sábado, 14 de março de 2015

Platinando Sherlock Holmes: Crimes and Punishments

Este é o nosso guia de como platinar Sherlock Holmes: Crimes and Punishments, lançado em 2014 pela Focus Home Interactive para Playstation 3 e Playstation 4.


Sherlock Holmes Crimes and Punishments.jpg

Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando Sherlock Holmes: Crimes and Punishments:

SHERLOCK HOLMES: CRIMES AND PUNISHMENTS


Ficha técnica:

Troféus de bronze: 6
Troféus de prata: 12
Troféus de ouro: 6
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 25
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 10 a 15 horas
Dificuldade estimada: 1/5 - Dificuldade Mínima
Vezes que precisa jogar o game: Apenas uma

Considerações: Sherlock Holmes: Crimes and Punishments é o mais novo jogo de investigação e puzzle do famoso detetive britânico. E o melhor de todos eles, na opinião da maioria. No que concerne a platina, trata-se de um dos mais simples games de se platinar de 2014. Não apenas pelo fato do jogo não ser tão longo, mas porque é puramente simples. Há poucos desafios no jogo, e a grande maioria dos troféus é básico de se conseguir. Não deverá encontrar dificuldades para platinar esse game de 15 horas de duração, no máximo, ainda mais se seguir minhas dicas e orientações. Se curtir as histórias de Sherlock Holmes, irá aproveitar ainda mais essa platina.

Dicas de procedimento: Antes de desvendarmos casos cada vez mais engenhosos e colocarmos violentos criminosos britânicos atrás das grades, vale a pena se atentar para algumas recomendações úteis que lhe ajudarão a poupar horas preciosas de sua jogatina. Leia com atenção:

a) Trata-se de um jogo de investigação, no qual a exploração e a aquisição de pistas é imprescindível. Por isso, é fundamental investigar cada canto e ficar atento a dicas e informações das entrevistas. Não há um troféu específico sobre encontrar todas as pistas de cada caso, porém são as pistas que nos permitem avançar na história, e que revelam novos desfechos. Por isso, pegue todas as pistas que encontrar, e, se estiver com alguma dúvida, assista os vídeos do jogo que eu disponibilizo em cada caso.

b) Quando for entrevistar algumas pessoas, aparecerá a opção de traçar um perfil da pessoa. Pressione ■ e então poderá identificar traços da personalidade ou características da pessoa. Ao identificar todas as características da pessoa, irá conseguir o character portrait dessa pessoa. Há um troféu no game que exija que consiga o character portrait de todas as pessoas do jogo, então converse com todos, e, sempre que possível, consiga o character portrait.

c) Durante as entrevistas, também poderá identificar mentiras. Pressione ■ para sacar a mentira e então terá de escolher uma evidência que comprove a mentira. Pode tentar quantas vezes quiser até acertar, porém, precisará acertar de primeira a evidência de 10 mentiras para conseguir um troféu. Basta prestar atenção ns vídeos de cada caso para saber a evidência de cada uma das mentiras.

d) Os casos apresentarão diversos enigmas curtos para você solucionar. São os mais diversos, que vão desde a trava de alguns cadeados a montagem de imagens, entre outros. A grande maioria dos enigmas e desafios são bem simples, e não apresentarão dificuldades. Mesmo assim, aparecerá a opção de pular o enigma, após alguns segundos. Evite pular os enigmas! Isso porque há um troféu no game que exige que complete 45 desses enigmas. Não é uma quantidade grande, já que o jogo oferece bem mais do que isso, mas os primeiros são os mais fáceis, então aconselho a completá-los sem pular nenhum, pelo menos até conseguir o troféu. Então, conseguindo o troféu, poderá pular todos os demais enigmas se quiser.

e) Cada caso possui diversas resoluções. Conforme adquire pistas, estas pistas podem ser combinadas entre si, o que forma dicas, mistérios e revelações que levam à resolução do caso. Há diversas resoluções mas apenas uma está certa. Escolher sempre a resolução correta do caso é necessário para platinar, porém, também há um troféu do jogo que exige que consiga todas as resoluções de todos os casos. Não é preciso concluir o caso, apenas ver a resolução (clique sobre a resolução para aparecer a tela de condenação e salvar o jogo, então volte). Por isso é importante conseguir todas as pistas; só com todas as pistas é possível conseguir todas as resoluções. Na dúvida, siga o vídeo de cada caso à  risca.

f) Após escolher a resolução correta, é preciso escolher a condenação do réu. Sempre há duas opções: uma mais branda, que geralmente absolve o culpado, e uma mais pesada, que condena o culpado à morte ou à pena perpétua. A condenação em si não altera o desfecho do caso, mas é preciso se atentar para um troféu que exige que alcance o grau máximo de personalidade de Holmes. A personalidade de Holmes varia de acordo com as condenações. Para conseguir o grau máximo de personalidade, é preciso ou ser brando com todos ou rígido com todos. Não pode intercalar: ou condene todos ou absolva todos. Tenha isso em mente quando for selecionar as condenações de cada culpado.

g) Por fim, fale com Toby, o cachorro de Holmes, em todas as missões. Será necessário para um troféu, apenas não se esqueça de falar com ele pelo menos uma vez em cada missão.

Guia: Agora, vamos aos troféus, um de cada vez, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):


Case 1: The Fate of Black Peter

Este primeiro caso do game, poderá conseguir um total de 5 character portraits: Judith Carey, Peter Carey, John Neligan, Liam Hurtley e Patrick Cairns. Ao entrevistar cada um deles, pressione ■ e identifique todas as características da pessoa para conseguir o character portrait. Consiga de todos.

Há um total de 16 pistas disponíveis no decorrer desse caso. Todas as pistas podem ser coletadas seguindo as instruções do jogo. Se estiver encontrando alguma dificuldade, assista o vídeo a seguir:



Depois de coletar todas as pistas, poderá concluir o caso em até quatro resoluções diferentes:
  • Hurtley is Guilty (Hurtley’s Motive, Neligan’s Innocence, Pouch Proves Visit, Lucky Throw)
  • Neligan is Guilty (Hurtley’s Innocence, Neligan’s Motive, Pouch Proves Visit, Lucky Throw)
  • Two Murderes (Hurtley’s Motive, Neligan’s Motive, Pouch Proves Visit, Feat of Strength)
  • Cairns is Guilty (Hurtley’s Innocence, Neligan’s Innocence, Pouch Proves Guilt, Feat of Strength)
Como eu informei no início do guia, é preciso pelo menos selecionar cada uma das resoluções de todos os casos para liberar um troféu futuramente. Portanto, organize as pistas de modo a revelar todas as conclusões de cada caso, então revele cada uma das resoluções e clique na opção. Não precisa assistir o vídeo, nem escolher entre condenar ou não o suspeito: só de ver a tela de condenação do suspeito já é suficiente. Certifique-se de "ter visto" todas as resoluções de todos os casos no decorrer do jogo, por isso é importante coletar todas as pistas.

Ao final desse caso, a resolução correta é Cairns is Guilty. Escolha-a, e então poderá conseguir um troféu:

Bruiser (Prata)
Este troféu de prata é o primeiro que poderá liberar no game. Para liberá-lo, terá de vencer Cairns na luta corporal. Após escolher o desfecho Cairns is Guilty para o primeiro caso, aparecerá uma cena em que Sherlock e Cairns brigam entre si. Aperte os botões que aparecem na tela e conseguirá vencer a luta, liberando esse troféu de prata, o primeiro do game!

Aye Aye, Captain! (Bronze)
Este é o primeiro troféu obrigatório do jogo. Ele será liberado assim que completar o Case 1.

Case 2: Riddle on the Rails

Neste caso, poderá conseguir um total de 7 character profiles: Station Master of Evesham, Thomas Robinson, Angry Passenger, Station Master of Bridlington, Station Master of Chesterfield, Station Master of Duncaster e Mexican.

Ah, um aviso: nessa missão Holmes estará longe de sua casa. Portanto, assim que a missão começar, quando ainda se encontrar dentro da casa, não perca a oportunidade de falar com Toby, o cachorro. Caso saia de casa, não poderá mais voltar nesse caso, então certifique-se de falar com Toby antes.

Há um total de 23 pistas disponíveis no decorrer desse caso. Se estiver encontrando alguma dificuldade, assista o vídeo a seguir:



No decorrer desse caso, deverá liberar o seguinte troféu:

Child’s Play! (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, só o que precisa fazer é completar 25 enigmas sem pular. Se seguiu minha recomendação inicial, não deverá ter pulado nenhum dos enigmas, e completado todos normalmente (são bem simples na verdade). Até a conclusão do Case 2, deverá encontrar pelo menos 25 desses enigmas, o que será suficiente para liberar esse troféu de prata.

Depois de coletar todas as pistas, poderá concluir o caso em até quatro resoluções diferentes:
  • Robinson is a Swindler (Robinson’s Motive, Accident, Inside Mines, Missed Doncaster)
  • Chileans Stole the Prototype (Robinson is a Victim, Chileans Were Left, No Grudge, Inside Mines, Missed Doncaster)
  • Mexicans Sealed in Chileans (Robinson’s Motive, Chileans Were Left, Mexicans are Angry, Inside Mines, Missed Doncaster)
  • Mexican Drowned Chileans (Robinson’s Motive, Chileans Were Left, Mexicans are Angry, Has Been Sunk, Sabotage, Missed Doncaster)
Ao final desse caso, a resolução correta é Mexican Drowned Chileans. Escolha-a, e então poderá conseguir um troféu:

Sharpshooter (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, terá de desarmar o mexicano sem matá-lo. Após escolher a resolução correta do caso, verá uma cena em que o mexicano tenta atirar em Holmes. Então, poderá optar entre atirar na cabeça dele ou na mão que segura a arma. Atire na mão dele, para desarmá-lo e liberar esse troféu de prata. Se errar, poderá tentar de novo, e, caso acerte a cabeça, poderá voltar a resolução do caso e tentar novamente quantas vezes quiser.

Off the Rails! (Bronze)
Este troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que completar o Case 2.

Case 3: Blood Bath

Neste caso, poderá conseguir um total de 4 character profiles: Alan Philips, Percival Blinkhorn, Tristam Garrow e Gregory Pitkin. Ao consegui-los, deverá liberar o troféu a seguir:

Keen Observer (Prata)
Este troféu de prata será liberado assim que conseguir 15 character profiles. Bem, se conseguir os 7 do primeiro caso e mais os 5 do segundo caso, com mais os 4 desse caso totalizará 16 character profiles, o que será suficiente para conseguir esse troféu de prata. Continue obtendo os character profiles, há mais troféu a liberar.

Há um total de 18 pistas disponíveis no decorrer desse caso. Se estiver encontrando alguma dificuldade, assista o vídeo a seguir:



No decorrer desse caso, deverá liberar alguns troféus, a seguir:

I Never Fail (Ouro)
Este é o primeiro troféu de ouro que poderá conseguir no game. Para liberá-lo, é preciso comprovar 10 mentiras. Bem, é possível identificar mentiras durante alguma entrevista, e, quando isso acontece, deverá pressionar ■. Então, é preciso comprovar a mentira com a evidência correta logo na primeira vez. Se errar o item, não valerá mais e terá de esperar a próxima vez, mesmo que acerte na segunda. A resolução de todas as mentiras está nos vídeos que eu postei logo acima, de modo que poderá consegui-las sem qualquer problema. Há 8 mentiras que pode pegar ainda no primeiro caso, e mais algumas no segundo caso. Se veio identificando e comprovando todas até aqui, então deverá conseguir 10 nesse segundo caso e esse troféu de ouro será liberado.

Elementary! (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que completar 35 enigmas sem pular. Há muitos enigmas nesse caso, o que nos leva ao troféu a seguir:

My Grey Matters (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que completar 45 enigmas sem pular. Se veio completando todos os enigmas do game sem pular até o momento, então deverá já conseguir esse troféu e o troféu anterior nesse caso mesmo. Após conseguir esses troféus, pode pular s enigmas, se assim preferir.

Raider of the Tombs (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, terá de conseguir reaver o item Golden Knife de dentro do templo sagrado. Isso faz parte desse caso, mas não é considerado obrigatório porque é possível encerrar o caso antes, com uma resolução diferente. No entanto, para realizar a resolução correta é preciso obter a Golden Knife, então siga o vídeo desse caso e obtenha esse item para liberar esse troféu.

Depois de coletar todas as pistas, poderá concluir o caso em até seis resoluções diferentes:
  • Pitkin – Silver Knife (Steam Moisture, Garrow’s Weakness, Blinkhorn’s Interest, Pitkin’s Worries)
  • Pitkin – Ice Knife (Unexplained Clue, Garrow’s Weakness, Blinkhorn’s Interest, Pitkin’s Worries)
  • Garrow – Silver Knife (Steam Moisture, Garrow’s Illness, Blinkhorn’s Interest, Pitkin’s Hopes)
  • Garrow – Ice Knife (Unexplained Clue, Garrow’s Illness, Blinkhorn’s Interest, Pitkin’s Hopes)
  • Blinkhorn – Silver Knife (Steam Moisture, Garrow’s Weakness, Blinkhorn’s Humiliation, Pitkin’s Hopes)
  • Blinkhorn – Ice Knife (Unexplained Clue, Garrow’s Weakness, Blinkhorn’s Humiliation, Pitkin’s Hopes)
Ao final desse caso, a resolução correta é Blinkhorn - Ice Knife

Blood and Ice (Bronze)
Este troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que completar o Case 3.

An Omnivorous Reader (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que receber três cartas. Holmes recebe sempre uma carta após cada caso resolvido (você pode lê-las sobre a lareira). Portanto, após resolver os três primeiros casos do jogo, esse troféu de prata será liberado.

Case 4: The Abbey Grange Affair

Neste caso, poderá conseguir um total de 3 character profiles: Lady Brackenstall, Theresa e Captain Jack Crocker.

Há um total de 16 pistas disponíveis no decorrer desse caso. Se estiver encontrando alguma dificuldade, assista o vídeo a seguir:



Depois de coletar todas as pistas, poderá concluir o caso em até três resoluções diferentes:
  • The Randalls are Guilty (Three People, Robbery is the Motive, Randall Gang, Poker Blow, Crocker’s Alibi)
  • Domestic Accident (Two People, Imitated Robbery, Randalls Blamed, Deadly Accident, Crocker’s Alibi)
  • The Captain is the Killer (Two People, Imitated Robbery, Randalls Blamed, Poker Blow, Crocker’s Involvement)
Ao final desse caso, a resolução correta é The Captain is the Killer. Escolha-a, e então poderá conseguir um troféu:

Hold Your Herrings, Captain! (Prata)
Após escolher o desfecho The Captain Is the Killer, verá uma cena em que o capitão Crocker tenta se matar. Haverá um momento em que poderá impedi-lo, pressionando os botões na tela. Se errar, poderá tentar de novo. Assim que conseguir, esse troféu de prata será liberado.

Vox Populi, Vox Dei (Bronze)
Este troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que completar o Case 4.

Case 5: The Kew Gardens Drama

Neste caso, poderá conseguir um total de 4 character profiles: Martyn Hamish, Albert Dunne, Margaret White e The Green Gran Mystic.

Há um total de 22 pistas disponíveis no decorrer desse caso. Se estiver encontrando alguma dificuldade, assista o vídeo a seguir:



Este cenário será diferente dos demais. Isso porque algumas opções de conclusão do caso apenas estarão disponíveis antes de realizar o teste com o sistema de ventilação. Para conseguir todas resoluções possíveis (o que e necessário para um troféu em específico), terá de primeiramente avançar na história até a parte em que tem de realizar os testes com o sistema de ventilação, então, com todas as pistas coletadas até então, conseguir as seguintes conclusões:
  • The Syndicate Killed Dunne (Sect’s Scheme, Sect Stole Everything, Albert’s Lack of Experience, White’s Lack of Experience)
  • Albert Killed Dunne (Sect Is Not Involved, Partial Theft, Albert's Studies, White's Lack of Experience)
  • White Killed Dunne (Sect Is Not Involved, Partial Theft, Albert's Lack of Experience, White's Knowledge)
Após realizar o teste do sistema de ventilação, descobrirá que Hamish foi o assassino, e as conclusões anteriores estarão impossibilitadas até o final do caso. Haverá novas conclusões disponíveis, no entanto, com as novas pistas descobertas:
  • Hamish Did It Alone (Hamish is Guilty, Albert is not Involved, White is not Involved)
  • Albert is an Accomplice (Hamish is Guilty, Albert Had Time, White is not Involved)
  • White is an Accomplice (Hamish is Guilty, Albert is not Involved, White Had Time)
Ao final desse caso, a resolução correta é White is an Accomplice. Escolha-a, e então poderá conseguir um troféu:

Suicide Is Not an Option! (Prata)
Após escolher o desfecho White is an Accomplice, verá uma cena em que a Miss White tenta se suicidar. Aparecerão alguns comandos na tela: execute-os, e evite que ela se suicide. Assim que conseguir isso, esse troféu de prata será liberado.

A Deadly Flower (Bronze)
Este troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que completar o Case 5.

Case 6: A Half Moon Walk

Neste caso, poderá conseguir um total de 3 character profiles: Ryan Turner, Leighton Chapman e Charles Foley. Após conseguir esses três últimos character portraits, deverá liberar um troféu:

A Methodical Man (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que conseguir todos os character portraits do jogo. Há 26 personagens que pode interrogar no jogo, e, conseguindo os character portraits de todos eles, irá liberar esse troféu de ouro.

Ah, e também deverá conseguir o seguinte troféu a essa altura:

Dog-Fancier (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, precisa interagir com Toby pelo menos uma vez em cada caso do jogo. Toby está sempre em casa, ou no chão ou no sofá. Em alguns casos, ele é até mesmo necessário para perseguir cheiros. Com exceção do caso 2, em todos os casos poderá interagir com ele. Certifique-se de ter interagido com Toby pelo menos uma vez em cada caso, e, ao interagir com ele no sexto e último caso, esse troféu de prata será liberado.

Há um total de 18 pistas disponíveis no decorrer desse caso. Se estiver encontrando alguma dificuldade, assista o vídeo a seguir:



No decorrer desse caso, deverá conseguir o troféu a seguir:

Haunted House (Prata)
Para liberar esse troféu de prata, terá de preparar todas as armadilhas na mansão. No decorrer desse caso, conforme vai adquirindo pistas, Holmes decide se disfarçar de bandido para se infiltrar em uma gangue que vai arrombar uma casa. Não é obrigatório porque é possível concluir o caso antes, de outra forma. Plante as armadilhas no local, como o caso indica para fazer, e quando armar todas as armadilhas esse troféu de prata será liberado.

Depois de coletar todas as pistas, poderá concluir o caso em até três resoluções diferentes:
  • Double Murder (Firing Position, Double Murder, Compelling Evidence, Personal Motive, Imaginary Man)
  • Robbery (Firing Position, Double Murder, Compelling Evidence, Burglary Motive, Imaginary Man)
  • Foley’s Vengeance (Simultaneous Shots, Crossfire, Leighton’s Innocence, Burglary Motive, Circus Acrobat)
Ao ver todas as resoluções possíveis, deverá liberar o seguinte troféu:

A Complex Mind (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado quando conseguir montar todos os desfechos de todos os casos. Como eu indiquei no início, cada caso pode ter vários desfechos, de acordo com a montagem e combinação de pistas. Não é preciso assistir cada desfecho, apenas monta-lo e então selecioná-lo para ver a tela de condenação do suspeito, no qual o jogo salva instantaneamente. Eu indiquei no decorrer do guia todos os desfechos possíveis de todos os casos. Se veio selecionando todos os desfechos no decorrer do jogo, em cada caso (atenção para alguns desfechos que não se tornam mais possíveis depois que se adquire algumas pistas), então esse troféu de ouro será liberado no decorrer do sexto e último caso.

Ao final desse caso, a resolução correta é Foley's Vengeance. Concluindo esse caso, deverá liberar diversos troféus:

I Never Guess (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado quando tiver completado todos os seis casos com o desfecho correto. Se veio seguindo o guia até aqui, então deverá ter selecionado a resolução correta, que é a resolução que eu indiquei em cada caso. Portanto, esse troféu de ouro deverá ter sido liberado após escolher o desfecho correto no último caso do game.

Guilty Brotherhood (Bronze)
Este troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que completar o Case 6.

Their Crimes, Your Punishments (Prata)
Este é o último troféu obrigatório do game. Este troféu de prata será liberado assim que completar todos os seis casos do jogo.

A Man of Character (Ouro)
Para liberar esse troféu de ouro, é preciso escolher o mesmo tipo de condenação em todos os casos. Se seguiu minha recomendação inicial, então veio escolhendo o mesmo tipo de condenação para todos os culpados no decorrer do game. Deverá ter ou condenado ou absolvido todos os suspeitos (ou decisões correspondentes). Então, esse troféu de ouro deverá ter sido liberado.

Perfectionist (Platina)
Por fim, esse troféu de platina será a nossa recompensa final. Após resolvermos todos esses enigmas e casos, nada mais justo do que adicionarmos mais um troféu de platina para a coleção. Parabéns, você platinou Sherlock Holmes: Crimes and Punishments!

E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!

3 comentários:

  1. Muito bom, estou seguindo a risca, obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Eu não consegui resolver todas as soluções de suspeito. Creio que falto no capítulo 6 montar os 3 casos diferentes

    Tenho que começar tudo de novo ou posso da load no cap6 para esse troféu a mind

    ResponderExcluir
  3. Perfeito valeu mesmo.
    Tem um vídeo de 8 horas desse jogo no YouTube e quem foi se guiando por ele vai faltar um troféu das 3conclusões antes de fazer missão da ventilação cap.5

    ResponderExcluir