começando a fazer isso o mais cedo possível, para acabar o quanto antes. E também vale a pena se atentar para o troféu a seguir:

Bolt From the Blue (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que matar 5 inimigos com headshot enquanto anda de Sky-Line. Não é difícil, mas também não é tão fácil, exige um pouco de treino. Enquanto estiver andando de Sky-Line, lembre-se que você pode frear para andar um pouco mais devagar segurando o analógico esquerdo para baixo. Andando mais lento, agora pegue alguma arma com uma boa precisão (a Broadsider Pistol serve, por ora) e tente acertar a cabeça de algum oponente com ela. Saberá que conseguiu quando ver o aviso de dano crítico (e a cabeça explodir). Andando lento, fica bem mais fácil acertar a cabeça, basta ter paciência e conseguirá. Apenas tente repetidas vezes até conseguir. Lembre-se de que esse troféu, assim como os anteriores, é cumulativo, ou seja, se não conseguir todas as mortes nessa jogatina, poderá tentar novamente na próxima. Mas aconselho a conseguir tudo o que puder nessa, pois a próxima jogatina será dureza.

Bem, agora vamos em frente.

Nesse capítulo, irá adquirir uma nova arma, a Triple-R Machine Gun. É a metralhadora convencional do game. Com essa arma, o troféu a seguir se torna disponível:

Passionately Reciprocated (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso matar 150 inimigos com a Triple-R Machine Gun. Por questões de organização, aconselho a apenas começar a usar a Triple-R Machine Gun depois de conseguir as 25 mortes com a Broadsider Pistol. Como o número de mortes exigido por ela é muito alto e essa arma será bem comum até o final do game, eu aconselho que, assim que encontrar as próximas armas, priorize-as em relação à Triple-R Machine Gun. Deixe esse troféu por último, no que se refere aos troféus de armas, mas, na dúvida, vá usando essa arma de vez em quando, pelo menos até achar outra arma para usar.

No decorrer desse capítulo, irá enfrentar ainda um novo oponente, chamado de The Crow. Assim que matá-lo, irá adquirir um novo vigor, o Murder of Crows. Não se esqueça de usá-lo com algum oponente. Há ainda uma nova combinação de vigores com ele: Murder of Crows + Devil's Kiss. Use Murder of Crows em um oponente e logo em seguida use Devil's Kiss para realizar a combinação, a qual será necessária para um troféu mais para a frente no game.

No capítulo 5, Monument Island Gateway, há 1 voxophone1 kinetoscope1 telescópio1 infusion upgrade e 1 gear. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:


Welcome to Monument Island (Bronze)
Mais um troféu obrigatório. Ele será liberado assim que concluir o capítulo 5, Monument Island Getaway.

No capítulo 6, Monument Tower, há 4 voxophones e 1 infusion upgrade. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:



No capítulo 7, Battleship Bay, há 5 voxophones2 kinetoscopes1 telescópio1 infusion upgrade e 2 gears. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:


Dress for Success (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que vestir um equipamento em cada um dos 4 slots. Se veio coletando todos os equipamentos ao redor do game até aqui, então já deverá ter um equipamento para cada parte do corpo (uma calça, uma camisa, um chapéu e uma bota). Como os equipamentos que adquire são aleatórios (salvo raras exceções), não dá para saber antecipadamente quais equipamentos irá adquirir em cada local, mas a essa altura já deverá ter adquirido um equipamento de cada tipo. Assim que equipar um equipamento em cada slot, esse troféu de prata será liberado.

Nesse capítulo, Battleship Bay, irá adquirir uma nova arma, chamada de China Broom Shotgun. Trata-se de uma escopeta, e ela nos leva ao seguinte troféu:


Street Sweeper (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso matar 50 inimigos com a China Broom Shotgun. Trata-se de uma excelente arma a curta distância e que aparecerá com bastante frequência, mas uma arma mortal e que será bem fácil de se conseguir 50 mortes. Aconselho a, assim que encontrá-la, usá-la sempre que puder para conseguir essas 50 mortes o mais rápido possível.

No capítulo 8, Soldier's Field, há 8 voxophones4 kinetoscopes2 infusion upgrades e 2 gears. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:



Uma observação: nesse capítulo, começará a encontrar máquinas que vendem upgrades para as armas do jogo. Por questões de um troféu no futuro, recomendo que compre os upgrades disponíveis para pelo menos uma das armas. Precisa ter todos os upgrades de pelo menos uma arma, então escolha uma e comece a comprar upgrades para ela.

Coins In the Cushion (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim abrir 200 compartimentos de itens. Um compartimento de item é considerado qualquer lugar que contenha itens, e isso vale para caixas, barris, sacolas, mochilas, caixas registradoras, lancheiras, enfim, qualquer coisa. Tudo que exigir que você pressione ■ para abrir e tenha algum item dentro (ou não) conta como compartimento. Abrindo 200 desses compartimentos, conseguirá esse troféu. Ele será liberado naturalmente no decorrer desse game, e, por ser cumulativo, pode ser liberado a qualquer momento. Mas, se você explora bem os cenários e abre todos os compartimentos que encontra, provavelmente deverá conseguir esse troféu a essa altura, ou estará bem perto disso.

No decorrer desse capítulo, conseguirá uma nova arma, a Huntsman Carbine. Trata-se de uma metralhadora com força de impacto muito maior, mas com menor cadência de tiros e um pente bem inferior. Mas é uma arma nova, de qualquer forma, o que nos leva a mais um troféu de mortes:

Big Game Hunter (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso matar 100 inimigos com a Huntsman Carbine. A exemplo da Triple-R Machine Gun, a Huntsman Carbine é bem comum de se encontrar com os oponentes no game, e possui uma contagem de mortes muito alta como meta, de modo que eu aconselho que deixe essas armas por último. Até encontrar outra arma para bater a meta, pode usar essas armas, mas, assim que encontrar outras armas com metas menores, recomendo que substitua-as por essas armas.

Nesse capítulo, encontrará mais um vigor, a Bucking Bronco. Use-a em algum oponente, só para contar para um troféu. Esse vigor também possui combinação, que é a Bucking Bronco + Devil’s Kiss. Use Bucking Bronco e depois use Devil's Kiss no oponente para realizar essa combinação.

No finalzinho do capítulo Soldier's Field, irá encontrar ainda uma nova arma, a Barnstormer RPG. Trata-se de um poderoso lança-mísseis, muito recomendado para usar contra os inimigos mais poderosos do game, e que também possui sua meta de mortes, como podemos ver pelo troféu a seguir:

Master of Pyrotechnics (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso matar 20 inimigos com a Barnstormer RPG. Trata-se de uma arma extremamente poderosa, capaz de aniquilar vários oponentes comuns de uma só vez, o que torna essa meta de 20 mortes bem fácil de se cumprir. Porém, vale lembrar que essa arma não é tão fácil assim de se encontrar munição. Encontrará munição de Barnstormer RPG com inimigos fogueteiros, geralmente, mas também poderá encontrar munição escondida em alguns pontos do cenário. Aconselho imensamente a levar a Barnstormer RPG com você sempre que possível, logo após encontrá-la, e use-a nos oponentes sempre que tiver munição, e logo conseguirá bater a meta e liberar esse troféu. Só então, troque-a por outra arma.

Ainda no final desse capítulo, encontrará mais uma arma nova, a Bird's Eye Sniper Rifle. É o rifle de precisão do game, arma que sempre é recomendada em games de tiro. De baixa cadência de tiro e pente limitado, mas com excelente precisão, mira à distância e forte impacto, essa arma é uma das mais úteis de todo o game. E vamos a mais um troféu:


On a Clear Day... (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso matar 30 inimigos com a Bird’s Eye Sniper Rifle. Bem, essa arma é uma das mais úteis e versáteis de todo o game, tanto que eu recomendo que leve sempre essa arma com você na segunda jogatina. Ela será muito usada na segunda jogatina (pelo menos se seguir meus conselhos), portanto, caso queira deixar para bater essa meta de mortes na segunda jogatina (o que será bem fácil, diga-se de passagem), pode fazer isso e continuar priorizando outras armas. Agora, se quiser começar a usá-la logo e se livrar desse troféu o quanto antes, basta mirar na cabeça para guardar munição (que não é tão frequente assim, vale mencionar) e partir pro abraço.

No capítulo 9, Hall of Heroes, há 1 voxophone e 1 infusion upgrade. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:


No capítulo 10, Inside the Hall of Heroes, há 1 voxophone e 2 gears. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:


Bem, uma ressalva se faz necessária aqui. No decorrer desse capítulo, a Elizabeth aprenderá a usar Tears. Tears são esses portais que ela cria, que nos possibilita modificar o mundo à nossa volta, incluindo armas, itens ganchos, e algumas vezes turrets ou outros mecanismos de defesa que nos ajudarão. Pois bem. Usar essas Tears é necessário para dois troféus, que relacionarei a seguir:

Tear’em A New One (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que abrir 30 Tears. Precisa ser 30 Tears diferentes, não adianta ficar abrindo diversas vezes a mesma Tear. Bem, há certamente muito mais do que 30 Tears no decorrer do game, de modo que poderá conseguir esse troféu bem rapidamente. Basta ir abrindo todos os Tears que ver pela frente, mesmo que não vá usá-lo de alguma forma. Abra todas as Tears que encontrar pelo menos uma vez. Assim que tiver aberto 30 Tears, esse troféu será liberado.


Strange Bedfellows (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que matar 20 inimigos com aliados provindos de Tears. Esse será um pouco mais complexo. Para liberá-lo, terá de matar 20 inimigos com efeito de Tear. Algumas Tears ajudam na defesa, como por exemplo os turrets, os lançadores de mísseis autômatos e até mesmo os Motorized Patriots que pode invocar por Tear algumas vezes. A questão é usar essas Tears sempre que possível. Quando tiver uma Tear ofensiva, atraia os oponentes para perto dela e ative-a, para que ela os mate. Se puder, machuque os oponentes para que eles morram mais rápidos, mas permite que seja a Tear a matá-lo, ou não contará para esse troféu. Esse troféu é cumulativo, ou seja, poderá ir liberando-o aos poucos no decorrer dessa jogatina e também da próxima.

No capítulo 11, Hall of Heroes Gift Shop, há 1 voxophone3 kinetoscopes e 1 infusion upgrade. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:



No decorrer desse capítulo, encontrará um novo oponente, chamado Motorized Patriot. Assim que matá-lo, ele deixará cair a sua arma, que poderá usar. Trata-se de uma nova arma, a Peppermill Crank Gun. Essa arma é a mais poderosa e mais lenta metralhadora de todo o game. Booker fica lento ao carregá-la, e ela demora para começar a disparar suas balas, mas, assim que começa, estraçalha tudo o que acerta em questão de segundos. Os pontos negativos é que sua munição é bem escassa, tornando essa uma das armas mais raras de se encontrar no game. Vamos a mais um troféu:

Seasoned to Taste (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso matar 30 inimigos com a Peppermill Crank Gun. Essa será uma das armas mais complicadas de se conseguir bater a meta, devido ao fato de ela ser rara de se achar e sua munição ser bem limitada, mais até do que a Barnstormer RPG. Seja como for, você sempre encontrará Peppermill Crank Guns com os Motorized Patriots, pois essa é a arma que todos eles usam. Assim que matar um Motorized Patriot, corra e pegue a sua arma. Mantenha-a com você e mate o máximo de oponentes que puder com ela, até acabar a sua munição, então largue-a e espere até encontrar outra Peppermill Crank Gun para repetir o procedimento. Vá fazendo isso, e, mais cedo ou mais tarde, conseguirá liberar esse troféu. Lembre-se de sempre priorizar o uso dessa arma quando tê-la à sua disposição.

No decorrer desse capítulo, irá adquirir ainda um novo vigor, o Shock Jockey. Use-o em algum oponente, para contar para um troféu, e atente-se para mais duas combinações de vigor possíveis: Possession + Shock Jockey e Murder of Crows + Shock Jockey.

Ah, e, no decorrer desse capítulo, também deverá liberar o seguinte troféu:

Raising the Bar (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que fazer um upgrade máximo em algum atributo. Você realiza upgrades através de infusion upgrades. Cada um aumenta um ponto de atributo, que são divididos em três categorias, energia, escudo e sais. Eu aconselho a usar todos os infusion upgrades para aumentar um só atributo. No caso, já deverá ter encontrado 10 infusion upgrades, portanto, se colocou todos eles no atributo escudo, já deverá ter chegado ao máximo dele, o que nos garante esse troféu. Se não, ainda dá tempo, há mais 15 infusion upgrades no game, dá tempo de conseguir no decorrer dessa jogatina. Assim que maximizar um atributo, esse troféu será liberado.

Shock Tactics (Bronze)
Mais um troféu obrigatório. Esse será liberado assim que derrotar Slate e obter o vigor Shock Jockey.

No capítulo 12, Return to the Hall of Heroes, há 1 voxophone4 kinetoscopes1 infusion upgrade e 3 gears. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:



First Class Ticket (Bronze)
Mais um troféu obrigatório. Esse será liberado assim que concluir o capítulo 12, Return to the Hall of Heroes.

No capítulo 13, Finkton Docks, há 1 voxophone. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:



No capítulo 14, Beggar's Wharf, há 1 voxophone. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:


No capítulo 15, Fort Franklin Pier, há 1 infusion upgrade. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:


No capítulo 16, Worker Induction Centre, há 1 telescópio e 1 gear. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:


No capítulo 17, Finkton Proper, há 2 voxophones1 kinetoscopes1 telescópio e 1 infusion upgrade. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:


No decorrer desse capítulo, encontrará uma nova arma, a Volley Gun. Essa arma dispara pequenas granadas à frente, que explodem ao impacto. Possui um bom alcance e área de explosão, e é razoavelmente forte, o que a torna uma arma bem versátil e útil. E também tem troféu:

Here Little Piggy (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso matar 30 inimigos com a Volley Gun. Essa arma a princípio é um pouco difícil de se encontrar, apenas a verá após matar inimigos que usam essa arma. Mas, conforme avança no game, a verá com cada vez mais frequência, até se tornar uma arma quase comum. Ela é potente e muito útil, recomendo que a use com frequência, tão logo a encontre, para alcançar logo a sua meta. Se estiver encontrando dificuldade para encontrá-la agora, aguarde mais um pouco, use o que der, pois futuramente poderá encontrá-la com muito mais frequência. Apenas não se esqueça de alcançar a meta dela.

No capítulo 18, The Plaza of Zeal, há 2 voxophones e 2 gears. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:



Nesse capítulo, irá adquirir uma nova arma, chamado Paddywhacker Hand Cannon. A princípio, parece uma versão mais potente e com menor pente do que a Broadsider Pistol, e de fato é mesmo. Porém, diferente de outras versões "melhoradas" de algumas armas que encontraremos no game, essa arma possui uma contagem de mortes exclusiva para si, de forma que isso nos leva a mais um troféu:

Loose Cannon (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso matar 25 inimigos com a Paddywhacker Hand Cannon. Essa arma é extremamente eficiente à curta e média distância, e será encontrada bem facilmente com os oponentes desse capítulo em diante (agora, será a Broadsider Pistol que será mais difícil de se encontrar). Aconselho a usá-la com frequência assim que encontrá-la, pois efetuar 25 mortes com ela será algo bem rápido e prático.

Ah, agora, um aviso. No decorrer desse capítulo, The Plaza of Zeal, irá encontrar um novo oponente, chamado Handyman. Trata-se de um cara gigantesco e muito chato que é bem forte e veloz, e ainda possui grandes ataques à curta e média distância e eletrocuta os Sky-Lines. É um dos inimigos mais complicados de se derrotar dessa primeira metade do game, e aparece apenas 4 vezes, somente em confrontos-chave. Seu ponto fraco é o coração que fica no centro do peito. Mas não mate esse Handyman ainda! Esse Handyman será muito útil para o troféu a seguir: 

Heartbreaker (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso matar um Handyman apenas atirando em seu coração. Isso quer dizer que não poderá acertar um tiro ou causar dano em nenhuma outra parte de seu corpo, apenas no coração. Isso será realmente complicado, pelo menos a não ser que saiba exatamente o que fazer. Deve acertar todos os disparos direto no coração, sem errar. Obviamente, nem pense em usar qualquer tipo de vigor nele, pois os vigores causam dano de forma geral, o que conta para desqualificar para esse troféu. O aconselhável é usar o Bird's Eye Sniper Rifle, pois sua mira precisa lhe permite acertar cada disparo com maior precisão, mas, se for bom de mira, outras armas servem, até mesmo o Paddywhacker Hand Cannon ou o Huntsman Carbine. Mas a questão é conseguir fazer com que o Handyman fique parado para acertá-lo sem muito perigo de errar. Há uma forma de se conseguir isso, mas que só funciona com esse primeiro Handyman em específico, por isso indiquei que não o matasse ainda, para que pudesse conseguir esse troféu com ele. Assista o vídeo abaixo para entender como fazer para que esse Handyman fique parado e com o coração descoberto (é um bug, mas eu já testei e funciona, é só fazer direitinho que nem no vídeo):



Vale lembrar que, no vídeo acima, o autor usou um Bird's Eye Sniper Rifle e ainda ensinou onde adquiri-lo nesse cenário. Basta repetir os passos dele que conseguirá sem erro. Caso erre algum tiro ou faça alguma coisa errada, basta pressionar START e voltar do último checkpoint, e tentar de novo. Poderá tentar quantas vezes quiser, contanto que não saia desse cenário, claro.

Após conseguir esse troféu, siga em frente.

No capítulo 19, The Good Time Club, há 2 voxophones3 kinetoscopes1 infusion upgrade e 2 gears. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:


Atenção, por um momento. No decorrer desse capítulo, terá de enfrentar uma série de levas de inimigos que virão em sucessão, dentro de uma espécie de casa de espetáculos. Esse momento é excelente para que possa conseguir o troféu a seguir:

More For Your Money (Prata)
Esse troféu de prata será um pouco mais complicado, caso não saiba exatamente o que fazer. Para liberá-lo, é preciso atrair um grupo de 3 pessoas para uma armadilha de vigor que tenha deixado no chão. É preciso fazer isso 5 vezes para contar para o troféu. Não vale simplesmente jogar a armadilha de vigor em cima de um grupo de 3 pessoas, isso seria fácil demais. Tem que deixar uma armadilha de vigor no chão (qualquer armadilha) e esperar que 3 pessoas a acionem. E repetir isso 5 vezes. É até possível conseguir isso normalmente pelo jogo, mas há um excelente meio de se conseguir isso facilmente, aqui no capítulo The Good Time Club. Dentro da casa de espetáculos, após um breve diálogo, a primeira leva de inimigos aparecerá de trás de uma cortina no palco. Pois bem, você pode simplesmente deixar uma armadilha (preferencialmente de Devil's Kiss ou Shock Jockey) bem diante da cortina, e aguardar. Quando o diálogo terminar, e a cortina abrir, os inimigos sairão direto na armadilha, e deverá conseguir acertar 3 de uma vez só. Agora, é só apertar START e voltar do último checkpoint. Repita isso 5 vezes e esse troféu de prata será liberado. Caso tenha ficado com alguma dúvida com relação a esse método fácil e simples de obter esse troféu, assista o vídeo explicativo abaixo:



Então, siga em frente.

Nesse capítulo, irá encontrar uma nova arma, chamada Repeater. Essa arma é como se fosse a evolução da Triple-R Machine Gun, apenas mais potente e com pente maior. Só para constar, as mortes realizadas com essa arma contam juntamente com a Triple-R Machine Gun para aquele troféu, de modo que, se não quiser mais usar aquela arma, pode usar essa Repeater nas 150 mortes e irá adquirir o mesmo troféu. As mortes realizadas com um ou com outro contam da mesma forma.

No capítulo 20, The Plaza of Zela (Return), há 1 1 voxophone e 1 infusion upgrade. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:


No capítulo 21, The Gunsmith Shop, não há nenhum item colecionável a ser coletado.

No capítulo 22, Shantytown, há 2 voxophones1 telescópio1 infusion upgrade e 1 gear. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:


Atenção, agora. Aqui no capítulo Shantytown, há um bar chamado The Graveyard Shift. Esse bar possui um bom número de bebidas alcoólicas espalhadas pelo local, e é um excelente local para adquirir o troféu a seguir:

Lost Weekend (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que matar 5 inimigos enquanto estiver bêbado. Você já deve ter percebido que há várias bebidas alcoólicas no game. Ao tomar três bebidas alcoólicas em rápida sucessão, Booker ficará bêbado por alguns segundos. Não é muito tempo. Perceberá que ele está bêbado quando ver a visão turva na tela. Pois bem, o complicado é conseguir matar 5 inimigos enquanto estiver bêbado. Por isso recomendo que tente isso aqui em The Graveyard Shift. Poderá encontrar muita bebida pelo local, ficar bêbado e então matar todo mundo que tiver no bar. O lado positivo é que poderá pegar todos de surpresa com um vigor que mate vários de uma vez. Mas, seja como for, depois é só apertar START e voltar do último checkpoint para poder tentar de novo quantas vezes for necessário. Basta fazer isso até liberar o troféu. Caso precise de alguma indicação, assista o vídeo abaixo: 



David and Goliath (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que matar 20 inimigos Heavy-Hitter. Heavy-Hitters são considerados os inimigos mais poderosos do game, e isso inclui Fireman, Crow, Motorized Patriot e Handyman, sendo que vários desses inimigos são obrigatórios. A essa altura, já deverá ter enfrentado 20 deles, o que é suficiente para liberar o troféu, mas, caso não tenha ainda, não se preocupe, pois seguramente irá enfrentar mais de 50 desses inimigos no decorrer dessa jogatina, ou seja, mais cedo ou mais tarde ele será liberado.

No capítulo 23, Bull House Impound, há 3 voxophones1 kinetoscope2 infusion upgrades e 1 gear. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:



Armed Revolt (Bronze)
Mais um troféu obrigatório. Ele será liberado assim que obter as armas que precisa dar para Daisy Fitzroy, na metade do capítulo.

No decorrer desse capítulo, encontrará uma nova arma, chamada Burstgun. Essa arma é uma versão aprimorada e mais potente da Huntsman Carbine. A contagem de mortes para essa arma é a mesma da arma anterior, portanto, se não conseguiu as 100 mortes com a Huntsman Carbine, poderá usar essa Burstgun no lugar dela e continuar a contagem de mortos de onde parou.

No capítulo 24, Bull Yard, há 2 voxophones. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:


No capítulo 25, Finkton Proper, não há nenhum item colecionável a ser coletado.

Aqui nesse capítulo, encontrará um novo vigor, o Charge. Ele se encontra dentro de uma sala que antes estava fechada por barras e agora está aberta, logo na primeira sala saindo do elevador de início. Você deve usar esse vigor em algum oponente, para contar para um troféu, mas também há algumas combinações que poderá fazer: Bucking Bronco + Charge e Devil’s Kiss + Charge. Não se esqueça de realizá-las.

No capítulo 26, On to the Factory, há 1 voxophone. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:


No capítulo 27, The Factory Courtyard, há 1 telescópio. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:


No capítulo 28, The Factory, há 2 voxophones1 telescópio1 infusion upgrade e 3 gears. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:


Kitted Out (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de fazer o máximo de upgrades em uma arma e um vigor. Bem, eu informei desde o princípio, que era para se concentrar em comprar todos os upgrades de um único vigor e de uma só arma. Não que não pudesse gastar dinheiro com outras coisas, até porque tem dinheiro suficiente no jogo para comprar muitos upgrades, mas pelo menos uma arma e um vigor tem que ter todos os upgrades comprados para conseguir esse troféu. E a partir do capítulo 28, The Factory, já estará disponível todos os upgrades para todas as armas e vigores, portanto, a partir de agora poderá comprar os upgrades que restam pro troféu. Todas as armas possuem quatro upgrades cada no total, e a arma mais barata de se comprar todos os upgrades é a Broadsider Pistol, cujos quatro upgrades custam 1007 dólares. Já os vigores possuem dois upgrades cada no total, e o vigor mais barato de se comprar todos os upgrades é o Bucking Bronco, cujos dois upgrades custam 1198 dólares. Seja como for, assim que tunar ao máximo qualquer arma e qualquer vigor do game, esse troféu será liberado.

E isso nos leva a mais um troféu:


Grand Largesse (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que gastar 10.000 dólares nas máquinas de venda de Columbia. Esse troféu é cumulativo, e vale para todas as máquinas, tanto de itens quanto de upgrades para armas e vigores. Esse troféu deverá ser liberado quando menos esperar, pois pode-se acumular bastante dinheiro pilhando corpos e todos os itens do cenário. A essa altura, já deverá ter acumulado uma quantia maior do que essa e agora é só gastar nas máquinas de venda. Se não for liberado agora, será liberado mais tarde. E saiba que você pode usar o esquema de voltar o checkpoint para comprar os mesmos itens várias vezes, gastando o mesmo dinheiro mas acumulando o dinheiro "gasto", que conta para o troféu.

Siga em frente. No decorrer desse capítulo, encontrará mais um vigor, o Undertow, ao lado de um corpo diante de um portão. Não se esqueça de usar esse vigor em algum inimigo pelo menos uma vez. E conseguirá realizar, agora, mais uma combinação: Undertow + Shock Jockey. Aliás, hora de mais um troféu:

Combination Shock (Prata)
Para liberar esse troféu, é preciso realizar todas as 8 combinações de vigores nos inimigos. Eu ensinei as 8 combinações de vigor no decorrer do game, conforme fomos adquirindo os vigores. Se fez todas as combinações no decorrer desse guia, então só deverá faltar essa do Undertow mais o Shock Jockey. Ao realizá-la, o troféu será liberado. Caso tenha perdido alguma combinação, ou se confundido, ou não tenha entendido direito o que é para fazer, assista esse vídeo:



E o vigor Undertow ainda irá nos ajudar nesse troféu:


Skeet Shoot (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que matar 5 inimigos enquanto eles estão caindo. A ideia parece simples, e é, mas não é tão fácil quanto parece. Temos de erguer 5 inimigos do chão e matá-los quando eles estiverem caindo. Usar apenas Bucking Bronco não ajuda muito, pois terá de matá-los no exato momento em que estiverem caindo (e não apenas flutuando). Há um meio bem fácil de conseguir esse troféu, basta usar a combinação Undertow + Shock Jockey nos inimigos comuns. Se fizer corretamente, os inimigos tomarão o efeito do choque enquanto estiverem no ar, e morrerão caindo ao solo. Basta repetir isso com 5 oponentes e esse troféu de prata será liberado. É bem simples, mas caso esteja encontrando dificuldades, assista o vídeo a seguir, que explica bem como fazer:



Vamos em frente, pois há mais troféus para se adquirir nesse capítulo:

Hazard Pay (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que matar 10 inimigos usando danos de cenário. Ou seja, ateando fogo em poços de óleo usando Devil's Kiss, ou aplicando carga elétrica em poças d'água usando Shock Jockey. Há diversos lugares ao redor do game que lhe permitirão usar o cenário a seu favor, e, se for um adepto desse tipo de coisa, até mesmo já deverá ter adquirido esse troféu a essa altura. Mas, caso não tenha conseguido ainda, aqui no capítulo The Factory encontrará um excelente momento para tal. Isso se deve ao fato de que aqui encontrará dois Tesla Coils, em forma de Tears, em cantos distantes do cenário. Tesla Coils são redes elétricas que atacam todos os inimigos próximos, e causam dano de cenário neles. O que tem que fazer é bem simples: atraia os oponentes para perto dos Tesla Coils e então use Bucking Bronco neles para mantê-los suspensos no ar e imóveis, então ative o tear do Tesla Coil com a Eizabeth. Poderá matar facilmente vários inimigos assim, e, caso não seja suficiente, sempre poderá voltar o checkpoint e tentar de novo e de novo, até conseguir liberar esse troféu de prata.

E por fim, deverá liberar mais esse troféu:

Working Class Hero (Bronze)
Mais um troféu obrigatório. Ele será liberado assim que concluir o capítulo 28, The Factory.

No capítulo 29, Emporia, há 1 infusion upgrade e 1 gear. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:



Nesse capítulo, irá adquirir uma nova arma, chamada Heater. Essa Heater é uma evolução, uma versão mais potente da China Broom Shotgun. A contagem de mortes para ela equivale à mesma da Shotgun, ambas as armas possuem a mesma contagem de mortes. Portanto, se já obteve todas as 50 mortes com a China Broom Shotgun anteriormente, então não há qualquer motivo para usar a Heater nessa jogatina. Deixe-a para a próxima jogatina, priorize outras armas que ainda precise bater a meta de mortes.

No capítulo 30, Port Prosperity, há 5 voxophones1 kinetoscope1 telescópio1 infusion upgrade e 2 gears. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:


The Roguish Type (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que arrombar 30 fechaduras. No decorrer do game, Booker poderá pedir a Elizabeth que arrombe algumas portas e cofres que estejam trancados usando cadeados. Para destrancar portas e cofres, Elizabeth precisa de gazuas, que podem ser encontradas pelos cenários. Algumas fechaduras são obrigatórias, a maioria é opcional, assim como os cofres. Esses locais opcionais sempre levam a muitos itens e geralmente a itens colecionáveis, e ainda contam para esse troféu, portanto, arrombe todos. Há bem mais do que 30 fechaduras no decorrer do game, mas, se veio abrindo todas as fechaduras e cofres no decorrer do jogo até aqui, deverá liberar esse troféu de prata a essa altura. Caso não tenha liberado ainda, continue em frente, pois, até o final do game, deverá alcançar esse número.

Nesse capítulo, irá encontrar uma nova arma, a Hail Fire. Essa arma é uma versão modificada e mais potente da Volley Gun, que lança granadas mais potentes e com maior precisão. A exemplo de outras armas "aperfeiçoadas" que já encontramos, essa arma possui a mesma meta da Volley Gun, portanto, se já conseguiu bater a meta da Volley Gun, não há motivo para utilizar essa arma.

Siga em frente. Mais para a frente, nesse capítulo, irá encontrar o oitavo e último vigor do game, o Return to Sender. E isso nos leva a mais um troféu:

Well Rounded (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso ter usado pelo menos uma vez cada um dos 8 vigores do jogo em algum inimigo. É como eu venho recomendando desde o início do game, use pelo menos uma vez cada um dos vigores do jogo em algum oponente. Se já usou pelo menos uma vez qualquer vigor anterior, então, assim que usar uma vez esse vigor Return to Sender, esse troféu será liberado.


Ah, e já é hora de se atentar para um troféu a seguir:

Vigorous Opposition (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que matar 75 pessoas sob efeito de vigor. Eu aconselhei, no decorrer do game, que evitasse ao máximo usar vigores, para poder ir trabalhando os troféus relacionados à meta de mortes para cada arma. Pois bem. Acontece que, uma vez que a meta de mortes de todas as armas já tenha sido cumprida (o que deverá ocorrer agora nessa reta final do game), podemos trabalhar esse troféu de mortes com vigores. Já deverá ter matado diversas pessoas usando vigores no decorrer do game, portanto deverá faltar pouco agora. Mesmo se não conseguir no decorrer dessa jogatina, esse troféu é cumulativo, então com certeza deverá consegui-lo na segunda jogatina, quando os vigores serão bem recomendados.

No capítulo 31, Downtown Emporia, há 4 voxophones1 telescópio1 infusion upgrade e 3 gears. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:



No capítulo 32, Memorial Gardens, há 8 voxophones2 infusion upgrades e 3 gears. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:



Blood in the Streets (Bronze)
Mais um troféu obrigatório. Ele será liberado assim que concluir o capítulo Memorial Gardens e entrar em Comstock House.

No capítulo 33, Comstock House, há 1 voxophone. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:



No capítulo 34, The Atrium, há 4 voxophones, 3 kinetoscopes e 1 gear. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:




No capítulo 35, Warden's Office, há 1 voxophones e 1 gear. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:




No capítulo 36, Operating Theatre, há 1 voxophone e 1 infusion upgrade. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:




Hora de troféu:


Infused With Greatness (Bronze)

Esse troféu será liberado assim que coletar todos os infusion upgrades em um só jogo. Há um total de 25 infusion upgrades ao redor do game, e eu indiquei a localização de todos eles através dos vídeos em cada capítulo. Se você veio seguindo o guia, então já deverá ter coletado todos os infusion upgrades do game, sendo que o último deles é esse aqui no capítulo Operating Theatre.

Higher Learning (Bronze)
Mais um troféu obrigatório. Esse será liberado assim que salvar Elizabeth no capítulo 36, Operating Theatre.

No capítulo 37, The Hand of the Prophet, há 1 voxophone e 1 telescópio. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:



Sightseer (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que usar pelo menos uma vez todos os 37 telescópios e kinetoscopes do jogo. Assim como os infusion upgrades, eu informei a localização de todos os telescópios e kinetoscopes do jogo no decorrer do guia, basta ir acompanhando os vídeos. O último telescópio é esse aqui do capítulo The Hand of the Prophet.

Ah, um aviso: esse capítulo também será útil para um troféu. Vamos a ele:

Bon Voyage (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que matar 20 inimigos derrubando-os de Columbia. Terá uma oportunidade perfeita para isso no final do capítulo The Hand of the Prophet, durante a viagem de barco flutuante. Nesse momento, terá de lutar contra diversos oponentes que virão de outros barcos flutuantes, e é extremamente fácil de derrubá-los usando o vigor Undertow. Você pode derrubar tantos quanto puder aqui, e, se não conseguir o troféu, poderá voltar o checkpoint e repetir quantas vezes quiser até liberar o troféu. Ou poderá deixar para fazer o resto na segunda jogatina, fica a seu critério. De qualquer forma, assim que tiver derrubado 20 inimigos de Columbia, esse troféu será liberado.


The Bird Or the Cage (Bronze)
Mais um troféu obrigatório. Esse será liberado assim que concluir o capítulo 37, The Hand of the Prophet.

No capítulo 38, Hangar Deck, há 1 voxophone e 1 gear. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:



No capítulo 39, Engineering Deck, há 2 voxophone e 1 gear. Para saber a localização de todos os itens colecionáveis desse capítulo, assista o vídeo abaixo:


Eavesdroper (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que coletar todos os 80 voxophones do jogo. Depois de coletar todos os infusion upgrades e os kinetoscopes e telescópios, só sobra mesmo os voxophones. Eu indiquei a localização de todos os voxophones ao redor do game, e, se veio seguindo o guia, deverá ter coletado todos eles. Após coletar todos, incluindo esses dois últimos do capítulo Engineering Deck, esse troféu de prata deverá ser liberado.

Tin Soldier (Bronze)
Esse troféu é liberado ao fechar o game no Easy. Se você seguiu a nossa recomendação inicial e fechou o game primeiramente na dificuldade Easy, então esse troféu será liberado agora.

Should Auld Acquaintance... (Bronze)
Esse troféu será liberado ao disponibilizar a dificuldade 1999 Mode. Para liberar essa dificuldade, só é necessário fechar o game em qualquer dificuldade. Portanto, ao fechar o game na dificuldade Easy, irá liberar essa dificuldade e esse troféu deverá ser liberado.

Bem, agora que concluímos a nossa primeira jogatina, é hora de iniciarmos a nossa segunda jogatina. Após fechar o game pela primeira vez, terá disponibilizado a dificuldade 1999 Mode, e é justamente nessa dificuldade que iremos realizar a nossa segunda jogatina. Essa é a dificuldade mais difícil de todo o game, mas não tem outro jeito a não ser enfrentá-la. Sentirá uma boa diferença da dificuldade Easy para essa dificuldade, mas nada que não possa se acostumar. A única diferença real é que agora os inimigos são mais resistentes e causam mais dano. Só isso, o resto é o mesmo do Easy. A localização dos itens é a mesma, a quantidade de inimigos é a mesma, a munição e os vigores disponíveis são o mesmo... Só precisa se acostumar a enfrentar os oponentes de modo a tomar o menor dano possível, pois basta um segundo de bobeira para seu personagem morrer. É uma questão de costume, e de ser precavido.

Muitas batalhas podem ser evitadas, basta sair correndo na direção do seu objetivo e deixar os inimigos para trás, lembre-se disso. Sempre que entrar em batalha, procure um bom local de cobertura e fique escondido. Vá matando um inimigo de cada vez, de trás de seu esconderijo. Recomendo muito a levar um Bird's Eye Sniper Rifle com você o tempo todo, assim que puder adquiri-lo. Ele é simplesmente fenomenal para estourar cabeças a uma distância segura. Leve com você um Bird's Eye Sniper Rifle e uma arma secundária que seja boa para média distância, como a China Broom Shotgun, Heater, Volley Gun ou mesmo a Huntsman Carbine ou um Paddywhacker Hand Cannon. Lembre-se de usar sabiamente os vigores, e de deixar armadilhas nos locais de onde você sabe que vão sair os oponentes. Muitos inimigos possuem fraqueza com alguns vigores. Bucking Bronco, por exemplo, são extremamente úteis contra Fireman e Crow, permitindo-lhe matá-los rapidamente. Shock Jockey são sempre eficientes contra os Motorized Patriots. Handyman é muito vulneráveis a Murder of Crows, que o deixa distraído enquanto você acerta o coração deles. Enfim, enquanto, na primeira jogatina, eu recomendei que se focasse no uso das armas variadas, para conseguir os troféus, agora eu recomendo que use sabiamente os vigores também, que serão muito úteis nessa dificuldade. Saber usar os vigores nas horas certas é a chave para conseguir avançar bem no 1999 Mode. É uma questão de prática, será bem difícil no começo, mas em pouco tempo estará avançando bem rapidamente.

Eu aconselho a vasculhar cada canto dos cenários, em busca de itens e de munição. Encontrará muito mais do que precisa, sempre. Basta procurar. É claro que eu aconselho também a coletar todos os infusion upgrades e gears que tiverem pelos cenários, pois eles lhe deixarão mais fortes, e você precisará de cada pequena ajuda e benefício que puder ter. Então, não deixe passar nada. Ah, claro, e use bem a grana adquirida. Apenas compre upgrades de armas que realmente pretende usar (não tem porque gastar dinheiro com upgrades para a Broadsider Pistol se resolver mais tarde usar o Paddywhacker Hand Cannon, por exemplo), e melhore os vigores que realmente irá lhe servir. Não desperdice dinheiro comprando upgrades de armas ou vigores que não usará, lembre-se disso. A grana é escassa. E vale ressaltar também que, sempre que morrer, irá perder 100 dólares, e, caso não tenha 100 dólares na carteira, será levado ao menu principal e terá de reiniciar todo o capítulo em que parou. Para evitar perder dinheiro, sempre que perceber que vai morrer (quando ver o flash branco na tela), aperte START e volte do último checkpoint. É mais rápido e seguro do que perder 100 dólares ou voltar o capítulo todo.

Ah, e atente-se a uma coisa: há um troféu no game que exige que não compre nada de uma máquina Dollar Bill no decorrer da jogatina em 1999 Mode. Isso vale apenas para as máquinas Dollar Bill, as que vendem munição, itens de cura e afins. As máquinas que vendem upgrades de armas e de vigores podem ser acessadas normalmente, e pode comprar o que quiser delas. Apenas evite a qualquer custo efetuar qualquer compra que seja em uma máquina Dollar Bill. Caso acabe comprando alguma coisa, terá de recomeçar tudo de novo, ou seja, reiniciar todo o game desde o começo no modo 1999 Mode e fechar sem comprar nada em uma máquina Dollar Bill. Isso é necessário para um troféu, então não vacile, e jamais se esqueça: não compre nada em uma máquina Dollar Bill!

Também não se esqueça de usar a segunda jogatina para obter os troféus que não conseguiu na primeira jogatina. Se não alcançou a meta de mortes de alguma arma, ou qualquer outro troféu do tipo, não perca a oportunidade de consegui-lo agora. Avance com paciência e persistência. Deverá encontrar algumas dificuldades com alguns chefões, em especial alguns combates contra os sirens, mas, tendo calma, deverá conseguir passar por eles. E assim, ao terminar sua segunda jogatina, irá liberar vários troféus:

Auld Lang Syne (Prata)
Esse troféu de prata é liberado ao fechar o game na dificuldade 1999 Mode. Se você fechou o game na segunda jogatina com essa dificuldade, então esse troféu de prata deverá ser liberado agora. E também deverá liberar os troféus a seguir:

Saw the Elephant (Bronze)
Esse troféu é liberado ao fechar o game no Normal. Como já deve ter fechado na dificuldade 1999 Mode, então esse troféu será liberado juntamente com o troféu anterior.

Stone Cold Pinkerton (Prata)
Esse troféu de prata será liberado ao fechar o game na dificuldade Hard. Como já deve ter fechado na dificuldade 1999 Mode, então esse troféu será liberado juntamente com os troféus anteriores.

Scavenger Hunt (Ouro)
Esse troféu de ouro é o único em todo o game. Ele será liberado ao fechar o game na dificuldade 1999 Mode e sem gastar nem um dólar sequer na máquina Dolar Bill. Se seguiu a recomendação que eu fiz para essa jogatina, então não terá gasto nem um dólar sequer em uma máquina Dollar Bill, e esse troféu de ouro será liberado juntamente com os troféus anteriores.

Platinum Columbia (Platina)
E é isso. Após uma jogatina difícil e suada como essa segunda, nada mais justo do que poder descansar e se vangloriar por ter mais um troféu de platina na nossa coleção. Parabéns, você platinou BioShock Infinite!

E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!

2 comentários:

  1. Platinei o Bioshock Infinite já faz um tempo, usando as dicas daqui e só posso dizer que são 10/10 :D
    Sério, eu acho que esse foi o melhor blog que eu achei com "tutorias" como esse. Vocês estão de parabéns

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o guia..ajudou muito na platina..obrigado!

    ResponderExcluir