quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Platinando Batman: Arkham Asylum

Este é o nosso guia de como platinar Batman: Arkham Asylum, lançado em 2009 pela Eidos Interactive para Playstation 3, Xbox 360 e PC.

File:Batman Arkham Asylum Videogame Cover.jpg

Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando Batman: Arkham Asylum:

BATMAN: ARKHAM ASYLUM

Ficha técnica:

Troféus de bronze: 28
Troféus de prata: 18
Troféus de ouro: 1
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 47
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 15 a 20 horas
Dificuldade estimada: 2/5 - Dificuldade Mediana
Vezes que precisa jogar o game: Apenas uma

Considerações: Olá, platinadores, preparados para mais uma platina? Dessa vez, vamos platinar uma das maiores aventuras do homem-morcego dos últimos tempos. Batman: Arkham Asylum trouxe um mundo aberto e repleto de segredos, o tipo de jogo que os platinadores geralmente costumam recorrer a uma "ajudinha" para localizar itens escondidos e locais secretos. Pois toda a ajuda que você poderá precisar está reunida aqui, no nosso Guia Platinando: mapas, imagens, vídeos e todo tipo de informações. Aproveite que esse game é relativamente fácil de ser platinado (na verdade, a única parte difícil do jogo é o modo Challenge), demanda aproximadamente 20 horas (pouco para a platina de um Open-World) e não há troféus online para riscar esse game de vez de sua lista. Vamos lá!

Dicas de procedimento: Antes de combatermos os mais perigosos vilões da cidade de Arkham City, vale a pena se atentar para algumas recomendações úteis que lhe ajudarão a poupar horas preciosas de sua jogatina. Leia com atenção:

a) Batman: Arkham Asylum possui três dificuldades. Ao invés de começar jogando na dificuldade Normal, aconselho a jogar na dificuldade Hard. Isso mesmo. Tal recomendação se deve ao fato de que há um troféu específico que exige que fechemos nessa dificuldade, e não há motivo para fechar o jogo duas vezes (uma no Normal e outra no Hard) se podemos fechar diretamente no Hard e platinar de uma vez só. E não se preocupe: a diferença é muito pouca e praticamente irrelevante entre uma dificuldade e outra.

b) No decorrer de todo o game, encontrará, espalhado pelo cenário, pequenas dentaduras móveis. Essas dentaduras foram colocadas por Joker, e a única forma de perceber a sua presença é pelo som irritante que elas fazem. Destruir todas essas quinquilharias conta para um troféu do game, então certifique-se de destruir todas que aparecerem na sua frente.

c) Há diversos lugares secretos no jogo, e nem todos eles estarão disponíveis logo de cara. Para chegar a diversos locais, precisará primeiro adquirir alguns gadgets especiais. Os gadgets especiais são adquiridos conforme se avança na história. Portanto, o meu conselho é não se preocupar em ficar explorando cenário e procurando itens escondidos no começo do jogo. É perda de tempo. Apenas se preocupe em seguir em frente no game, a princípio. Quando já tiver gadgets suficientes para poder explorar todos os cenários e coletar tudo, eu irei informar no Guia, e aí será a hora de partir para a caça de itens secretos de forma muito mais produtiva. Fazendo isso, economizará bastante tempo de jogo.

d) Pratique os combos. Aprenda a usar todos os movimentos de Batman, seja versátil, saiba a hora certa de usar contra-golpes e Takedowns. Mais do que ajudar a vencer os combates mais difíceis do modo história, esse conhecimento também será muito útil para conseguir passar pelos Combat Challenges.

Guia: Agora, vamos aos troféus, um de cada vez, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):

Não se esqueça de escolher a dificuldade Hard como a sua dificuldade nessa jogatina.

Batman começa a aventura na zona Intensive Treatment.

Intensive Treatment

Após a parte introdutória do game, em que Batman apenas pode seguir Coringa em seu transporte, o jogo irá começar de verdade no cenário Holding Cells, onde ele irá enfrentar alguns inimigos em uma espécie de tutorial sobre o sistema de combate do jogo. Nesse momento, já poderá conseguir dois troféus:

Freeflow Combo 5 (Bronze)
Este troféu será o provavelmente o primeiro que conseguirá. Para liberá-lo, basta acertar um combo de 5 hits. Ele é praticamente obrigatório, de tão simples de ser conseguido. Logo na primeira luta do jogo, contra os três bandidos, tente acertar um combo de 5 hits. Ou seja: acerte cinco golpes em sequência sem ser atingido. É bem simples, basta se antecipar ao ataque (saberá que um inimigo vai atacar quando ele correr em sua direção. Na dificuldade Hard, não aparece o indicador de ataque) e pressionar o botão de contra-ataque, ▲, para não ser atingido. Atacando e contra-atacando com fluidez, poderá manter excelentes combos. Assim que conseguir esse combo de 5 hits, liberará esse troféu.

Freeflow Combo 10 (Bronze)
Para liberá-lo, terá de acertar um combo de 10 hits. Basta tomar cuidado para contra-atacar os ataques e tentar não ser atingido. Caso não consiga nesse local, poderá voltar o checkpoint e tentar novamente ou ainda deixar para conseguir em uma outra oportunidade em que terá de enfrentar diversos oponentes, mas qualquer local serve. Ao conseguir esse combo de 10 hits, liberará esse troféu.

Agora, vale a pena se atentar para uma dica. Há diversos segredos no game, incluindo itens colecionáveis. Eu irei indicar quantos itens colecionáveis há em cada cenário do game, porém, saiba que nem todos eles estão disponíveis a essa altura. Isso porque precisará de gadgets, ferramentas que ainda não possui para chegar até eles. Por isso, não irei dizer como pegá-los, por enquanto, apenas vou mencioná-los. Vá coletando todos os que conseguir pegar, mas futuramente irei dizer como conseguir todos (quando for possível de fato pegar todos de uma determinada área).

fica a seu critério se vai atrás dos itens colecionáveis agora ou se deixa para mais tarde, quando for possível pegar todos.

Chegando ao cenário Patient Pacification Chamber, irá conseguir o troféu a seguir:

Shocking Rescue (Bronze)
Esse troféu é o primeiro troféu obrigatório do jogo. No cenário Patient Pacification Chamber, verá Zsasz com um refém. Vá por trás dele usando as gárgulas e o nocauteie. Assim que Zsasz for detido e o refém libertado, esse troféu será liberado. É obrigatório que faça isso para avançar na história, então não deverá encontrar problemas.

Vamos em frente com o game.

Chegando ao cenário Decontamination, poderá conseguir o troféu a seguir:

Leave No Man Behind (Bronze)
No cenário Decontamination, haverá três pessoas prestes a cair, sendo dois guardas e um bandido. Para conseguir esse troféu, terá de salvar os dois seguranças primeiro, antes de salvar o bandido. A ordem é a mesma em que eles se encontram, então será improvável que erre, mas, se salvar o bandido antes dos dois guardas, não conseguirá o troféu e precisará reiniciar o game para tentar novamente. Portanto, preste atenção e não perca essa chance!

Só um aviso: a essa altura, pode ser que tenha conseguido experiência suficiente para conseguir comprar sua primeira habilidade. Há muitas habilidades para escolher, algumas delas estão bloqueadas no momento, mas precisará ter todas de qualquer forma para conseguir um troféu, então a ordem não faz tanta diferença. Acontece que, em breve, precisará do upgrade Inverted Takedown para conseguir um troféu não-obrigatório. Então, aconselho a comprar essa habilidade logo de cara, para adiantar nosso trabalho. Apenas consiga esse upgrade o mais rápido que puder.

Chegando ao cenário Secure Treatment Transfer, irá liberar mais um troféu:

Malpractice Needs More Practice (Bronze)
Mais um troféu obrigatório. No cenário Secure Treatment Transfer, será atacado por um monstrengo enorme chamado Titan Henchman. Ele ainda não pode ser derrotado. Apenas desvie de seus ataques por um tempo, e jogue Batarangs nele quando ele vier correndo para tonteá-lo. Ele morrerá sozinho depois de um tempo. Quando isso acontecer, surpreendentemente, liberará esse troféu.

A essa altura do game, já poderá comprar outra habilidade. Aconselho a comprar a habilidade Remote Control Batarang. Além de ser um novo gadget e bem útil, esse upgrade nos permite um troféu:

Catch! (Bronze)
Para conseguir esse troféu, precisará obter o upgrade Remote Control Batarang. Se ainda não obteve esse upgrade, é só adquiri-lo agora. Só o que tem a fazer é controlar o Batarang e direcioná-lo de volta a Batman, de modo que ele pegue-o de volta. Troféu liberado. Esse troféu pode ser adquirido a qualquer momento e é realmente bem simples.

Agora siga em frente com o game.

Chegando ao cenário, Intensive Treatment Lobby, poderá conseguir o troféu a seguir:

Rope-a-dope-a-dope (Bronze)
Esse troféu será liberado quando prender um inimigo em uma gárgula usando a habilidade Inverted Takedown. Primeiramente, certifique-se de ter adquirido a habilidade Inverted Takedown. Eu orientei mais acima que adquirisse esse upgrade o mais rápido possível, então, se seguiu minha orientação, já deverá tê-lo aqui. Espere que um inimigo passe por baixo da gárgula e pressione ▲ para usar o Inverted Takedown. Então, se afaste para um local seguro e espere enquanto outros bandidos se aproximam para ver o que aconteceu. Quando eles estiverem por perto, corte a corda que suspende o bandido usando um Batarang, diante dos outros bandidos próximos. Um bom local para realizar esse troféu é aqui no cenário Intensive Treatment Lobby, mas qualquer local com pelo menos dois inimigos e gárgulas serve. Se tiver uma dúvida sobre como conseguir esse troféu, assista o vídeo abaixo:


Bem, ainda aqui nesse cenário, Riddler irá entrar em contato com Batman. Ele irá falar sobre os Riddler Challenges, pequenos desafios que podemos realizar para conseguirmos experiência e também para capturarmos Riddler. Cada área possui seus desafios e Riddler Challenges, que são separados por categorias: completará desafios quebrando Joker Teeths, coletando itens colecionáveis (como Riddler Trophies, Interview Tapes e Arkham Chronicles) e também resolvendo enigmas. A partir de agora, os enigmas estarão disponíveis. Enigmas são charadas escondidas pelo cenário. Ele dirá uma frase, e você deve achar uma cena ou coisa que remeta a essa frase. Algumas vezes, a cena só aparece no modo detetive. Então, é só tirar uma foto da cena (segure L2). E podemos começar agora:

Intensive Treatment Riddle #1. Tire uma foto do retrato de Sharp na parede.

E não é só isso:

Intensive Treatment Riddle #2. Tire uma foto de dentro do escritório central, da interrogação desenhada no vidro pelo lado de dentro, alinhado com um ponto que fica na parede ao longe.

Irei informar a localização de todos os enigmas conforme for possível.

Siga em frente para o cenário Utility Corridor.

Intensive Treatment Riddle #3. Tire uma foto da rádio em cima do banco no corredor.

Agora, siga em frente, e sairá em uma nova área do game.

Arkham East

Irá conseguir o seguinte troféu aqui:

Born Free (Bronze)
Mais um troféu obrigatório. Esse troféu será liberado assim que chegar em Arkham East.

E já que estamos aqui, vamos atrás de mais alguns enigmas!

Arkham East Riddle #1. Tire uma foto da cripta de Amadeus Arkham, a única aberta que fica no cemitério ao centro de Arkham East.

Arkham East Riddle #2. Tire uma foto da torre de Wayne que pode ser vista na cidade de Gotham, olhando para o horizonte na parte mais nordeste do mapa.

Arkham East Riddle #3. Tire uma foto da interrogação do alto da torre do relógio que fica no ponto mais alto de Arkham Mansion. Visto do sul, poderá ver a interrogação completa. Este é o último enigma de Arkham East.

Aliás, já que está aqui, podemos aproveitar para conseguirmos mais um troféu:

Night Glider (Bronze)
Mais um troféu não-obrigatório que podemos conseguir agora. Esse troféu exige que Batman plane por mais de 100 metros sem tocar no chão. Simples. Só há um lugar no game em que isso é possível, e é aqui. Em Arkham East, suba no telhado de Arkham Mansion. Pelo lado de fora, comece a escalar a torre do relógio até o topo, usando o gancho. Escale até o ponto mais alto, o qual é o ponto mais alto de todo o jogo (onde fica o enigma #3). É daqui que iremos realizar nosso voo. Do topo da torre do relógio, pule e comece a planar na direção norte. Vá planando o máximo que der, até tocar o solo. Se fez tudo corretamente, terá planado por mais de 100 metros, e liberará o troféu. Qualquer dúvida, assista o vídeo abaixo:


Só isso, por enquanto. Agora, vamos para Arkham North.

Arkham North

Assim que chegar a esse local, antes de irmos atrás de itens colecionáveis, vamos cumprir o objetivo. Após deter os bandidos que estão tentando destruir o Batmóvel, Batman conseguirá o gadget Explosive Gel, o qual é usado para explodir paredes ocas. Esse item será muito útil para conseguir avançar no jogo e também encontrar alguns Riddles. Logo ao lado do Batmóvel, vá para o teto do escritório e use o Explosive Gel para detonar o teto, permitindo a entrada do Batman. No interior do escritório, encontrará o item Arkham North Secrets Map. Esse item revela a localização de todos os itens colecionáveis e enigmas dessa área, incluindo Riddles, Interview Tapes e Arkham Chronicles. Muitos deles estão disponíveis já desde agora, mas ainda precisará de mais alguns gadgets para conseguir chegar a todos os Riddles. Sendo assim, deixarei para citar os Riddles quando for possível pegar todos.

Só para constar, vamos ver os enigmas disponíveis:

Arkham North Riddle #1. Tire uma foto da gangorra que fica na parte norte da área, próximo ao portão que serve de entrada para Arkham Asylum.

Arkham North Riddle #2. Tire uma foto da interrogação que se encontra no interior do prédio a noroeste do mapa. Do lado de entrada da arcada de entrada, poderá ver a interrogação no teto, mas terá de tirar a foto de fora para dentro para completar o símbolo.

Bem, é isso, por enquanto. Siga em frente com o game e sairá em Arkham West.

Arkham West

Vamos para mais enigmas:

Arkham West Riddle #1. Suba a sacada de frente para a entrada principal para Penitentiary. De cima da sacada, olha na direção da entrada com o modo detetive acionado e verá um interrogação mais abaixo. Centralize o ponto com a restante do símbolo e tire a foto para conseguir o enigma.

Bem, agora vá para Medical Facility.

Medical Facility

Aqui dentro, chegando ao cenário Sanatorium, derrote os oponentes para libertar os médicos. Então, antes de seguir em frente há mais dois enigmas:

Medical Facility Riddle #1. Na parte nordeste do cenário Sanatorium, no nível do solo, encontrará uma cela aberta com as grades retorcidas. Fotografe-a para conseguir o enigma.

Medical Facility Riddle #2: Ainda aqui em Sanatorium, na parte oeste da sala, verá um piso quebrável. Exploda-o com o Explosive Gel, mas não desça. Usando o Detective Mode e olhando para dentro do buraco pelo lado sul, verá que poderá alinhar um sinal de interrogação. Alinhe-o e tire uma foto para registrar mais esse enigma.

Então, em Upper Corridor, poderá escolher para qual sala ir primeiro. Cada sala possui um médico para ser salvo, o que nos garantirá o troféu:

Just What the Doctors Ordered (Bronze)
Mais um troféu obrigatório. Precisará libertar os três médicos dentro de Medical Facility. Dr. Chen fica no cenário Surgery Room. No cenário Patient Observation, encontrará Dr. Kellerman. Por fim, no cenário X-Ray Room, encontrará a Dra. Young. Resgatando todos, esse troféu será liberado.

Em Surgery Room, até mesmo poderá tentar um troféu:

Freeflow Combo 20 (Prata)
Esse troféu de prata exige que você consiga realizar realizar um combo de 20 hits. Há diversas formas de se conseguir isso. Se você for um exímio lutador e bom nos combos e golpes especiais, pode ser até que já tenha liberado esse troféu. Se não, terá a sua oportunidade aqui mesmo, pois virão vários inimigos em um curto espaço de tempo. Apenas atente-se aos contra-ataques, e deverá conseguir um combo de 20 hits. Se não conseguir, também, haverá outros excelentes locais para tentar, não se preocupe.

Nestes cenários, há mais enigmas:

Medical Facility Riddle #3. Em Patient Observation, entre na sala do qual derrubou o guarda do telhado. Aqui dentro, verá uma estante aberta com recortes de jornal. Pressione R3 para ter uma visão em primeira pessoa dos recortes, então fotografe para resolver o enigma.

Medical Facility Riddle #4: Em Surgery Room, suba na bancada de onde vieram os inimigos e olhe para a direita para ver um quadro branco com alguns nomes. Dê um zoom no nome de Tommy Elliot e fotografe para conseguir esse enigma.

Deverá ainda liberar o seguinte troféu:

Arkham Analyst (Bronze)
Esse é o primeiro troféu relacionado aos Riddles que irá liberar. Ele é liberado após conseguir um total de 12 Riddles, o que corresponde a 5% do total de 240 Riddles. Riddles equivalem a Riddler Trophies, enigmas, Joker Teeths e tudo o mais. Se veio coletando tudo o que encontrou até aqui, já deverá ter liberado esse troféu há tempos. Se não, apenas com enigmas e Joker Teeths esse troféu já deverá ter sido liberado a essa altura.

Siga em frente com o game.

Daydreamer (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. No cenário Morgue, entrará no mundo das ilusões de Scarecrow. Enfrente-o e derrote-o. Assim que derrotar Scarecrow, conseguirá liberar mais esse troféu.

E há mais um enigma a ser resolvido:

Medical Facility Riddle #5. Em Morgue, repare na mesinha com um jarro no centro da sala. Dê um zoom no jarro e tire uma foto para resolver este enigma.

Siga em frente com o game. Chegando ao cenário Experimental Chamber, encontrará o item Medical Facility Secrets Map bem em cima da mesa. Assim, revelará todos os segredos dessa região, mas, como ainda não poderá pegar tudo nesse local, deixarei para mostrar a localização dos itens mais para a frente, no game, quando for possível coletar todos os colecionáveis. Por ora, apenas siga em frente com o game. Ah, claro, não posso me esquecer do enigma:

Medical Facility Riddle #6. Na mesma mesa onde pegou o mapa há pouco, verá um urso de pelúcia. Ele é o enigma! Dê um zoom nele e fotografe-o para conseguir o troféu.

Chegando ao cenário Boiler Room, irá enfrentar Bane. E isso nos garante um troféu:

Baneful Payback (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que derrotar Bane, no cenário Boiler Room.

Agora, o objetivo do game é chegar à Batcave. Quando chegar lá, Batman irá adquirir mais um gadget, o Batclaw, que lhe permite puxar coisas à distância. Esse item será muito útil para prosseguir no jogo e também para conseguir alguns Riddle escondidos em partes secretas do cenário. Mas deixemos isso de lado por enquanto. Siga em frente, e chegará a uma nova área do game.

Caves

No cenário Main Sewer Junction, haverá um enigma:

Caves Riddle #1. Este será complicado. Siga por todo esse caminho ente os pilares e aquedutos até chegar ao corredor leste que  leva para o cenário Surface Access. Mas não siga esse corredor ainda. De costas para este corredor, estará de frente com os aquedutos. Vá para a direita e salte o buraco. Se reparar na parede defronte, verá um espaço onde Batman consegue se agarrar e ir tateando para a direita até um local secreto onde poderá escalar. Há um Riddler Trophy aqui, e não só isso. Acione o Detective Mode e verá que pode alinhar um ponto de interrogação bem na parede acima de onde estava o Riddler Trophy. Alinhe e tire uma foto para resolver este enigma. Este é o único enigma em Caves.

Saindo de Caves, terá de entrar em Arkham Mansion agora. Como a entrada principal está bloqueada, terá de acessar por um duto de ventilação acima da entrada, usando o Batclaw. Então, conseguirá um troféu:

Breaking and Entering (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que Batman conseguir retornar à área Arkham Mansion, pelo duto de ventilação acima da entrada principal.

Arkham Mansion

Enquanto segue pelo interior de Arkham Mansion, poderá resolver alguns enigmas:

Arkham Mansion Riddle #1. No cenário Main Hall, fique diante da porta que leva para South Corridor. Então, olhando para a esquerda, verá um quadro na parede. Fotografe esse quadro para resolver o enigma.

Arkham Mansion Riddle #2. Na parte norte de North Corridor, encontrará uma cela aberta com vários rabiscos na parede. Fotografe-a, para resolver esse enigma.

Arkham Mansion Riddle #3. Chegando a Dr. Young's Office, repare nas câmaras de mortuário por uma porta aberta com um corpo à mostra. Dê um zoom no bilhete de identificação do corpo e fotografe-o para resolver este enigma.

Arkham Mansion Riddle #4. Ainda dentro de Dr. Young's Office, quando chegar à sala onde fica o cofre da Dr. Young, tire uma foto da máscara na parede oposta ao cofre.

Arkham Mansion Riddle #5. Chegando em South Corridor, seguindo para o sul, repare em um mostruário de vidro à esquerda. Verá um chapéu. Tire uma foto do local para resolver o enigma.

Arkham Mansion Riddle #6. Ainda aqui em South Corridor. Pouco mais para o sul, verá alguns dutos de ventilação no alto da parede da esquerda. Suba e use o Detective Mode. Olhando para baixo, poderá alinhar um sinal de interrogação. Tire a foto e complete o enigma.

Siga em frente até enfrentar Scarecrow novamente, então receberá outro troféu:

Recurring Nightmare (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que enfrentar Scarecrow mais uma vez. Derrote-o novamente para liberar esse troféu.

Siga em frente. Entrando em East Wing Corridor, haverá mais um enigma:

Arkham Mansion Riddle #7. No canto sudeste de East Wing Corridor, verá um mostruário de vidro com os trajes da mulher-gato. Tire uma foto e o enigma estará resolvido.

Logo mais, chegará ao cenário Warden's Office, onde conseguirá um troféu:

Zsasz Cut Down to Size (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que derrotar Zsasz, que estará mantendo Dr. Young refém. Assim que libertá-la, irá liberar esse troféu.

Ainda no canto sudeste do escritório, encontrará o Arkham Mansion Secrets Map. Esse item revela a localização de todos os Riddles dessa área. Ainda não temos todos os gadgets necessários para conseguirmos pegar todos os Riddles, então vamos adiar mais um pouco essa caçada.

Arkham Mission Riddle #8. Bem do lado da mesa onde pegou o mapa, verá um mostruário com um boneco de ventriloquismo. Fotografe-o para terminar esse enigma.

Vamos em frente com o game. Terá de ir a um novo local.

Penitentiary

Enquanto prossegue pela área, informarei quanto aos enigmas:

Penitentiary Riddle #1. Em Cells Access, perto da porta que leva para Main Cell Block, verá um caminho que vai até o banheiro. Entre no banheiro feminino e tire uma foto do espelho para concluir o enigma.

Penitentiary Riddle #2. Em Security Control Room, repare na cela em que Aaron Cash está preso. Há um manequim lá dentro. Fotografe-o e resolverá esse enigma.

Deverá liberar o seguinte troféu:

Cryptic Investigator (Bronze)
Esse troféu é liberado após conseguir um total de 24 Riddles, o que corresponde a 10% do total. Se veio coletando itens colecionáveis pelo caminho ou mesmo só realizando os enigmas indicados no guia, a essa altura já deverá ter conseguido essa quantia e o troféu será liberado.

Após resgatar o Quincy Sharp, Batman irá conseguir um novo gadget, chamado Cryptographic Sequencer. Esse item permite a Batman hackear e destravar portas criptografadas, ou seja, eletronicamente travadas. Com esse novo dispositivo, poderemos destrancar muitas portas espalhadas ao redor do jogo, chegando a algumas salas secretas e conseguindo ainda mais itens secretos e Riddles. Para aumentar a eficácia do instrumento, assim que puder, compre o upgrade Cryptographic Range Amplifier, para aperfeiçoar o Cryptographic Sequencer ainda mais (esse upgrade será necessário para destravar algumas portas, então adquira-o o quanto antes). O Cryptographic Power Amplifier torna a decodificação mais rápida, então compre-a assim que puder também. Siga em frente para mais enigmas:

Penitentiary Riddle #3. De volta a Main Cell Block, após derrotar vários inimigos, vá para a o local onde Harley fugiu, e verá uma metralhadora antiga à mostra em um mostruário na parede. Fotografe-o para resolver este enigma.

Penitentiary Riddle #4. Ainda em Main Cell Block, desça ao térreo e entre na parte oeste do local. A primeira cela aberta à sua direita estará completamente forrada por papéis. Fotografe-a.

Penitentiary Riddle #5. Chegando a Controlled Access, siga até a segunda sequência de celas. A segunda cela da direita, na segunda sequência, terá um pôster na parede. Fotografe-o para encerrar esse enigma.

Chegando ao cenário Extreme Incarceration, irá obter um troféu:

Solitary Confinement (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. No cenário Extreme Incarceration, encontrará Harley Quinn. Não precisará enfrentá-la, e sim os capangas que ela convoca para pegarem Batman. Cuidado com os bastões elétricos e com o piso eletrificado. Assim que acabar com todos eles, Batman irá prender Harley Quinn e o troféu será liberado.

Ainda aqui no cenário Extreme Incarceration, entre na porta imediatamente abaixo da sala de controle, onde estava Harley Quinn. Na mesa do lado esquerdo, encontrará o item Penitentiary Secrets Map. Esse item revela a localização de todos os Riddles dessa área. Como ainda faltam alguns gadgets para que possamos pegar todos os Riddles, então deixemos para depois. E não é só isso:

Penitentiary Riddle #6. Se reparar bem, verá que a cela no canto sudeste de Extreme Incarceration está toda repleta de neve. Fotografe-a, e esse enigma será desvendado.

Sando de Penitentiary, estará em Arkham West. Vá até onde está a ambulância, no centro do local, e use o Cryptographic Sequencer para destravar a porta na casinha ao lado. Do lado de dentro, encontrará o Arkham West Secrets Map. No momento, ainda não possui gadgets para conseguir pegar tudo que há nessa região, então deixaremos para depois, quando poderemos pegar tudo.

Arkham West Riddle #2. Acima da porta de entrada para Penitentiary, há uma varanda. Suba e verá uma porta eletrificada. Se já adquiriu o upgrade Cryptographic Ranger Amplifier, como eu informei, poderá abrir essa porta e encontrar um Riddle Trophy e também uma mesa de carteado com alguns guardas mortos. O enigma da vez são as cartas marcadas na mesa: dê um zoom e fotografe-as.

Nosso próximo objetivo é ir para a área Botanical Gardens, que fica em Arkham East. Mas não tão rápido. Chegando a Arkham East, há mais coisas que podemos fazer. Vá ao centro do local, próximo do cruzamento dos caminhos que levam para Arkham West e Arkham North, e encontrará uma guarita protegida. Libere a entrada com o Cryptographic Sequencer e encontrará o Arkham East Secrets Map. Este mapa revela a localização de todos os segredos dessa área, e, diferentemente de outras áreas, já temos todos os gadgets necessários para obter tudo. Portanto, podemos dar um tempo nas missões do game e coletarmos todos os colecionáveis e Riddles desta área. Vamos à caçada!

Os Riddles são divididos em seis grupos. "Mystery" é o mapa de enigmas da determinada área. "Joker Teeths" são essas dentaduras do Coringa que fazem barulho e ficam espalhados pelo chão e devem ser destruídos com o Batarang. "Riddle" são os enigmas de alguns cenários. Eu vim mostrando a localização de todos os enigmas possíveis no decorrer do guia. "Chronicle of Arkham" são rochas com um símbolo de besouro, que revelam arquivos de áudio quando se tira fotos de Environmental Scan no Detective Mode. "Patient Interview Tape" são arquivos de áudio que se encontram espalhados pelo cenário. Por fim, "Riddler Trophies" são ícones de interrogação na cor verde que ficam escondidos ou em áreas de difícil acesso. Com exceção dos Joker Teeths e dos enigmas, os outros itens secretos aparecem no mapa, tornando-os muito mais fáceis de serem encontrados. Vamos lá.

Há 20 Riddles na área Arkham East, sendo 1 Secret Map, 10 Joker Teeths (que valem 1 Riddle), 3 enigmas, 2 Chronicles of Arkham, 2 Patient Interview Tapes e 11 Riddler Trophies. Assista o vídeo abaixo, que mostra a localização exata de todos os Riddles dessa área:



Após consegui todos os Riddles de Arkham East (deverão faltar alguns Joker Teeths, mas eles aparecerão em breve), deverá conseguir um troféu:

Lateral Thinker (Bronze)
Mais um troféu relacionado aos Riddles que irá liberar. Ele é liberado após conseguir um total de 60 Riddles, o que corresponde a 25% do total. Se você coletou todos os 20 Riddles de Arkham East, mais os Riddles e enigmas que pode ter liberado no decorrer do game até aqui, então esse troféu deverá ser liberado a essa altura. Caso contrário, não se preocupe, pois será liberado mais cedo ou mais tarde.

Agora vamos em frente com as missões principais. Entre em Botanical Gardens.

Botanical Gardens

Há enigmas para resolver pelo caminho:

Botanical Gardens Riddle #1. Ainda em Glasshouse Entrance, se olhar no canto sudeste, encontrará dois policiais mortos em um banco, com livros. Tire uma foto do local para resolver o enigma.

Botanical Gardens Riddle #2. Em Botanical Glasshouse, após se livrar dos guardas, suba a escada da esquerda e repare em meio às pedras da esquerda por um conjunto de chá. Fotografe a cena para resolver esse enigma.

Botanical Gardens Riddle #3. Em Statue Corridor, repare em um banco de praça bem na entrada da sala. Se der um zoom na placa de metal presa ao banco, verá o nome dos Wayne. Fotografe a placa para desvendar esse enigma.

Chegando a Glasshouse Generator Room, após livrar a sala de inimigos, suba a escada e destranque a porta usando o Cryptographic Sequencer. Dentro da sala, encontrará um Riddler Trophy e o Botanical Gardens Secrets Map. Todos os itens secretos do local serão revelados, mas não terá acesso a todos no momento. Vamos em frente.

Botanical Gardens Riddle #4. Em Flooded Corridor, após desligar a eletricidade da água, atravesse e entre no duto. No meio do caminho, verá uma grade na parte de baixo, com uma máscara e luvas. Fotografe o material, e terá desvendado o enigma.

Botanical Gardens Riddle #5. Em Abandoned Chamber, esse será o mais complicado enigma de todos, de se explicar. Defronte com a porta norte que leva para Flooded Corridor, siga para a esquerda e pule para a outra plataforma. Pendure-se na parede e vá para a esquerda. Na cachoeira, pule para a plataforma defronte, e use o Batarang para cortar a corda que segura a passarela de metal. Dê dois passos em cima da passarela e escale a pedra à esquerda. Pendure-se pela esquerda e suba do outro lado. Agache para passar pela entrada na pedra e pare no final da plataforma. Daqui, acione o Detective Mode e olhe para o chão. e fez tudo certo, verá um ponto de interrogação que pode alinhar. Fotografe e pronto, enigma solucionado.

Botanical Gardens Riddle #6. Em Flooded Corridor (parte norte), após conversar com Jordan Fraser, siga pelo corredor sul e logo verá um banco de praça com tranqueiras em cima. Fotografe a cena e pronto.

Botanical Gardens Riddle #7. Ainda em Flooded Corridor. De Jordan Fraser, siga para leste. Verá uma estátua. O enigma da vez é a plaqueta de metal no pé da estátua: fotografe-a.

Botanical Gardens Riddle #8. Em Aviary, após resgatar o reféns das gaiolas, olhe para o alto da parede sudoeste da sala. Verá um esqueleto preso na parede: fotografe-o. Este é o último enigma daqui de Botanical Gardens.

Chegando ao cenário Titan Production Facility, hora de mais um troféu:

Mano-a-mano (Prata)
Aqui no cenário Titan Production Facility, terá de enfrentar dois Titan Henchmen, que são dois monstrengos enormes. Já enfrentou algo semelhante anteriormente. É bem fácil matá-los usando Batarangs para desorientá-los, mas aí é que entra a parte difícil: para liberar esse troféu aqui em específico, precisará derrotá-los da maneira difícil, ou seja, sem usar Batarangs. Ao invés disso, fique parado entre os dois, atraindo um de encontro ao outro. Faça com que um deles bata no outro. Assim, eles ficarão tontos, e poderá bater neles usando golpes comuns. Essa é a única forma segura de feri-los sem usar Batarangs. Demora, mas funciona. Repita o procedimento diversas vezes, até que um deles perca um terço da vida, então poderá montá-lo (aperte ■). Montando um Titan Henchman, poderá golpear o outro. Repita isso até matar um deles. Ao derrotar um Titan Henchman sem usar o Batarang, irá conseguir liberar o troféu. Depois disso, pode usar o Batarang normalmente contra o outro Titan Henchman que sobrar. Caso não tenha compreendido alguma parte da explicação, assista o vídeo abaixo:


Double Trouble (Prata)
Já esse troféu de prata é obrigatório. Esse apenas exige que você vença os dois Titan Henchmen, independentemente de como seja. Já que precisa derrotar os dois de qualquer jeito para prosseguir na história, foque em não usar Batarangs por causa do troféu anterior. Seja como for, ao derrotar os dois Titan Henchmen, irá liberar esse troféu obrigatório.

Logo após essa batalha, Batman irá adquirir um novo gadget: o Line Launcher. Esse item permite a Batman criar cordas de tirolesa que lhe permite atravessar obstáculos mais vastos de forma aérea. Esse item nos permitirá avançar na aventura, mas também nos permitirá adquirir muito mais Riddles e acessar algumas áreas secretas.

Siga em frente naturalmente. Seu objetivo agora é retornar para Arkham Mansion. Após falar com Aaron Cash, seu objetivo será ir para Intensive Treatment, novamente. Volte para Arkham North. Já que está aqui, poderá resolver um enigma:

Arkham North Riddle #3. Debaixo da torre mais a oeste desse local, encontrará uma casa cuja entrada está protegida. Desbloqueie a entrada com o Cryptographic Sequencer e entre para encontrar um Interview Tape. Tire uma foto dos pôsteres de Dent na parede para resolver este enigma. Este é o último enigma daqui de Arkham North.

Volte para Intensive Treatment. Verá que a entrada habitual está bloqueada por vinhas, então temos de entrar pela entrada alternativa. Suba na torre de vigilância mais próxima e use o Line Launcher para chegar ao ponto mais alto, onde fica outro atirador, e entre em Intensive Treatment.

Chegando ao cenário Cell Block Transfer, enfrentará Scarecrow pela terceira vez no game. Derrote-o para liberar o seguinte troféu:

Resist the Fear (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que derrotar Scarecrow pela terceira vez.

Após a batalha, no cenário Secure Transit, mais um enigma nos espera.

Intensive Treatment Riddle #4. Na parte sul do corredor leste de Secure Transit, há uma escada cuja entrada está bloqueada. Destrave a entrada com o Cryptographic Sequencer e suba a escada. Tire uma foto da foto dos pais de Bruce sobre a bancada para resolver  o enigma

Siga em frente. Quando conseguir abrir a passagem em Secure Transit para chegar ao fundo do poço do elevador, suba uma escadinha na parte norte para entrar em uma sala de controle. Aqui dentro, sobre a mesa, encontrará o item Intensive Treatment Secrets Map. Esse item revela a localização de todos os Riddles dessa área. De fato, temos no momento todas as ferramentas para adquirir todos esses Riddles daqui (Explosive Gel, Batclaw, Cryptographic Sequencer e Line Launcher), e também temos o mapa com a localização deles para conseguirmos nos orientar. Aconselho a dar uma parada na missão principal e aproveitarmos que estamos na área para pegar todos os Riddles daqui. Primeiro, vamos a um enigma:

Intensive Treatment Riddle #5. Se olhar bem para a parede leste do poço de elevador do qual desceu, verá um duto de ventilação. Entre nesse túnel e siga para a direita para chegar a uma sala secreta com várias imagens. Tire uma imagem para solucionar o enigma.

Suba o poço do elevador novamente, e entre na porta que leva para Transfer Loop. Aqui, encontrará mais um enigma.

Intensive Treatment Riddle #6. No cenário Transfer Loop, siga o corredor para leste e verá uma salinha à esquerda. Entre e tire uma foto da imagem do Penguin na parede.

Os demais enigmas estão na parte norte. Vamos a eles:

Não posso deixar de lado os enigmas:

Intensive Treatment Riddle #7. Em Patient Pacification Chamber, volte para o local onde Zsasz estava ameaçando um refém no começo do game. Lá, encontrará uma parede que pode se destruída com o Explosive Gel. Dentro há uma sala secreta com imagens: fotografe-a e encerre o enigma.

Intensive Treatment Riddle #8. Em Holding Cells, desbloqueie a passagem e desça a rampa. A primeira cela da esquerda é a que pertencia ao Riddler. Fotografe-a para solucionar mais um enigma. Este é o último enigma de Intensive Treatment.

Já que estamos na empreitada, vamos aos Riddles:

Há 30 Riddles na área Intensive Treatment, sendo 1 Secret Map, 20 Joker Teeths (que valem 3 Riddles), 8 enigmas, 3 Chronicles of Arkham, 5 Patient Interview Tapes e 10 Riddler Trophies. Assista os vídeos abaixo, que mostram a localização exata de todos os Riddles dessa área:




Deverá conseguir o seguinte troféu:

Mystery Solver (Bronze)
Mais um troféu relacionado aos Riddles que irá liberar. Ele é liberado após conseguir um total de 96 Riddles, o que corresponde a 40% do total. Se você coletou todos os 20 Riddles de Arkham East, os 30 Riddles de Intensive Treatment e mais diversos Riddles espalhados pelo game, deverá ter o suficiente para liberar esse troféu. Senão, siga em frente que conseguirá em breve.

Bom, após conseguirmos todos os Riddles de Intensive Treatment, hora de seguirmos em frente com o game. Volte para o subsolo de Security Transit e entre na porta ao final para poder voltar à área Caves.

Siga em frente pelo local até chegar ao cenário Croc's Lair. Aqui, irá enfrenar Killer Croc, o que nos garante um troféu:

Crocodile Tears (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que conseguir escapar do covil de Killer Croc.

Bem, agora siga em frente pelo game, e chegará à Batcave. Batman irá adquirir então seu mais novo gadget: o último de sua lista, na verdade, o Ultra Batclaw. Esse item nos permite destruir alguns painéis destrutivos no teto ou em paredes altas. Além de nos permitir avançar no game, esse item irá nos permitir acessar algumas salas secretas a que não tínhamos acesso anteriormente. Agora, não há mais locais em que não podemos ir. Isso quer dizer que podemos coletar todos os Riddles de todos os cenários do game. Finalmente!

Após alguns eventos em Batcave, Batman conseguirá retornar para Old Sewer. Siga em frente pelos cenários, avançando até chegar ao cenário Main Sewer Junction. Aqui, vá escalando o cenário até o topo, onde poderá arrebentar uma parede usando o Ultra Batclaw. Assim, irá acessar o cenário Pump Control Room, onde poderá obter o item Caves Secrets Map no banco logo ao lado da entrada. Esse item revela a localização de todos os Riddles dessa área. E, já que estamos por aqui, temos o mapa e todos os apetrechos para conseguir os Riddles, porque não começarmos nossa jornada pelos Riddles escondidos aqui na área Caves?

Há 30 Riddles na área Caves, sendo 1 Secret Map, 20 Joker Teeths (que valem 3 Riddles), 1 enigma, 3 Chronicles of Arkham, 5 Patient Interview Tapes e 17 Riddler Trophies. Assista os vídeos abaixo, que mostram a localização exata de todos os Riddles dessa área:



Agora siga em frente no game, até chegar ao cenário Pressure Control Junction. Após desativar as três bombas de pressão e voltar aqui, irá enfrentar um Titan Henchman juntamente de vários inimigos. E esse momento é perfeito para conseguirmos um troféu:

Freakshow Rodeo (Bronze)
Esse troféu não-obrigatório exige que você monte um Titan Henchman e use-o para golpear 10 inimigos. E o melhor local no game para fazer isso é aqui em Pressure Control Junction. A princípio, ignore os outros soldados e foque toda a sua atenção no Titan Henchman. Equipe o Batarang e lance nele quando ele vier correndo em sua direção. Fazendo isso, o Titan Henchman irá tontear e bater na parede. Vá e bata nele enquanto ele etá tonto. Repita esse procedimento até que ele perca pelo menos um terço de sua vida, sempre tomando cuidado. Após perder um terço da sua vida, ele ficará desorientado e poderá ser montado. Aproxime-se dele e aperte ■ para montá-lo. Enquanto estiver montado no Titan Henchman, golpeie os outros bandidos ao redor. Golpeie o máximo que der, antes de desmontar automaticamente. Ao derrubar 10 bandidos enquanto monta um Titan Henchman, conseguirá liberar esse troféu. Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o procedimento, assista o vídeo abaixo:


Agora, siga em frente pelo jogo. Saindo da área Caves, estará em Arkham West.

Nosso próximo objetivo é ir para Botanical Gardens, porém, já que estamos aqui em Arkham West, podemos aproveitar e coletar de uma vez por todas todos os Riddles dessa área. Já obteve o mapa desse local anteriormente, então é só uma questão de ir e coletar os itens. Antes vamos ao enigma:

Arkham West Riddle #3. Diante do portão que leva para Arkham East, verá uns pilares altos. Suba nos pilares, e, se olhar no alto à esquerda, encontrará uma parede que pode ser destruída com o Ultra Batclaw. Destrua-a para acessar uma sala secreta, com alguns barris Tire uma foto e conclua o enigma. Este é o último enigma de Arkham West.

Agora, vamos aos Riddles:

Há 20 Riddles na área Arkham West, sendo 1 Secret Map, 10 Joker Teeths (que valem 1 Riddle), 3 enigmas, 1 Chronicle of Arkham, 1 Patient Interview Tape e 13 Riddler Trophies. Assista o vídeo abaixo, que mostra a localização exata de todos os Riddles dessa área:


Vamos concluir outra área agora. Já que estamos aqui em Arkham West, vamos aproveitar e coletar todos os Riddles de Medical Facility. Você já deve ter coletado o mapa de Riddles dessa área, então ficará bem mais fácil. Antes, um enigma:

Medical Facility Riddle #7. No cenário Medical Foyer, que fica assim que entra em Medical Facility pela porta da frente, olhe para a parede oposta à porta e encontrará, à direita, uma placa de metal com o nome de Bruce Wayne. Fotografe-o para concluir este enigma.

Medical Facility Riddle #8. Para esse enigma, terá de chegar em Secure Access. Não é difícil, mas não poderá mais usar o elevador. Do lado do elevador que costumava pegar, há um duto na parede. Arranque a grade com o Batclaw e sairá no poço do elevador. Desça ao andar inferior e arranque a grade de outro duto. Aqui, se seguir o caminho da direito, ainda dentro do túnel, sairá em uma sala lacrada com várias fotos do Coringa. Tire uma foto da cabeça da Harley Queen na mesa e irá desvendar esse enigma, o último daqui de Medical Facility.

Vamos aos Riddles agora:

Há 30 Riddles na área Medical Facility, sendo 1 Secret Map, 20 Joker Teeths (que valem 3 Riddles), 8 enigmas, 3 Chronicles of Arkham, 5 Patient Interview Tapes e 10 Riddler Trophies. Assista os vídeos abaixo, que mostram a localização exata de todos os Riddles dessa área:



Bem, agora vamos em frente com o game. Vá para Arkham North. Já que estamos aqui, porque não aproveitar e coletar todos os itens e Riddles daqui? Agora que temos o Ultra Batclaw, podemos acessar todos os locais secretos daqui. Se você já coletou o Arkham North Secrets Map, cuja localização já foi informada anteriormente no guia, então já terá meio caminho andado.

Há 20 Riddles na área Arkham North, sendo 1 Secret Map, 10 Joker Teeths (que valem 1 Riddle), 3 enigmas, 2 Chronicles of Arkham, 2 Patient Interview Tapes e 11 Riddler Trophies. Assista o vídeo abaixo, que mostra a localização exata de todos os Riddles dessa área:


Deverá liberar mais um troféu:

Conundrum Cracker (Bronze)
Mais um troféu relacionado aos Riddles que irá liberar. Ele é liberado após conseguir um total de 132 Riddles, o que corresponde a 55% do total. Se você coletou todos os Riddles que foram indicados no decorrer do guia até aqui, já deverá ter conseguido essa meta.

Bem, agora volte para Arkham East e entre em Botanical Gardens, para que possamos continuar com o game. Já possui o mapa desse local e todos os Riddles estão à nossa disposição. Porém, não vamos começar a caçada de Riddles agora. Temos uma coisa a fazer primeiro. Siga em frente pela área até chegar ao cenário Elizabeth Arkham Glasshouse, onde enfrentará Poison Ivy. Hora de um troféu:

Poisoned Ivy (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que derrotar Poison Ivy dentro de Botanical Gardens, no cenário Elizabeth Arkham Glasshouse.

Agora sim, tão logo tenha derrotado Poison Ivy, vamos coletar todos os Riddles de Botanical Gardens.

Há 30 Riddles na área Botanical Gardens, sendo 1 Secret Map, 20 Joker Teeths (que valem 3 Riddles), 8 enigmas, 3 Chronicles of Arkham, 5 Patient Interview Tapes e 10 Riddler Trophies. Assista os vídeos abaixo, que mostram a localização exata de todos os Riddles dessa área:



E então, mais um troféu:

Mental Athlete (Bronze)
Mais um troféu relacionado aos Riddles que irá liberar. Ele é liberado após conseguir um total de 168 Riddles, o que corresponde a 70% do total. Se você coletou todos os Riddles até aqui, deverá liberar esse troféu em algum momento enquanto consegue todos daqui. Já deverá ter mais de 180 Riddles.

Bom, agora, o último objetivo do jogo é ir para Penitentiary e enfrentar o Coringa, o último chefão do game, para fechar o jogo de forma definitiva. Antes de irmos fechar o game, por que não coletar todos os Riddles que deixamos para trás? Se coletou todos os Riddles informados até então, só deverá restar um local para caçar Riddles (com exceção, claro de Penitentiary): Arkham Mansion. Volte para Arkham East e entre em Arkham Mansion. Há um último enigma aqui:

Arkham Mansion Riddle #8. No cenário Arkham Records Room, na parte mais ao sul, agora poderá usar o Cryptographic Sequencer para desbloquear uma porta que leva a uma sala secreta. Aqui, fotografe os arquivos de Hugo Strange nos armários da direita para completar esse enigma, que é o último de Arkham Mansion.

Há 30 Riddles na área Arkham Mansion, sendo 1 Secret Map, 20 Joker Teeths (que valem 3 Riddles), 8 enigmas, 3 Chronicles of Arkham, 5 Patient Interview Tapes e 10 Riddler Trophies. Assista os vídeos abaixo, que mostram a localização exata de todos os Riddles dessa área:


E isso nos renderá mais um troféu:

Riddle Resolver (Prata)
Mais um troféu relacionado aos Riddles que irá liberar. Esse troféu de prata é liberado após conseguir um total de 204 Riddles, o que corresponde a 85% do total. Se você coletou todos os Riddles de todas as áreas visitadas do game até esse momento, então já deverá ter algo em torno de 210 Riddles, no total, o que é mais que o suficiente para liberar esse troféu de prata.

Agora, volte para Arkham West. Verá alguns guardas de prontidão diante do Visitor Center, mas ignore-os e esse local por enquanto. Dirija-se para a entrada principal da Penitentiary, que fica logo mais ao lado. Entre e vamos coletar os últimos 30 Riddles que nos restam no game. E também os últimos enigmas:

Penitentiary Riddle #7. No cenário Guard Room, suba o duto de ventilação perto de onde estão os guardas e destrua a parede. Use o Ultra Batclaw na parede oposta para revelar o mecanismo que aciona a ventilação, limpando a sala do gás. Agora, poderá pegar colecionáveis e tudo o mais na área. Use o Line Launcher para ir até a parede que acabou de destruir, e então olhe na direção de onde veio com o Detective Mode. Deverá conseguir alinhar um sinal de interrogação no local. Fotografe essa cena e enigma resolvido.

Penitentiary Riddle #8. Ainda em Guard Room, Na parede leste, mais precisamente nordeste, da sala principal, encontrará um pôster de Prometheus na parede. Fotografe-o e conseguirá desvendar esse enigma. Este é o último enigma não só de Penitentiary como do jogo em si também.

Vamos aos últimos Riddles do game:

Há 30 Riddles na área Penitentiary, sendo 1 Secret Map, 20 Joker Teeths (que valem 3 Riddles), 8 enigmas, 3 Chronicles of Arkham, 5 Patient Interview Tapes e 10 Riddler Trophies. Assista os vídeos abaixo, que mostram a localização exata de todos os Riddles dessa área:



E então, conseguirá mais dois troféus!

Crack the E Nigma (Prata)
Este é o último troféu relacionado aos Riddles que irá liberar. Ele é liberado após conseguir todos os 240 Riddles. Há 20 Riddles em Arkham East, 30 Riddles em Intensive Treatment, 30 Riddles em Caves, 20 Riddles em Arkham West, 30 Riddles em Medical Facility, 20 Riddles em Arkham North, 30 Riddles em Botanical Gardens, 30 Riddles em Arkham Mansion e 30 Riddles em Penitentiary. Se coletou todos, como foi explicitado neste guia, irá liberar esse troféu de prata.

Não acabou ainda. Se perceber, está faltando um Chronicle of Arkham. Há 24 no total, mas só terá encontrado 23. O 24º e último não faz parte dos 240 Riddles, e ele se encontra aqui mesmo em Penitentiary, no cenário Security Control Room. Após pegar os outros 23 Chronicles of Arkham, vá até esse cenário e suba a escada central. Verá rabiscos no chão. Fotografe-o para registrar esse último Chronicle of Arkham, o que irá nos garantir o troféu a seguir:

World’s Greatest Detective (Prata)
Esse troféu de prata é liberado quando se consegue todas as 24 Chronicles of Arkham do jogo. 23 deles fazem parte dos Riddles, e tem mais esse último que se adquire à parte ao final.

Bom, é isso. Agora, vamos para o último combate do game e fechar o jogo. Dirija-se para Visitor Center, que fica perto de Penitentiary, cuja entrada fica em Arkham West. Chegando lá, atenção para um troféu:

Party Pooper (Bronze)
Atenção para esse troféu, pois ele só pode ser adquirido agora, e, se perdê-lo, terá de recomeçar o game para ter a chance de completá-lo. Você não vai querer isso, né? Então, atenção. Em Arkham West, vá para Penitentiary, para a última batalha do game. Chegando ao lado externo desse local, derrote todos os bandidos e então entre na porta, entrando em Visitor Center. Encontrará alguns bandidos à sua espera, usando chapéus de festa e batendo palmas. Derrote todos eles, tanto os de dentro quanto os de fora do local. Atenção: é preciso derrotar todos para poder liberar esse troféu, e, se entrar na outra porta, não poderá mais sair. Uma vez que tenha derrotado todos aqui, liberará o troféu, que é um dos poucos que podem ser realmente perdidos se você ignorar a chance de realizá-lo agora mesmo. Qualquer dúvida, assista o vídeo abaixo:


Agora sim, siga em frente, derrote o Coringa e feche o game normalmente. Irá liberar, com isso, uma série de troféus:

Big Bang (Prata)
Você liberará esse troféu de prata ao fechar o game na dificuldade Easy ou superior.

Bigger Bang (Prata)
Você liberará esse troféu de prata ao fechar o game na dificuldade Normal ou superior.

Biggest Bang (Prata)
Você liberará esse troféu de prata ao fechar o game na dificuldade Hard. Se você seguiu a nossa recomendação inicial e fechou esse game diretamente na dificuldade Hard, então deverá ter liberado esse troféu logo de cara, e, ainda por cima, já terá garantido de quebra os troféus Big Bang e Bigger Bang. Bacana, não?

Após derrotar o Coringa e oficialmente fechar o jogo, poderá continuar explorando o mundo e obtendo os Riddles ou troféus que possa ter deixado para trás.

Bom, agora que conseguiu fechar o game e obter todos os 240 Riddles, terá adquirido a grande maioria dos troféus do game. Mas ainda não foram todos. Há mais alguns troféus que são relacionados a outro modo de jogo: os Challenges. Os Challenges são desafios adicionais em arena, e são complicados. Você desabilita os Challenges conforme vai adquirindo os Riddles, então, se obteve todos os Riddles, como foi explicitado no decorrer de nosso guia, já terá todos os Challenges desabilitados, e precisará completar todos para platinar o jogo. Vamos lá.

Há dois tipos de Challenges, os Combat Challenges e os Predator Challenges. Vamos começar pelos Combat Challenges. Esses consistem em combate puro e simples: você deve usar golpes e gadgets para derrotar os oponentes que vêm em hordas. São 4 rounds consecutivos em cada estágio (são quatro estágios), em ordem crescente de dificuldade. Ao final do quarto round, seu desempenho é avaliado e receberá de 1 a 3 estrelas (ou melhor, morcegos). Quanto maior o combo efetuado e menor o dano recebido, melhor. Tenha isso em mente durante os combates, pois precisará conseguir três estrelas em todos os quatro estágios. Pode tentar quantas vezes quiser, então é só questão de prática. Procure usar bem os contra-golpes e as finalizações, assim como os gadgets. Passar um round sem tomar dano vale 500 pontos, e se passar os quatro rounds sem tomar dano recebera 5000 pontos. Completar o round todo em um só combo rende 1000 pontos extras. Por fim, Ground Pound (R2 + ▲) multiplica todo o seu multiplicador por 100, o que torna esse movimento muito útil para multiplicar pontos.

Vamos aos desafios! Como o desafio é crescente, eu recomendo que fique no mesmo estágio até conseguir três estrelas, para só então seguir ao estágio seguinte. Assim, terá em mente o progresso linear e também da dificuldade. Se precisar de dicas para passar de alguns deles, assista os vídeos abaixo:

Combat Challenge 1 - Intensive Treatment

Este estágio é o mais simples. Deverá conseguir 3 estrelas com relativa facilidade, pois são inimigos comuns e nem sempre com armas.


Combat Challenge 2 - Sewer Bat

Tão simples quanto o anterior, só que com mais inimigos especias.


Combat Challenge 3 - Shock and Awe

Esse estágio é o único que possui tempo. Se o tempo acabar, encerrará o desafio, então seja rápido.



Se conseguiu 3 estrelas nesses três estágios, conseguirá o seguinte troféu:

Freeflow Bronze (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que conseguir 8 medalhas nos Combat Challenges.

Combat Challenge 4 - Rumble in the Jungle

Nesse estágio, começará a enfrentar vários inimigos armados e também há um Titan Henchman no último round. Acostume-se a usá-lo a seu benefício, pois, enquanto estiver montado nele, o combo não termina.


Após passar pelos quatro estágios, agora terá de completar os mesmos quatro estágios novamente, só que no modo Extreme. Nesse modo, a dificuldade aumenta bastante, e terá de enfrentar muito mais inimigos, mais fortes e melhor preparados e armados. Esses Challenges na dificuldade Extreme estão entre os maiores desafios do jogo, e não ligue se não conseguir sequer completá-los de início. Persista e continue treinando, pois precisará de três estrelas nos quatro estágios também na dificuldade Extreme para conseguir platinar o game. É difícil, mas é possível. Se precisar de dicas, assista os vídeos abaixo:

Combat Challenge 5 - Intensive Treatment (Extreme)

O mais fácil entre os estágios Extreme. Apenas se preocupe com os inimigos armados com bastões elétricos, e faça muitos pontos com combos.


Combat Challenge 6 - Sewer Bat (Extreme)

Agora, inimigos armados com metralhadoras começarão a aparecer com mais frequência, principalmente nos últimos rounds. Tente evitar que eles abram a caixas nos cantos para pegar as armas e ficará bem.


Se conseguiu 3 estrelas nesses estágios, conseguirá o troféu:

Freeflow Silver (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que conseguir 16 medalhas nos Combat Challenges.

Combat Challenge 7 - Shock and Awe (Extreme)

Agora é que as coisas começam a dificultar de vez. A quantidade de inimigos armados nos últimos rounds será tão grande que terá alguma dificuldade para conseguir sequer terminar com eles antes do tempo acabar. Sim, tem tempo. Será praticamente obrigado a realizar bons combos e ser bem rápido para finalizá-los antes que o tempo termine.


Combat Challenge 8 - Rumble in the Jungle (Extreme)

Por fim, o desafio final. Agora, enfrentará um alto número de inimigos armados, e, mais do que isso, haverá um Titan Henchman no segundo round e dois Titan Henchmen no quarto round. Prepare-se para um grande desafio, pois terá de estar no ápice de suas habilidades para passar dessa.


Quando finalmente conseguir 3 estrelas em todos esses estágios, irá liberar o troféu:

Freeflow Gold (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que conseguir todas as 24 medalhas nos Combat Challenges.

E não são só esses! Há mais alguns troféus que devemos e podemos conseguir aqui nos Combat Challenges. Vamos a eles:

Flawless Freeflow Fighter (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de completar um Combat Challenge sem tomar nenhum dano. Não poderá ser atingido nem uma vez sequer durante os quatro rounds. É um pouco complicado, mas a vantagem é que pode ser escolhido qualquer estágio, e não precisa ser no modo Extreme. Aconselho que escolha o primeiro estágio, Intensive Treatment. Tenha paciência, abuse dos saltos com X e dos contra-golpes sempre que for ameaçado. Evite usar Takedowns quando houver inimigos em volta, para não ficar vulnerável a golpes, e use a capa sempre que estiver cercado, para cegar os oponentes. É preciso durar os três rounds em tomar qualquer dano. Deverá conseguir em algumas tentativas. Caso precise de dicas sobre como conseguir, assista o vídeo abaixo:


Freeflow Combo 40 (Prata)
Para conseguir este troféu de prata, terá de conseguir realizar um combo de 40 golpes. Ele pode ser conseguido também no jogo principal, mas é muito difícil conseguir um combo de 40 hits nos combates casuais do modo história. É mais fácil conseguir aqui no Combat Challenge, se bem que não será nada fácil conseguir um combo desse tamanho. Recomendo que escolha o estágio Sewer Bat no modo Challenge (os inimigos demorarão mais para morrer, permitindo combos maiores). Sabendo usar bem os combos, contra-golpes e saltos, conseguirá rapidamente. Caso esteja tendo dificuldades, há uma forma bem simples. Basta apenas usar a fórmula "saltar sobre o oponente (usando X) e depois atacar pelas costas". Fazendo isso, muito raramente será atingido, e, se fizer na velocidade correta, poderá repetir isso a batalha inteira sem ser atingido nenhuma vez. Veja o vídeo abaixo para saber como usar esse método da forma correta:


Seja como for, seja persistente e tente até conseguir. Quando chegar a 40 hits, o troféu será liberado.

Freefow Perfection (Prata)
Esse será o troféu mais complicado de se conseguir em uma batalha. Esse troféu exige que você realize um combo perfeito, ou seja, envolvendo todos os nove comandos básicos de ataque, tudo em um combo apenas. Para facilitar as coisas, realize esse combo em um Combat Challenge, mais especificamente no estágio Sewer Bat no modo Extreme. Bem, vamos ao combo, e à forma mais fácil de realizá-lo. Comece usando um Batclaw em um inimigo apertando R2, então soque-o com ■, contra-ataque algum inimigo com ▲, pule sobre um inimigo com X, bata em alguém usando a capa com ●, realize um Takedown (● + ▲) e depois um Floor Stomp (R2 + ▲), então use um Throw (X + ■) e lance um Batarang com L2. Se conseguir realizar esses nove golpes em um só combo (não precisa ser necessariamente nessa mesma ordem usada como exemplo, e pode usar o mesmo movimento diversas vezes), irá liberar o troféu. É uma questão de prática e versatilidade. Assista o vídeo abaixo para maiores informações:


Bom, após completar todos os Combat Challenges, vamos agora para os Predator Challenges. Eles são um pouco mais simples do que os Combat Challenges, mas ainda podem dar algum trabalho e exigir bastante técnica e prática. Os Predator Challenges são arenas com inimigos armados separados pelo local. Assim como no modo história, a ideia é ser stealth e acabar com eles sem ser visto. Você tem total liberdade de movimentação, não há limite de tempo e pode usar todos os gadgets que quiser. Só que assim apenas seria fácil demais, então eles resolveram complicar as coisas colocando "desafios" que valem as estrelas. Há três desafios por estágio, e completando todos os desafios, conseguirá três estrelas. Não se preocupe com o tempo: leve o quanto tempo quiser, contanto que cumpra os desafios. Eu indicarei como realizar os três desafios de cada estágio. Vamos lá:

Predator Challenge 1 - Silent Knight

Desafio 1: Silence is Golden
Esse desafio consiste em utilizar um Silent Takedown em um oponente. É muito simples, só o que precisa fazer é ir silenciosamente até algum oponente que esteja de costas para você e apertar ▲. Como é bem simples e pode ser feito a qualquer momento, deixe para depois, quando sobrar apenas um oponente.

Desafio 2: Blast Zone
Esse desafio consiste em explodir uma parede com Explosive Gel e acertar um oponente com a explosão. Não é tão simples, pois os oponentes se movem com relativa frequência. Recomendo que faça isso logo de começo, no primeiro oponente, antes que soe o alarme, pois aí os movimentos dos oponentes se tornam mais previsíveis. Apenas passe o Explosive Gel na parede destrutiva, tome distância, espere alguém passar por perto e detone.

Desafio 3: Mind Your Head
Esse desafio consiste em usar um Batarang em um oponente para atordoá-lo, então chegar perto e usar um Takedown com ele atordoado. Posse ser feito em estado de alerta, mas fique atento para usar isso em algum oponente que esteja separado dos demais.

Qualquer dúvida, assista o vídeo abaixo:


Predator Challenge 2 - Record Breaker

Desafio 1: Fall Guy
Esse desafio consiste em usar o Batclaw para puxar um inimigo de modo que ele caia de uma passarela. Pode ser feito facilmente, e a qualquer momento. Fazendo isso, imediatamente irá alertar todos, então não recomendo que realize esse desafio logo de cara, deixe para depois, quando já tiver soado o alarme.

Desafio 2: Over the Ledge
Esse desafio consiste em ficar dependurado em uma beirada de plataforma, e, quando um oponente passar, puxá-lo da beirada mesmo. Também é bem simples de se fazer. Recomendo que realize esse desafio antes do Fall Guy, mas saiba que irá alertar os demais. De qualquer forma, irá atrair mais inimigos para as plataformas superiores, de modo que ficará mais fácil realizar o desafio Fall Guy.

Desafio 3: Round the Bend
Esse desafio consiste em nocautear um inimigo enquanto toma cover. É muito fácil: fique em um cover em uma beirada. Quando o inimigo chegar aperto, aparecerá a opção de nocauteá-lo com ▲. Pode ser feito a qualquer momento, e o melhor: não chama a atenção e não dá o alarme. Por isso, recomendo que comece por esse desafio.

Qualquer dúvida, assista o vídeo abaixo:


Predator Challenge 3 - Survival Tactics

Desafio 1: Smash Landing
Esse desafio consiste em nocautear um inimigo de cima de um teto de vidro. Basta ficar sobre um teto de vidro, como o da sala central, e aguardar um oponente passar por baixo. Aparecerá a opção de pressionar ▲ e nocauteá-lo com estilo. Porém, chamará muita atenção e deixa Batman arriscadamente vulnerável, então recomendo que não comece por esse.

Desafio 2: Hang Time
Esse desafio consiste em realizar um Inverted Takedown. Muito fácil. Fique em cima de uma gárgula e aguarde um oponente passar por baixo. Assim que ele passar, pressione ▲ para realizar o Inverted Takedown. Ele chama a atenção, mas é bem rápido, de modo que poderá escapar logo depois.

Desafio 3: Break Your Fall
Esse desafio consiste em derrubar um oponente caindo de uma altura grandiosa, e, quando ele estiver tonto, nocauteá-lo. É bem simples também. Do alto de uma gárgula, procure algum oponente desavisado e plane diretamente na direção dele. Porém, não deverá bater nele planando, e sim literalmente cair em cima dele (solte o X). Batman irá derrubá-lo no chão, tonto. Então, use o Floor Stomp (R2 + ▲) para nocauteá-lo diretamente.

Qualquer dúvida, assista o vídeo abaixo:


Ao conseguir 3 estrelas aqui, deverá liberar o seguinte troféu:

Predator Bronze (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que conseguir 8 medalhas nos Predator Challenges.

Predator Challenge 4 - Invisible Predator

Desafio 1: Watch Your Step
Esse desafio consiste em deixar um Explosive Gel no chão, no caminho de um oponente, e detoná-lo no exato momento em que algum oponente passar por cima do gel. Nem preciso dizer que isso irá alertar todo mundo, então deixe para fazer isso depois. O lado positivo é que pode ser feito à distância, e que nocauteia o oponente na hora.

Desafio 2: Crowd Control
Esse desafio consiste em detonar três inimigos de uma só vez usando uma parede explosiva. É bem difícil de se realizar, e exigirá paciência. Planete o Explosive Gel em uma parede destrutiva e chame a atenção dos guardas para próximo ao local. No momento exato, detone. Há muitos guardas no local, porém poucas paredes destrutivas, então tente acertar de primeira.

Desafio 3: Grate Moves
Esse desafio consiste em nocautear um oponente de dentro de uma grade no piso. Bem fácil e auto-sugestivo. Encontre uma das grades de ventilação no piso e entre. Espere um oponente passar por cima e o comando ▲ aparecerá. Pressione-o para nocautear o oponente.

Qualquer dúvida, assista o vídeo abaixo:


Não acabou ainda! Assim como nos Combat Challenges, também há o modo Extreme dos Predator Challenges, os quais envolvem as mesmas arenas só que com desafios mais complicados e com gárgulas plantadas com minas (evite usá-las, a menos que queira chamar a atenção dos inimigos). Irei ajudá-lo também a conseguir três medalhas em cada um deles, vamos lá:

Predator Challenge 5 - Silent Knight (Extreme)

Desafio 1: Three for Three
Esse desafio consiste em nocautear três diferentes inimigos com a explosão de três paredes destrutivas diferentes ao mesmo tempo. Achou o desafio Crowd Control difícil? Esse é ainda mais! Comece colocando o Explosive Gel em três paredes destrutivas no qual passam inimigos defronte. Então, quando três inimigos diferentes passarem na frente das três paredes distintas (um inimigo em cada parede), exploda as três ao meso tempo. Exigirá muita paciência.

Desafio 2: Break Through
Esse desafio consiste em usar o Line Launcher para nocautear um inimigo. Bem, convenhamos que o Line Launcher não é uma arma necessariamente, mas pode ser usado como se fosse. Diante de uma janela, espere um inimigo passar do outro lado e use o Line Launcher. Batman deve quebrar a janela e chutar o inimigo ao mesmo tempo, nocauteando-o na hora. Não é tão difícil, ms exige planejamento. Tente atrair um inimigo para perto da janela com um Sonic Batarang, depois fique de prontidão.

Desafio 3: Aerial Assault
Esse desafio consiste em derrubar um inimigo usando o Glide e depois nocauteá-lo. Muito semelhante ao desafio Break Your Fall, para ser sincero. Suba em uma gárgula e, de lá, plane para cima de algum oponente. Batman irá derrubá-lo no chão. Agora, é só usar o Floor Stomp (R2 + ▲) no inimigo caído. Bem rápido, fácil e silencioso.

Qualquer dúvida, assista o vídeo abaixo:


Predator Challenge 6 - Record Breaker (Extreme)

Desafio 1: Chain Reaction
Esse desafio consiste em atingir dois oponentes usando o Line Launcher. Bem, é uma versão melhorada do desafio Break Through; agora, ao invés de chutar um oponente usando o Line Launcher, terá de ser dois em um mesmo Line Launcher. Basta que eles estejam posicionados em fila, então não é tão difícil assim. Pode ser feito em qualquer nível, basta chutar dois oponentes no mesmo Line Launcher. Se atrair os oponentes para uma fileira ao lado dos armários, poderá fazer isso rapidamente.

Desafio 2: Three In a Row
Esse desafio consiste em derrubar três oponentes diferentes usando um único Remote Control Batarang. Não é tão difícil, já que os inimigos andam juntos. Assim que nocautear algum oponente e chamar a atenção, eles estarão próximos um dos outros. Então, lance um Remote Control Batarang, e, diminuindo a velocidade dele, faça com que ele bata em pelo menos três inimigos em sucessão.

Desafio 3: Sonic Boom
Esse desafio consiste em nocautear um oponente usando o Sonic Batarang. Bem básico: solte um Sonic Batarang no chão. Ele irá fazer barulho, chamando a atenção dos oponentes. Quando alguém chegar perto, detone o próprio Sonic Batarang para nocautear o oponente na hora.

Qualquer dúvida, assista o vídeo abaixo:


Deverá liberar o seguinte troféu:

Predator Silver (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que conseguir 16 medalhas nos Predator Challenges.

Predator Challenge 7 - Survival Tactics (Extreme)

Desafio 1: The Magic Number
Esse desafio consiste em acertar três oponentes com Batarangs ao mesmo tempo, usando o Multi-Batarang. Não é tão difícil. Faça algo que faça barulho para chamar a atenção dos oponentes, e aguarde escondido. Quando tiver pelo menos três inimigos reunidos e em posição, use o Multi-Batarang. Batman irá derrubar os três ao mesmo tempo usando o dispositivo.

Desafio 2: Kick Off
Esse desafio consiste em derrubar um inimigo de uma bancada chutando-o com o Line Launcher. É apenas um desafio como o Break Through, só que agora terá de derrubar o oponente de uma varanda com o chute. Basicamente, faça a mesma coisa, mas antes certifique-se de que o inimigo está perto de uma bancada, e que o impacto será suficiente para derrubá-lo.

Desafio 3: Hit And Run
Esse desafio consiste em apenas dar um combo de socos e chutes em um oponente. Bem simples, na verdade. Espere um inimigo estar afastado dos demais e vá até ele silenciosamente. Ao invés de nocauteá-lo, dê um combo nele para tonteá-lo e depois vá embora. Só isso.

Qualquer dúvida, assista o vídeo abaixo:


Predator Challenge 8 - Invisible Predator (Extreme)

Desafio 1: Two For the Price of One
Esse desafio consiste em derrubar dois inimigos em uma buraco usando o Ultra Batclaw. Bem, primeiro encontre um piso destrutivo, e espere que dois oponentes passem por cima dele. Se quiser, atraia-os para lá. Então, por baixo do piso destrutivo, derrube o piso com o Ultra Batclaw, nocauteando os dois oponentes ao mesmo tempo.

Desafio 2: Shock Tactics
Esse desafio consiste em aparecer de repente na frente de um oponente já aterrorizado. Bem, vá deixando esse desafio por último. Após nocautear a maioria dos guardas, os oponentes restantes ficarão aterrorizados. Você pode comprovar isso fazendo a leitura dos oponentes no Detective Mode. Só o que tem a fazer é aparecer de propósito na frente de um oponente já aterrorizado para assustá-lo ainda mais. Depois, nocauteie-o da forma como melhor preferir.

Desafio 3: Tug of War
Esse desafio consiste em derrubar três oponentes de um local alto ao mesmo tempo usando o Ultra Batclaw. É simples demais. Atraia três oponentes para uma plataforma, o mais perto de uma beirada que conseguir. Então, usando o Ultra Batclaw, puxe os três oponentes na direção da beirada, derrubando-os na hora e nocauteando-os ainda por cima.

Qualquer dúvida, assista o vídeo abaixo:


Completando todos os Predator Challenges, conseguirá o seguinte troféu:

Predator Gold (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que conseguir todas as 24 medalhas nos Predator Challenges.

E de quebra conseguirá o troféu

Perfect Knight (Ouro)
Esse é o único troféu de ouro do game. Ele será um reflexo de tudo o que você vem realizando até então no game. Ele exige que você faça 100% no game, ou seja, que feche o jogo em qualquer dificuldade, resolva todos os 240 Riddles, colete todos os Arkham Chronicles e ainda consiga todas as 24 medalhas nos Combat Challenges e Predator Challenges. Assim que conseguir tudo isso, liberará esse troféu. Como cada um dos outros requisitos também liberam troféus, já deverá ter feito todos eles se seguiu nosso guia, então esse troféu também deverá ser liberado.

Calma, falta apenas um troféu. Ele deve ser conseguido aqui nos Predator Challenges. Vamos a ele:

Invisible Predator (Bronze)
Para conseguir liberar esse troféu, passe por uma fase do Predator Challenges usando apenas Silent Takedowns, ou seja, aquele nocaute imediato que é realizado quando Batman chega por trás dele e pressiona ▲. Não poderá usar nenhum movimento especial ou ferramenta, apenas isso. Não é tão difícil, pois pode ser feito em qualquer estágio que preferir. Aconselho a arena Silent Knight, por ser a mais simples. Há apenas 5 inimigos, e alguns deles ficam parados em alguns cantos, sendo alvos fáceis. Caso esteja com alguma dúvida, é só assistir o vídeo a seguir:


Platinum Trophy (Platina)
Ah, finalmente... Tão logo esses difíceis troféus dos Combat Challenges e Predator Challenges estejam fora de seu caminho, não há mais nenhum troféu que o impedirá de apreciar esse exaustivamente buscado troféu de platina. Mais um para a nossa coleção. Parabéns, você platinou Batman: Arkham Asylum!

E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Otimo!!! Vou usar seu guia pra jogar esse game hj a noite! Alias, platinei a trilogia Uncharted graças a vocês do blog. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom cara! Vou usar esse guia pra platinar o return to arkham: Arkham asylum vc é phoda!!!

    ResponderExcluir
  4. Vlw! consegui o tão desejado "100%" na steam graças ao seu guia.

    ResponderExcluir