quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Platinando Assassin's Creed 2

Este é o nosso guia de como platinar Assassin's Creed 2, lançado em 2009 pela Ubisoft para Playstation 3.

Assassins Creed 2 Box Art.JPG

Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando Assassin's Creed 2:

ASSASSIN'S CREED 2

Ficha técnica:

Troféus de bronze: 34
Troféus de prata: 15
Troféus de ouro: 1
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 51
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 25 a 35 horas
Dificuldade estimada: 2/5 - Dificuldade Mediana
Vezes que precisa jogar o game: Apenas uma.

Considerações: Assassin's Creed 2 foi uma grata surpresa aos platinadores. Sequência direta de um jogo ótimo, mas cheio de problemas, como foi o primeiro Assassin's Creed, o segundo jogo melhorou em todos os aspectos. E trouxe algo que o game anterior não possuía: troféus! Diferente das versões mais modernas da franquia, que vêm com modo online e muitos troféus mais complicados, esse game é um sonho para os platinadores: fácil, simples, relativamente curto, sem modo online e possível de ser platinado em apenas uma jogatina com quase nenhum troféu que pode ser perdido no meio do caminho. Isso permite que você jogue o game normalmente ate fechar, e depois se preocupe em pegar outros troféus, como alguns relacionados a combate ou itens colecionáveis escondidos. Não há nenhum troféu realmente difícil no jogo, tornando esse game uma excelente pedida para platinadores iniciantes ou mesmo fãs da franquia. Prepare-se para reviver a história da renascença, e vamos à caçada de mais uma platina!

Dicas de procedimento: Antes de começarmos nossa saga de vingança contra os Bórgias, vale a pena se atentar para algumas recomendações úteis que lhe ajudarão a poupar horas preciosas de sua jogatina. Leia com atenção:

a) Exploração é muito recomendada em Assassin's Creed 2. O jogo é em mundo aberto, e há muitas coisas além das missões principais para fazer, como missões secundárias, itens colecionáveis, entre outros.  Apesar de boa parte dos eventos disponíveis no mapa no decorrer da jogatina não serem realmente necessários para a platina, vale a pena se empenhar para realizá-los, pois eles fornecem ajudas substancias para prosseguirmos com o jogo, e tornam o jogo mais fácil. Apenas não se preocupe se estiver tendo dificuldades: informarei aquilo que é útil para a platina, e, se não for, não há com o que se preocupar. Muita coisa no jogo não é necessário para a platina.

b) É importante prestar atenção em locais secretos e itens colecionáveis. Conforme completa algumas missões disponibilizará novas partes do mapa, e nesses locais aparecerá no mapa a localização de tumbas secretas. Todas as tumbas liberam troféus, e precisam ser desvendados. Quanto aos colecionáveis, os únicos que realmente são úteis para a platina são os Feathers. Eu indicarei a localização de todos os Feathers do jogo, mas apenas ao final do game, quando todas as áreas já estiverem disponíveis. Se puder ir coletando todos os Feathers que encontrar naturalmente pelo caminho, será melhor, pois precisará coletar menos mais para a frente, fica a dica!

c) Após avançar um pouco na história, passará a poder controlar e investir em Monteriggioni. Monteriggioni será a sua maior fonte de dinheiro no jogo. De começo, invista todo o dinheiro que ganhar construindo propriedades e lojas em Monteriggioni. Além dos descontos que conseguirá nos artigos vendidos no local, quanto mais propriedades tiver mais dinheiro ganhará com o tempo. Como ganha dinheiro de acordo com o tempo, sempre a cada 20 minutos receberá uma quantia. De começo, essa quantia será pequena, mas, quanto mais investir na cidade, maior será a grana. Logo estará ganhando mais de 10.000 florins a cada 20 minutos, e isso é bastante dinheiro! Uma vez que tenha investido o máximo em Monteriggioni, não precisará mais se preocupar com dinheiro porque ganhará muito mais do que realmente poderá gastar!

Guia: Agora, vamos aos troféus, um de cada vez, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):

Vamos começar o game! Escolha Story Mode e vamos em frente!

Logo na primeira cena do jogo, assistirá ao nascimento de Ezio Auditore da Firenze, o protagonista do jogo. Assim que essa cena terminar, conquistará o primeiro troféu do jogo:

The Birth of an Assassin (Bronze)
Esse é o primeiro troféu que irá liberar no game! Ele é obrigatório. Ele será liberado assim que terminar a cena do nascimento de Ezio.

Siga em frente com o jogo. Após mais algumas cenas e partes de luta, conseguirá fugir da sede da Abstergo no porta-malas de um carro. Durante essa cena, liberará outro troféu:

Arrivederci Abstergo (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que fugir da Abstergo no porta-malas de um carro.

Chegando à nova sede, fale com todos e então sente-se na cadeira para que o jogo propriamente dito comece. E ainda irá liberar mais um troféu:

Welcome to the Animus 2.0 (Prata)
Esse é o primeiro troféu de prata que irá liberar no game! E esse troféu também é obrigatório. Ele será liberado assim que usar o Animus.

Três troféus já foram liberados e o jogo ainda nem começou! Mas agora sim, começa o game!

Sequence 1: Ignorance Is Bliss

Agora que o jogo começou de fato. Estará em Florença, na Itália, mas no momento só poderá explorar a área de San Giovanni. Apenas siga em frente realizando as missões do jogo. São missões simples, já que esse capítulo serve para introduzir os conceitos básicos do jogo. Passará pelas missões Boys Will Be Boys, You Should See the Other Guy, Sibling Rivalry, Nightcap e Paperboy. Então, terá três novas missões para escolher. Na missão Beat a Cheat, terá de encontrar alguém chamado Ducchio que fica na parte nordeste de San Giovanni. Vá até onde ele se encontra, e verá que há um enorme edifício branco próximo de onde ele se encontra, chamado Giotto's Campanile. Suba no alto do edifício, e, daqui, poderá alcançar uma torre próxima. Essa torre é a torre mais alta de Florença, e um Viewpoint. E isso nos leva a um troféu:

High Dive (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de realizar um Leap of Faith do alto do Glotto's Campanile. Para isso, suba até o topo do local, onde poderá sincronizar toda a área em volta. Daqui, segure R1 e X para cair em um monte de feno lá no chão. Assim que fizer isso, irá liberar esse troféu.

Completando a missão Beat a Cheat, irá disponibilizar as missões Beat'em Up. Vá para a missão desse tipo perto da casa dos Auditore, e começará uma missão paralela chamada A Woman Scorned. Complete-a para liberar um troféu:

Macho Man (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que tiver completado sua primeira missão Beat'em Up.

Só para constar, as missões Beat'em Up não são mais necessárias para nenhum troféu, de modo que poderá ignorá-las. Na verdade, todas as missões paralelas podem ser ignoradas, com exceção para aquelas que eu informar. Completá-las não é necessário para a platina.

Continue realizando as missões. Completando a missão Petruccio's Secret, passará a habilitar a existência de Feathers, ou penas, espalhadas pela cidade. Há um troféu relacionado a coletar todas as 100 Feathers do jogo, por isso vale  a pena ir coletando todas que encontrar. No momento, não poderá pegar todas porque há muitas novas áreas para desbloquear, mas quando for possível coletar todas, colocarei um vídeo com a localização de todas as Feathers. Até lá, procure ir coletando as que encontrar.

Siga em frente com as missões. Completando a missão Special Delivery, irá disponibilizar as missões paralelas Race. São corridas contra o tempo, que, uma vez vencidas, liberam o uso de ladrões na área para auxiliar no combate. Complete essa primeira missão do tipo Race, a Florentine Sprint, e liberará um troféu:

Steal Home (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que tiver concluído sua primeira missão Race.

A exemplo das missões Beat'em Up, não será mais necessário para a platina realizar as missões Race.

Agora, siga em frente com as missões principais do game, e, assim que completar a missão Last Man Standing, irá completar essa sequência e liberar um troféu:

The Pain of Betrayal (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que completar a Sequence 1.

Sequence 2: Escape Plans

Nessa sequência, terá acesso à área de San Marco. Nessa área, poderá encontrar símbolos secretos em dois pontos. Veja o mapa abaixo para saber a localização desses símbolos secretos:


O Glyph #1 se encontra em La Rosa Colta, siga o mapa acima. Suba ao telhado da casa e verá um símbolo misterioso na parede. Segure  para acionar a Eagle Vision, e então escaneie o símbolo. Liberará um troféu:

Tip of the Iceberg (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que encontrar o seu primeiro Glyph.

Terá de resolver um quebra-cabeça para decifrar o código. Há 10 obras famosas na tela, e terá de selecionar as 5 em que aparecem uma maçã. As obras corretas são: Atalanta and Hippomenes, Judgement of Paris, Idun and the Apples, The Fall e Hercules in the Garden of the Hesperides. Resolvendo o quebra-cabeça, liberará outro troféu:

A Piece of the Puzzle (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que resolver o primeiro quebra-cabeça dos Glyphs.

Bem, agora vá para o Glyph #2, que se encontra em Santa Croce. Suba ao telhado e procure em uma das quinas do local pelo símbolo misterioso. Desta vez, o quebra-cabeça será rotacionar uma figura esférica até formar uma figura. Nada complicado, apenas exigindo atenção e paciência.

Já o Glyph #3 se encontra em Ospedale Degli Innocenti. Suba ao telhado e, no ponto mais alto ao leste, procure pelo símbolo misterioso. Escaneie-o, e resolva o quebra-cabeça. Terá de encontrar uma esfera dourada em cada uma das três imagens. Bem simples.

Além disso, vale mencionar que há 13 Viewpoints disponíveis a essa altura. A localização de todos eles aparece automaticamente no mapa. Subir ao topo dos Viewpoints e sincronizar é essencial para revelar o mapa e a localização do que está à sua volta. Assim que revelar 10 Viewpoints, esse troféu será liberado:

I Like the View (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que tiver sincronizado 10 Viewpoints.

Ah, a partir de agora, não será mais necessário revelar os Viewpoints para a platina. Não há mais troféus relacionados a eles. No entanto, aconselho a revelar todos os que puder, para poder visualizar o mapa, isso facilita bastante o jogo. Apenas não se sinta obrigado a sincronizar todos os Viewpoints se não quiser.

Agora, siga em frente, realizando as missões principais do game. Durante a missão Fitting In, aprenderá a roubar e também a contratar cortesãs para distrair soldados. E isso nos leva a alguns troféus:

Kleptomaniac (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que roubar 1000 florins. Trata-se de uma quantia acumulativa, e bem alta por sinal. Roubar é simples, mas como consegue pouca grana por roubo, terá de roubar muita gente para chegar a essa quantia toda. Sendo assim, aconselho que vá roubando as pessoas conforme joga o jogo, para ir acumulando essa quantia, de modo a não precisar fazer tudo de uma só vez no futuro.

Red Light Addict (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que gastar 5.000 florins com cortesãs. Trata-se de uma quantia extremamente alta, nem deve ter essa quantia no momento. Mas é acumulativo, então pode ir contratando as que encontrar e usando-as para distrair guardas, para ir acumulando. Gastará sempre 150 florins cada vez que contratar cortesãs, o que quer dizer que terá de contratar pelo menos 34 cortesãs para acumular essa quantia toda. Se for fazendo aos poucos, nem sentirá o baque na conta bancária. Além do mais, é muito útil usar as cortesãs em algumas missões do jogo, mesmo.

Durante a missão Arrivederci, aprenderá a jogar moedas para distrair guardas. E isso nos leva a um troféu:

Man of the People (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de jogar mais de 300 florins no chão. Trata-se de uma quantia de dinheiro irrisória. Trata-se de uma quantia acumulativa, então, conforme for usando essa habilidade, em breve deverá chegar a esse montante e liberar o troféu.

Completando essa missão, irá liberar um troféu:

Vengeance (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que completar a Sequence 2.

Sequence 3: Requiescat in Pace

Nessa sequência, irá para um novo local, Monteriggioni. E há um Glyph que podemos obter aqui. Siga o mapa a seguir:


O Glyph #4 fica exatamente no prédio de Villa Auditore. O símbolo misterioso fica bem na parede sul, no canto sudoeste da mansão. Suba pelas janelas para conseguir chegar até lá. Então, resolva o quebra-cabeça. Terá de apontar na solução de enigmas nas fotos. Na primeira foto, encontre o símbolo na boca do lança-chamas nas costas do soldado, e, na segunda foto, na arma na mão do garoto, na terceira foto, nas tochas acesas, e por fim, encontre a esfera dourada escondida na mão do monstro à direita.

Siga em frente com as missões principais e logo irá parar em um novo local, Tuscany. Aqui, antes de entrar na cidade em si, repare na imensidão de campo que tem ao ar livre, fora dos muros. Isso é perfeito para o troféu a seguir:

Lightning Strike (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de correr por 100 metros sem parar e sem escalar em nada. Vá para os campos abertos, segure R1 e X e comece a correr por aí. Quando chegar a 100 metros sem parar, esse troféu será liberado. É mais fácil fazer isso aqui do que nas cidades porque tem menos pessoas nos campos e nada que possa acabar escalando sem querer. Bem simples.

Agora, antes de realizarmos as missões, primeiramente vamos atrás de mais Glyphs! Nem todos eles estarão disponíveis agora, mas vamos atrás daqueles que podemos encontrar! Siga o mapa abaixo para as localizações possíveis:


O Glyph #5 fica em Torre del Diavolo. Na face oeste do Viewpoint que fica aqui, vá escalando e encontrará o símbolo misterioso perto do topo. Resolva o quebra-cabeça. No primeiro enigma, selecione as seguintes obras de arte: Perseus, Attila the Hun, King Arthur, Sigmund e Joan of Arc. No segundo enigma, aponte as obras: Shabataka, Peter, Moses, John the Baptist e Alexander the Great.

O Glyph #6 fica em Torri dei Salvucci. Escale o local e encontrará um espaço entre duas torres. O símbolo misterioso fica entre essas duas torres. Resolva o quebra-cabeça, que é mais uma vez aqueles de rotacionar as esferas até formar as imagens.

O Glyph #7 fica em Santa Maria Assunta. Defronte a parede leste do local, verá uma das entrada. Siga para oeste pelo corredor ao lado de uma dessas entradas e encontrará o símbolo misterioso. Resolva o quebra-cabeça. No primeiro enigma, escolha as obras de arte: Christ Disrobed, Joseph, Jesus Christ, David and Goliath e Jason. No segundo enigma, aponte a parte dourada à direita de Jesus na cruz.

Após pegar os Glyphs dentro da área murada, vamos pegar os que se encontram na parte externa. O Glyph #8 fica em Monte Oliveto Maggiore, um monastério no canto sudeste de Tuscany. O símbolo misterioso fica na parte intermediária da torre local, visto pelo lado leste. Resolva o quebra-cabeça, encontrando as partes secretas nas imagens. É bem simples, basta procurar com cautela e atenção aos sons.

O Glyph #9 fica em Antico Teatro Romano, pouco a noroeste da entrada sul da cidade murada. O símbolo misterioso fica em um trecho coberto, na parte interna, mais a sudeste. Resolva o quebra-cabeça. Encontre a esfera dourada nas duas primeiras imagens e então digite 312 como o código no terceiro enigma.

Além disso, enquanto transitar pelas cidades muradas, encontrará pessoas que correrão de vocês. Alguns deles são apenas pessoas com bastante dinheiro, que poderá matar para conseguir a grana no corpo deles. Mas também verá mensageiros. E isso nos leva a um troféu:

Mailman (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de matar um mensageiro dos Borgia. Esses mensageiros aparecem de forma randômica pelas cidades. Eles vestem roupas finas e capas, e saem correndo assim que te vêm. Persiga-os e mate-os, sempre que puder, pois rende bastante dinheiro. Assim que matar o primeiro desses mensageiros, esse troféu será liberado.

Agora, siga em frente com as missões principais. Ao final dessa sequência, aprenderá a administrar Monteriggioni. Poderá comprar novos estabelecimentos, não só para conseguir importantes descontos na compra de diversos produtos, mas para render dinheiro também! Quanto mais dinheiro investir na cidade, mais dinheiro irá faturar com o tempo, e esse dinheiro que se fatura com o tempo é infinito. Nem preciso ressaltar a importância de investir o máximo que puder aqui em Monteriggioni, não é? Assim que comprar sua primeira propriedade, liberará um troféu:

Handy Man (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que comprar um novo estabelecimento para Monteriggioni. O estabelecimento mais barato custa 1.000 florins, e qualquer um deles serve.

Investir em Monteriggioni é necessário para um troféu também, então recomendo que o faça o quanto puder, para ir adiantando um troféu no futuro.

Além disso, há outro troféu que poderemos liberar agora:

Myth Maker (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que encontrar as 8 estatuetas espalhadas por Monteriggioni. Há 8 estatuetas em pedestais de difícil acesso, por toda a cidade. O mapa de Monteriggioni que coloquei acima revela a localização das 8 estatuetas, mas, se precisar de ainda mais ajuda, assista o vídeo abaixo:


Coletando todas as estatuetas, liberará o troféu. Mas também poderá colocá-las nos pedestais ao redor da mansão de Villa Auditore, e conseguirá dinheiro.

Siga em frente com as missões principais, e liberará um troféu:

Exit the Son (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que completar a Sequence 3.

Sequence 4: The Pazzi Conspiracy

Nessa sequência, retornaremos para Florence, mas esta vez vamos a uma nova área da cidade: Santa Maria Novella. Há 2 Glyphs que podemos encontrar nessa área, basta seguir o mesmo mapa de Florence que foi utilizado anteriormente.

O Glyph #10 fica em Mercato Vecchio. No canto nordeste do loca, fique do ponto mais alto e olhe para oeste. Escondido no canto bem mais abaixo, encontrará o símbolo misterioso. Resolva o quebra-cabeça. No primeiro enigma, encontre o satélite no espaço. No segundo, rotacione a esfera até formar uma imagem em que as linhas estejam completas, e, no terceiro enigma, encontre a esfera dourada.

O Glyph #11 fica em San Lorenzo. Esse fica bem escondido. Do ponto mais alto do local, o Viewpoint no alto do domo, desça a nordeste. Há uma torre alta com uma cruz no topo a nordeste. Ao sul dessa torre, e olhando para o norte, olhando para uma torre de pedra no meio do telhado a meia altura, encontrará esse símbolo misterioso. Use a Eagle Vision para se localizar. Resolva o quebra-cabeça, encontrando o símbolo secreto na primeira imagem e a esfera dourada na segunda imagem.

Além disso, vale a pena se atentar para o troféu a seguir:

Street Cleaner (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que esconder 5 corpos em pilhas de feno. É bem simples: há várias pilhas de feno espalhadas pela cidade, que servem como esconderijos e como pontos de Leap of Faith. Você pode esconder corpos neles! Matando inimigos, poderá pegar o corpo deles com ●. Então, arremesse-os na pilha de feno. Assim que jogar 5 corpos na mesma pilha de feno, esse troféu será liberado. Não precisa ser inimigos, podem ser civis também.

Siga em frente com as missões principais. Na missão Novella's Secret, Ezio irá encontrar a primeira tumba secreta do jogo. Será a Assassin Tomb #1. Desvendá-la faz parte da missão, e liberará um troféu:

Undertaker (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que desvendar a Assassin Tomb de Santa Maria Novella.

Há diversas outras Assassin Tombs no game, e precisará desvendar todas para conseguir um troféu. Elas passarão a estar acessíveis a partir de agora. No momento, encontrará a Assassin Tomb #2 disponível na área de San Giovanni. Desvende-a até o final e liberará um troféu:

Choir Boy (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que desvendar a Assassin Tomb de Santa Maria del Flore.

Siga em frente com as missões principais. Chegando à missão Wolves in Sheep's Clothing, terá de enfrentar diversos inimigos enquanto escolta Medici ao seu esconderijo. E esse será um momento ideal para conseguir o troféu a seguir:

No-Hitter (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de matar 10 inimigos na mesma batalha sem tomar dano. Bem, haverá dezenas de inimigos para matar nessa missão, e como a distância entre um e outro é curta, será considerado como uma mesma batalha, do começo ao final. Sendo assim, só precisa se preocupar com não tomar dano. Segure R1 sempre, para desviar os golpes dos inimigos, e, assim que puder, use contra-golpes. Como há outras pessoas lutando com você, tente acertar os inimigos pelas costas, pois matará imediatamente. Vá com calma e tente não ser cercado pelos inimigos. Seja rápido nos contra-golpes e cauteloso, e conseguirá matar 10 inimigos sem tomar dano, liberando esse troféu. Se não der aqui, não se preocupe, haverá muitas outras oportunidades no game. Apenas tente conseguir o mais rápido possível.

Siga em frente com as missões principais, e logo irá concluir a sequência e liberar um troféu:

Bloody Sunday (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que completar a Sequence 4.

Sequence 5: Loose Ends

Começará essa sequência em Florence, com nenhuma nova área habilitada, mas haverá duas novidades: Assassination Contracts agora estão disponíveis, e aparecerá um Templar Lair também. Comece pelo Assassination Contract. Aceite o contrato de assassinato que aparecer. Terá de ir ao local indicado, encontrar seu alvo e então matá-lo furtivamente. Irá liberar um troféu:

Assassin for Hire (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que completar seu primeiro Assassination Contract. Não importa qual seja, assim que completar o primeiro, esse troféu será liberado.

Vale lembrar que, para a platina, não será mais necessário que complete mais qualquer Assassination Contract. Poderá ignorá-los completamente, a menos que queira o dinheiro. Quanto ao Templar's Lair, trata-se de sidequests que visam aprofundar a relação com alguns personagens do jogo. Rendem uma boa grana, mas se quiser podem ser ignorados pois são desnecessários para qualquer troféu.

Na missão A Blade With Bite, irá adquirir a Poison Blade, uma lâmina que deixa o inimigo envenenado, ficando furioso por alguns segundos e então morrendo sozinho. E isso nos leva a um troféu:

Doctor (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de realizar um assassinato aéreo em um inimigo envenenado. Após adquirir a Poison Blade, vá para um local com prédios altos ou pelo menos muros ou caixas. Use a Poison Blade em um inimigo ou civil, e, quando ele começar a ficar enlouquecido, suba no lugar alto e realize um assassinato aéreo nesse inimigo. Basta um para conseguir esse troféu, e pode ser feito a qualquer momento.

Seguindo em frente com o game, irá parar em Tuscany novamente. Aqui, encontrará novos Assassin Contracts e também o Assassin Tomb #3 em Santa Maria Assunta. Desvende-a até o final e liberará um troféu:

I Can See Your House From Here! (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que desvendar a Assassin Tomb de Santa Maria Assunta.

Agora, siga em frente com as missões principais, até concluir a sequência. Então, liberará um troféu:

The Conspirators (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que completar a Sequence 5.

Sequence 6: Rocky Road

Começará a sequência em Florence. Receberá a Medici Cape, que, quando equipada, faz com que seja sempre incógnito nas cidades de Florence e Tuscany, sem aumentar a barra de notoriedade. Bem, mas a missão será agora ir para uma nova localidade. Vá ao local indicado, e conhecerá a localidade Apennine Mountains. Após um mini-game no qual controla uma carruagem, chegará à cidade de Forli.

Nova cidade quer dizer novos Viewpoints, novos tesouros e muitas outras coisas novas para fazer. Primeiro, vamos atrás daqueles símbolos misteriosos que viemos caçando. Veja o mapa abaixo para saber a localização deles:


O Glyph #12 fica na Abbazia di San Mercuriale. No local, há uma construção de forma quadrada. De dentro do quadrado, olhe para a parede oeste, no alto, e encontrará o símbolo misterioso. Escaneie-o e então resolva o quebra-cabeça. Encontre a esfera dourada na primeira imagem, e então começa um intrincado quebra-cabeça de códigos e símbolos. O 1 é dois traços e um ponto, o 3 é três traços e o 9 é um traço e dois pontos.

O Glyph #13 fica em Avamposto Veneziano. No extremo nordeste de Forli, fica um farol que serve como Viewpoint. Enquanto estiver escalando o local, no lado leste da torre, encontrará o símbolo misterioso. Escaneie o símbolo e resolva o quebra-cabeça. Outra vez, códigos e símbolos! O 5 é um círculo e dois quadrados, o 2 é um círculo e o 9 é um triângulo.

Agora, verá a localização do Assassin Tomb #4, que fica em Rocca Di Ravaldino. Vá até lá e desvende-a, e conseguirá liberar o seguinte troféu:

Prison Escape (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que desvendar a Assassin Tomb de Rocca Di Ravaldino.

Além disso, nessa cidade poderá liberar o seguinte troféu:

Perfect Harmony (Bronze)
Para liberar esse troféu, só o que precisa fazer é comprar as tintas de roupa Wetland Ebony e Wetland Ivory. Essas tintas de roupa só estão disponíveis nas lojas de roupa da cidade de Forli. Comprando essas duas tintas de roupa, esse troféu será liberado.

Agora, realize as poucas missões pelo local até concluir a sequência e liberar um troféu:

An Unexpected Journey (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que completar a Sequence 6.

Após essa sequência, começará uma parte extra, em que controla Desmond fora do Animus. É um treinamento simples e rápido. Terminando essa parte, liberará outro troféu:

Bleeding Effect (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que completar a Sequence 6.

Agora sim, começará a próxima sequência:

Sequence 7: The Merchant of Venice

Essa sequência terá início em uma nova cidade, Venice. Por enquanto, só poderá explorar a área de San Polo. Aqui, há novos tesouros e muita coisa para explorar. Vamos começar pelos Glyphs, acompanhe o mapa a seguir para saber a localização de todos eles:


O Glyph #14 fica em Ponte Di Rialto. O símbolo não está em cima da ponte, e sim abaixo. Caia na água e nade por baixo da ponte. Na extremidade leste, encontrará o simbolo misterioso na parede. Escaneie-o e resolva o quebra-cabeça. Aponte as seguintes obras de arte: Jupiter and Io, Danae Visited By Zeus, Cupid and Psyche, Leda and the Swan e Rape of Europa.

O Glyph #15 fica em San Giacomo Di Rialto. Se olhar para a parede leste, verá a entrada principal com o relógio e a estátua no topo. No telhado do local, por trás dessa mesma parede leste, encontrará o símbolo misterioso. Escaneie-o e resolva o quebra-cabeça. Rotacione a esfera até formar a figura.

O Glyph #16 fica em Gilda Dei Ladri Di Venezia. Na parte norte do local, em cima dos telhados, encontrará o símbolo misterioso na parede oeste. Escaneie o símbolo e resolva o quebra-cabeça. Esse é um dos mais fáceis dos últimos tempos, apenas leve o indicador ao local Tunguska, no mapa.

Há ainda um Templar Lair em Santa Maria Gloriosa Dei Frari. Parece muito com uma Assassin Tomb, mas sua recompensa será apenas um pouco de dinheiro.

Além disso, há dois troféus que poderá conseguir agora:

Art Connoisseur (Bronze)
Para liberar esse troféu, só o que precisa fazer é ter comprado uma obra de arte em Florence e outra em Venice. Obras de arte são vendidas em qualquer Art Merchant espalhado pela cidade. Vale qualquer obra de arte. Comprando uma em Florence e uma em Venice, esse troféu será liberado.

Podestá of Monteriggioni (Bronze)
Esse troféu será liberado quando tiver conseguido chegar a 80% do valor total da fortaleza de Monteriggioni. Apenas comprando todos os upgrades e todas as lojas, e evoluindo-as ao máximo, não conseguirá chegar a 80%. Após fazer tudo isso, deverá também comprar armas e equipamentos, encontrar colecionáveis como Feathers e Codex Pages, e comprar outras coisas, como pinturas, para conseguir aumentar o valor de Monteriggioni. Na verdade, apenas comprando todas as lojas e upgrades e mais um punhado de armas e acessórios (que deverá estar comprando de qualquer forma, para ficar mais forte), já conseguirá chegar a 80% e esse troféu será liberado. Isso já será possível a essa altura.

Falando em Monteriggioni, recomendo que vá até o treinador de combate que fica na frente de Auditore Villa. Ele ensina novas técnicas de combate em troca de dinheiro. Recomendo que aprenda todas as técnicas. Para a platina, terá de aprender a técnica de Unarmed Combat e a de Long Weapons. Isso lhe permitirá conseguir dois troféus:

Messer Sandman (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de jogar areia em 4 inimigos ao mesmo tempo. Aprenderá a jogar areia nos inimigos na habilidade de Unarmed Combat. Então, encontre 4 inimigos andando juntos (não é difícil a essa altura do jogo) e jogue areia na cara deles. Acertando 4 inimigos ao mesmo tempo, esse troféu será liberado.

Sweeper (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de passar a rasteira em 5 inimigos ao mesmo. Aprenderá a passar rasteira com amas longas através do treinamento de Long Weapons. Só que não conseguirá armas longas facilmente: primeiro encontre um inimigo que tenha uma arma longa com ele. Então, desarmado, enfrente-o e roube a arma dele (basta contra-atacar estando desarmado). Agora, vá para um local em que tenha vários inimigos juntos, quanto mais melhor. Quando tiver pelo menos 5 inimigos à sua volta, segure ■ para realizar uma rasteira. Não deverá conseguir derrubar todos de uma só vez de primeira, mas continue tentando e logo conseguirá. Assim que derrubar 5 inimigos com uma rasteira, esse troféu será liberado.

Ah, vale mencionar também que o Viewpoint em Santa Maria Gloriosa Dei Frari é inacessível nesse momento, pois precisará de uma habilidade que só conseguirá no futuro. Ignore esse Viewpoint, por enquanto. Ao final da missão Monkey See, Monkey Do, irá aprender a habilidade Climb Leap, e então poderá alcançar esses locais altos. Então, na missão By Leaps and Bounds, irá subir obrigatoriamente ao topo desse Viewpoint.

Seguindo em frente com as missões principais, logo irá concluir essa sequência e liberar um troféu:

The Merchant of Venice (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que completar a Sequence 7.

Sequence 8: Necessity, Mother of Invention

Essa sequência começa ainda em Venice, mas agora terá acesso a uma nova área da cidade: San Marco. Nessa nova área, terá acesso a 2 novos Glyphs, vamos a eles:

O Glyph #17 fica em Torre Dell'Orologio. Não encontrará dificuldades para encontrar a grande torre que possui o relógio. No alto dessa mesma torre, encontrará no piso o símbolo misterioso. Escaneie o símbolo e resolva o quebra-cabeça. O mais difícil quebra-cabeça de símbolos e códigos até então. Como é complicado descrever a resposta correta, aqui vai uma imagem:

600x274

Depois, encontre a figura perdida na imagem e completará o quebra-cabeça.

O Glyph #18 fica em Campanile de San Marco. Trata-se de um Viewpoint, então escale-o normalmente. Bem perto do topo, em uma área coberta, encontrará o símbolo misterioso. Resolva o quebra-cabeça. Novamente, símbolos malucos e difíceis de se descrever, então veja a imagem a seguir:

600x274

Depois disso, acione os neurônios na imagem para completar o quebra-cabeça.

Aqui, também poderá encontrar o Assassin Tomb #5, que se encontra em Basilica Di San Marco.  Chegar a ela não será nada fácil, não só porque sua entrada fica bem na parte superior, e subir lá envolverá muitas peripécias, mas porque o local está infestado de guardas. Terá de matar muitas pessoas para chegar ao topo do local. Desvende-a até o final, e irá liberar o seguinte troféu:

Hallowed By the Name (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que desvendar a Assassin Tomb de Basilica Di San Marco.

Agora, siga em frente com as missões principais do game. Chegando à missão Nothing Ventured, Nothing Gained, Ezio irá controlar uma espécie de asa-delta. Mais adiante, na missão Infrequent Flier, terá a tarefa de voar pela cidade. E, exclusivamente nessa missão, poderá conseguir um troféu:

Fly Swatter (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de matar alguém com a asa delta. Voe na direção de um dos arqueiros do local e Ezio irá derrubá-lo. Pressione L1 para mirar nos arqueiros, de modo a ir direto para eles. Assim que derrubar o primeiro arqueiro, esse troféu será liberado. Pode ser qualquer um, e há vários pelo caminho. Na verdade, esse é o único momento no jogo em que conseguirá voar com essa asa-delta, então certifique-e de conseguir esse troféu agora, pois não terá outra chance.

Siga adiante com as missões principais e logo irá concluir essa sequência, liberando um troféu:

The Impenetrable Palazzo (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que completar a Sequence 8.

Sequence 9: Carnevale

Começará essa sequência em Venice, e agora terá acesso a uma nova área, Dorsoduro.

Não há Glyphs nessa região, mas, para compensar, encontrará o Assassin Tomb #6 em Santa Maria della Visitazione. Vá ao local e acesse essa tumba. Desvende a última tumba do jogo, e então irá liberar mais um troféu, como é de praxe:

Venetian Gladiator (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que desvendar a Assassin Tomb de Santa Maria della Visitazione.

Agora, poderá voltar para Monteriggioni e colocar todos os Assassin Seals em seu devido lugar, e então terá acesso à Armor of Altair, a armadura mais poderosa e resistente do jogo.

Agora, siga em frente com as missões principais do game. Completando essa sequência, irá liberar um troféu:

Masquerade (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que completar a Sequence 9.

Sequence 10: Force Majeure

Nessa sequência, novamente o cenário será Venice, mas desta vez terá acesso à área de Castello! Alguns novos locais para explorar e novas coisas para fazer!

Agora, finalmente terá acesso aos últimos Glyphs do game!

Glyph #19 fica na Scuola Grande Di San Marco. Defronte com a entrada principal do local, olhe para o norte para ver outro edifício. No topo desse edifício, bem no telhado mesmo, na parte de trás da faixada frontal sul, encontrará o símbolo misterioso. Escaneie-o e resolva o quebra-cabeça. Mais um enigma com obras de arte. Escolha as seguintes imagens: Aztec Calendar Stone, The Eastern Gate, Sistine Chapel Ceiling Fresco, Nazca Textile e Book of the Dead. Depois, encontre a imagem escondida e irá concluir o quebra-cabeça.

O último Glyph do jogo, o Glyph #20, fica em San Pietro Di Castello. O símbolo misterioso é fácil de encontrar, pois fica na faixada leste do edifício, bem no alto e fácil de se localizar. Escaneie-o e resolva o quebra-cabeça. O último enigma do jogo será uma variante de vários que vimos até então. Primeiro, terá de rotacionar a esfera até formar a imagem. Depois, no código de símbolos, coloque qualquer símbolo que quiser para conseguir passar. Por fim, apenas mova o cursor até concluir o enigma.

Com todos os 20 Glyphs do jogo solucionados, verá a cena completa e liberará um troféu:

Vitruvian Man (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que tiver encontrado todos os símbolos misteriosos espalhados pelas cidades e solucionado os quebra-cabeças. Há 20 no total. Expliquei como solucionar os quebra-cabeças e a localização dos símbolos no decorrer do guia, mas, se restou alguma dúvida, assista o vídeo a seguir, que mostra pormenorizadamente cada detalhe que precisar:


Há ainda um Templar Lair dentro de Arsenale di Venezia, que terá como retorno apenas mais dinheiro.

Além disso, nessa sequência poderá conseguir outro troféu:

Victory Lies in Preparation (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de ter comprado todos os equipamentos à venda. Há 2 tipos de equipamentos que poderá comprar nas lojas: Pouches, à venda nas lojas de roupas, e Armor, vendidas nos ferreiros. A cada nova sequência, novos equipamentos ficam à disposição para serem comprados. E, agora na sequência 10, todos os Pouches e Armors estarão à venda, basta que os compre. Compre todas as peças, sem deixar nenhuma para trás, e esse troféu será liberado. Dinheiro não deverá mais ser um problema, pois Monteriggioni lhe dará rios de dinheiro com o passar do tempo.

Bem, agora vamos em frente com as missões principais. Completando essa sequência, irá liberar o seguinte troféu:

Blanca's Man (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que completar a Sequence 10.

Sequence 11: Alter Egos

Nessa sequência, estaremos novamente em Venice, mas desta vez teremos acesso à última área da cidade, Cannaregio.

Essa sequência é consideravelmente curta e fácil. Apenas siga em frente com as missões principais do jogo, e, ao completar essa sequência, irá liberar um troféu:

The Prophet (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que completar a Sequence 11.

Ao final da sequência anterior, terá ganhado a Venetian Cape, uma capa que quando equipada permite que fique sempre anônimo em Forli e em Venice.

Essa sequência será diferente das demais. A partir daqui, poderá escolher quais missões entrar. Veja bem, estará em Forli, e terá em seu mapa a localização de uma Special Memory e de uma Repaired Memory. Special Memory nada mais é do que o mini-game de pilotar a asa-delta de Leonardo Da Vinci mais uma vez, desta vez de forma infinita. Não há propósito algum nisso, apenas diversão mesmo. Já o Repaired Memory lhe permitirá jogar a Sequence 12, então vamos para ela!

Sequence 12: Forli Under Attack

Simplesmente faça todas as missões da sequência até conclui-la. Todas as missões se passam em Forli. Após concluir essa sequência, não liberará nenhum troféu, mas será levado a Florence.

Sequence 13: Bonfire of the Vanities

Nesse sequência, retornará para Florence mas desta vez conhecerá um novo distrito: Oltrarno. Esse novo distrito será exclusivo para as novas missões, já que essa nova área nada possui de novo, inclusive itens colecionáveis, como Treasures, Feathers ou mesmo Codex Pages. Apenas Viewpoints estarão disponíveis aqui. Por isso, atenha-se a completar as missões principais até concluir a sequência.

Sequence 14: Veni, Vidi, Vici

No começo dessa sequência, estará em Monteriggioni, e terá de coletar todos os Codex Pages. Se veio adquirindo os Codex Pages no decorrer do jogo, deverá restar poucos agora, e, se coletou todos, poderá prosseguir diretamente com a aventura. Então, receberá um aviso de que terá de ir para Roma. Aceite a missão e irá para uma viagem sem volta direto para uma nova área do jogo: Rome.

Rome é uma área não explorável, que estará invadindo exclusivamente para essa missão. Portanto, não espere por Viewpoints, itens colecionáveis ou qualquer coisa do tipo, simplesmente siga em frente com as missões principais e, ao completar a única missão no local, derrotando Rodrigo Borgia, irá concluir a sequência, e liberar um troféu:

The Vault (Prata)
Esse troféu de prata é obrigatório. Ele será liberado assim que completar a Sequence 14.

Acha que o jogo terminou? Não ainda! Após uma bela cena, ir´despertar novamente como Desmond, e terá de lutar com alguns inimigos enquanto foge do local. E isso tudo acontece enquanto os créditos sobem! Após terminar esse curto trecho de ação, liberará mais um troféu:

An Old Friend Returns (Ouro)
Esse será o primeiro e único troféu de ouro do jogo, e ele será o último troféu obrigatório do jogo, também. Ele será liberado assim que fechar o jogo inteiramente, quando os créditos finais terminarem.

Bem, agora só há mais uma coisa que nos separa da platina. Teremos de coletar todos os Feathers do jogo! Devera já ter coletado alguns pelo meio do caminho, mas agora teremos de coletar todos eles. Vamos lá:

Comecemos por Florence. Há 27 Feathers em Florence, sendo 9 em San Giovanni, 9 em San Marco e 9 em Santa Maria Novella. Veja o mapa abaixo para saber a localização de todos eles:


Após pegar todos os Feathers daqui, vamos para Tuscany. Há 11 Feathers em Tuscany. Veja o mapa abaixo para saber a localização de todos eles:


Após pegar todos os Feathers daqui, vamos para Forli. Há 12 Feathers em Forli. Veja o mapa abaixo para saber a localização de todos eles:


Agora, vamos a Venice. Há 46 Feathers em Venice, sendo 9 em San Polo, 9 em San Marco, 9 em Dorsoduro, 9 em Castello e 9 em Cannaregio. Veja o mapa abaixo para saber a localização de todos eles:


E agora, por fim, Monteriggioni! Há apenas 4 Feathers em Monteriggioni. Veja o mapa abaixo para saber a localização de todos eles:


Então, finalmente conseguirá as 100 Feathers do jogo, liberando um troféu:

In Memory of Petruccio (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que coletar todas as 100 Feathers no jogo. Se os mapas acima não foram suficientes para encontrar alguma Feather, assista o vídeo explicativo abaixo para tirar quaisquer dúvidas sobre alguma Feather em específico:


Coletando todas as 100 Feathers, conseguirá dois prêmios: o Condottiero War Hammer e o Auditore Cape. Essa capa o torna notório imediatamente assim que a usar, em qualquer cidade do jogo que não seja Monteriggioni. E isso nos leva ao último troféu do game:

Show Your Colors (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de usar o Auditore Cape em todas as cidades do jogo. Usando Fast Travel, é muito simples. Use o Auditore Cape em Monteriggioni, e vá para Florence, Tuscany, Forli, Apennine Mountains e Venice. Basta equipar o Auditore Cape na cidade, e então poderá passar para outra cidade. Segundos já bastam. Lembre-se que Apennine Mountains não pode ser acessado por Fast Travel, ele deve ser acessado ao pé, indo para o sul de Forli. Assim que tiver visitado todas as cidades, esse troféu será liberado.

E é isso. Levando em consideração que tenha adquirido todos os outros troféus do jogo, esse deverá ter sido o último, o que lhe garantirá:

Master Assassin (Platina)
E finalmente nossa recompensa! Após uma jornada tão épica quanto essa, nada mais justo do que conclui-la com mais um troféu de platina em nossa estante! Parabéns por ter platinado Assassin's Creed 2!

E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!

3 comentários:

  1. Eae, po queria fazer uma pergunta. Eu to seguindo este guia para a minha platina, o problema é que eu pulei os glyphs de Florença pq a foto com as localizações não estava aparecendo para q eu pudesse acompanhar e fazer. Eu posso voltar mais na frente e fazer todos os glyphs e penas passando cidade por cidade, mesmo depois de zerar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode voltar normalmente. Tendo em vista a data, creio que ja tenha platinado o game hehe.

      Excluir
  2. Ótimo guia, meus amigos! Muito obrigado!
    Gostaria que tivesse um guia para o Assassin's Creed: Brotherhood

    ResponderExcluir