domingo, 3 de janeiro de 2016

Platinando Mass Effect 2

Este é o nosso guia de como platinar Mass Effect 2, lançado em 2010 pela Electronic Arts para Playstation 3.

A human male soldier carries an assault rifle. On the right, a woman and a reptile-like extraterrestrial accompany the soldier. The game's logo floats above them, while the background consists of ruins on a planet with orange sky.

Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando Mass Effect 2:

MASS EFFECT 2

Ficha técnica:

Troféus de bronze: 46
Troféus de prata: 6
Troféus de ouro: 2
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 55
Troféus online: 0
Tempo de jogo estimado: de 35 a 80
Dificuldade estimada: 3/5 - Dificuldade Considerável
Vezes que precisa jogar o game: No mínimo 2

Considerações: A tão aguardada continuação da brilhante trama de Mass Effect traz uma nova aventura, com mais ação, mais planetas e novos troféus. Boa parte do que fez sucesso no jogo anterior foi mantido, e muitas novidades foram acrescentadas. Comparado ao game anterior, platinar Mass Effect 2 será bem mais fácil e mais rápido. Ao invés de ter de fechar o jogo 3 vezes, é possível até mesmo platinar o jogo em apenas uma jogatina (caso tenha um save do primeiro jogo, caso contrário será obrigatório duas jogatinas), mas eu recomendo duas jogatinas. Os troféus estão mais fáceis e mais simples também, tornando essa platina mais rápida e mais simples do que o jogo anterior. Mas ainda é um Action-RPG, então lembre-se que vai levar algum tempo. Se não gosta de dificuldade, também saiba que terá de fechar o jogo na dificuldade Insanity, e prepare-se para um desafio realmente complicado. A dificuldade Insanity não é para qualquer um, então, se não tem paciência com Action-RPGs ou não curte a franquia Mass Effect, não será nada divertida essa platina. Ciente disso, vamos em frente com a nossa platina!

Dicas de procedimento: Antes de salvarmos a galáxia do perigo eminente dos reapers, vale a pena se atentar para algumas recomendações úteis que lhe ajudarão a poupar horas preciosas de sua jogatina. Leia com atenção:

a) Mass Effect 2 foi feito para ser jogado em continuidade ao primeiro Mass Effect. Isso porque como a história é uma continuação direta, suas escolhas no primeiro game irão interferir em muitas coisas do segundo jogo, como personagens que estão vivos ou mortos, a existência ou não de alguns diálogos, entre outras coisas. Caso tenha um save do primeiro jogo, poderá usá-lo nesse game para dar continuidade às suas escolhas do primeiro jogo. Ao fazer isso, também terá diversas vantagens, como começar com mais experiência, mais dinheiro e recursos do que o normal. Faça isso, se puder. Se não puder, terá de fazer suas escolhas no início, mas saiba que nenhuma dessas escolhas irá interferir em qualquer troféu. Fique à vontade para tomar as decisões que quiser. O mesmo também vale para as decisões internas no jogo: tudo o que eu não informar especificamente para fazer não irá interferir em nada, então tenha liberdade de escolher o que preferir sem medo.

b) É possível caracterizar Sheppard completamente. Sua aparência ou seu sexo não irá interferir em nenhum troféu. Muito menos sua origem. Nem mesmo a sua classe irá atrapalhar algum troféu. Algumas classes são melhores do que outras, para alguns troféus, mas eu aconselho que jogue como Soldier. É a classe mais versátil, já que seus membros do grupo podem ajudar com poderes específicos necessários para alguns troféus. Não precisa escolher classes específicas para isso, de modo que pode usar a classe que bem entender sem ter medo que isso atrapalhe algum troféu.

c) Há cinco níveis de dificuldade no game: Casual, Normal, Veteran, Hardcore e Insanity. Todos os 5 níveis estão disponíveis desde o começo. Há um troféu que exige que jogue no Insanity, a dificuldade mais elevada, mas como terá de realizar duas jogatinas de qualquer maneira, por causa de alguns troféus, então não há necessidade de querer já começar jogando no Insanity. Pode fazer sua primeira jogatina no Casual, se preferir, para pegar a grande maioria dos troféus, e deixar a dificuldade Insanity para a segunda jogatina, quando já tiver boa parte dos troféus e não precisar se preocupar com outras coisas. Aconselho que faça isso para deixar a sua jogatina bem mais prazerosa.

d) No decorrer do game, encontrará diversas side missions, aqui chamadas de assignments. Saberá que é uma side mission quando ela aparecer na parte de assignments do Journal. Pois bem, essas side missions não são obrigatórias, o que é óbvio, e também não rendem nenhum troféu. Isso quer dizer que não precisará realizar nenhuma delas para platinar. No entanto, realizá-las irá render experiência, dinheiro, itens extras, entre outras coisas, como descontos em lojas, por exemplo. Fique à vontade para realizar as side missions, se quiser, apenas saiba que elas podem ser ignoradas se assim preferir.

Guia: Agora, vamos aos troféus, um de cada vez, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):

Vamos para a primeira jogatina!

1º Jogatina - Casual

Assim que escolher New Game, aparecerá a opção de construir seu protagonista, o Sheppard. Caso tenha jogado o primeiro game, poderá importar o seu save do jogo anterior para se manter com o mesmo personagem, e ainda por cima dar sequência exata aos acontecimentos que escolheu no primeiro jogo (relação com amigos, sobrevivência de personagens, entre outras ações). Ainda por cima, começará com mais experiência. É aconselhável fazer isso, mas, se não tiver save do primeiro jogo, sem problemas, poderá construir seu personagem do zero. As opções que escolher não irão afetar em nada no que se refere a troféus, então fique tranquilo quanto a isso.

Então, irá escolher a dificuldade de jogo, o Combat Difficulty. Seguindo minhas recomendações iniciais, irá fazer duas jogatinas, então escolha a dificuldade Casual para a primeira jogatina. Na segunda opção, escolher Off ou Squad Only ajudará a conseguir um troféu mais rápido, mas não é obrigatório. Quanto às outras configurações, fique à vontade para colocar as opções que julgar melhor.

Prologue: Save Joker

Esse é o prólogo do jogo, para que tenha noções básicas sobre os comandos do game. Simplesmente complete-a para garantir o primeiro troféu do jogo:

Missing in Action (Bronze)
Este será o primeiro troféu que irá liberar no game. Trata-se de um troféu obrigatório. Ele será liberado automaticamente, assim que concluir a missão prólogo do jogo, Save Joker.

Então, poderá escolher a classe que quiser ser. A classe que escolher pode beneficiar ou não alguns troféus em específico, mas é possível platinar com qualquer classe. Se quiser uma dica, aconselho a classe Soldier, já que essa classe é a predileta para a segunda jogatina, é bom que se acostume com ela na primeira jogatina.

Prologue: Awakening

Seguindo em frente, logo no começo dessa missão, irá conseguir a sua primeira Heavy Weapon, a Heavy Weapon #1: Grenade Launcher. Essas armas especiais aparecem em locais específicos, e há um troféu relacionado a matar pelo menos um oponente com cada uma das armas especiais do jogo. Portanto, assim que conseguir essa Heavy Weapon, mate pelo menos um oponente com ela (o game irá exigir isso, de qualquer forma) para já ir adiantando esse troféu. Indicarei a localização das outras Heavy Weapons do game no decorrer do guia.

Pouco mais adiante, conhecerá Jacob. Ele é biótico e possui poderes especiais. O jogo irá ensinar como ordenar a ele alguns poderes. Não faça isso ainda, no entanto, pois, nesse momento, terá uma boa oportunidade de conseguir o seguinte troféu:

Head Hunter (Bronze)
Esse troféu será liberado quando conseguir 30 headshots em alvos humanoides. Trata-se de um troféu acumulativo e simples de se conseguir, basta ir dando tiros na cabeça até liberá-lo. Porém, se quiser, poderá liberá-lo agora mesmo. Sabendo que, enquanto não fizer o que o jogo pede, ou seja, ordenar que Jacob use Pull em algum oponente, os inimigos virão de modo infinito, basta ter toda a calma e ir acertando a cabeça deles até conseguir o troféu. Virão quantos for necessário. Se não quiser fazer tudo isso aqui, poderá ir dando tiros na cabeça no decorrer do jogo, mas se quiser aqui é um bom local para já conseguir isso logo no começo do game.

Concluindo essa primeira parte da missão, antes de ir conversar com o Illusive Man, perceba que há um painel atrás da Miranda no qual poderá customizar sua armadura e a roupa casual. Isso nos garante um troféu:

Fashionista (Bronze)
Para liberar esse troféu, basta customizar qualquer peça de roupa, seja da armadura ou casual. Vá ao painel indicado e mude a roupa de Sheppard. O troféu será liberado em seguida.

Agora converse com o Illusive Man.

Very Elusive (Bronze)
Mais um troféu obrigatório. Ele será liberado após conversar com o Illusive Man, quando concluir de fato a missão Awakening.

Freedom's Progress

Essa é a primeira missão de fato do jogo, e estará acompanhado de dois personagens: o biótico Jacob e a adepta Miranda. Eles possuem habilidades especiais, que podem ser ativadas nos oponentes segurando R2. E isso já pode nos levar a um troféu:

Tactician (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de acertar 20 oponentes diferentes com uma combinação de dois poderes diferentes. Pois bem, Jacob pode usar Pull, e Miranda pode usar Warp. Esses dois poderes, quando usados juntos em um só oponente, se combinam. Só o que precisa fazer é usar essa combinação em 20 oponentes diferentes e esse troféu será liberado. É um troféu acumulativo, mas, quanto mais rápido adquiri-lo, melhor será.

Falando em poderes, Miranda possui dois poderes, Overload e Warp. Aconselho que a ordene que os use com relativa frequência nos inimigos, pois isso irá contribuir para dois troféus:

Overload Specialist (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará retirar o escudo de 25 inimigos usando Warp. Escudos são uma barra azul que aparece antes da barra de vida vermelha da grande maioria dos inimigos. Pois bem, Warp irá dissipar esse escudo rapidamente. No modo Casual, basta usar um Warp para dissipar o escudo de um oponente. Dissipe o escudo de 25 inimigos para liberar esse troféu. Mas você terá de ordenar que Miranda faça isso, segurando R2, não conta se ela fizer por conta própria.

Warp Specialist (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará retirar a barreira de 25 inimigos usando Overload. Barreiras são uma proteção adicional ao escudo, que alguns oponentes mais poderosos possuem. É identificado por uma barra roxa junto ao nome do personagem. No modo Casual, basta usar um Overload para dissipar a barreira de um oponente. Assim como o troféu anterior, dissipe a barreira de 25 inimigos para liberar esse troféu. Lembre-se, você terá de ordenar que Miranda faça isso, segurando R2, não conta se ela fizer por conta própria.

Nessa missão, irá enfrentar um robô gigante. Após derrotá-lo, procure em seus destroços pelo Heavy Weapon Upgrade #1. Esses upgrades de armas são encontrados em algumas missões, e precisará coletar alguns deles para um troféu em específico. Avisarei em qual missão encontrará cada upgrade no decorrer desse guia.

Depois, simplesmente conclua essa missão.

Normandy

Bem, de volta à nave, poderá conversar com as pessoas, conhecer os novos integrantes e bater papo com os membros da sua equipe. A principal pessoa que deve conhecer é a Kelly, que fica perto do monitor central, o CIC. Ela irá sempre lhe chamar quando tiver algo a dizer, e isso inclui quando precisar conversar com algum membro da equipe. Quando ela disser que deve conversar com alguém, vá e converse com a pessoa! Isso será muito importante para diversos troféus, é preciso que mantenha um bom relacionamento com todos os integrantes da sua equipe.

Além de tudo, há um troféu que poderá conseguir aqui dentro da nave. Perto da Kelly, também na parte central, fica o Private Terminal, onde pode ver a equipe, os upgrades e ler e-mails. Também tem a opção Advanced Combat Training. Isso nos leva a um troféu:

Highly Trained (Bronze)
Escolhendo a opção Advanced Combat Training, verá três vídeos que ensinam comandos mais avançados do jogo. Tudo o que precisa fazer para liberar esse troféu é assistir os três vídeos. Levará poucos minutos e será bem útil, então faça isso.

Outra coisa: conseguirá algumas side missions com alguns integrantes, mas nada disso será relevante para a platina. Também leia seus e-mails periodicamente para receber mais side missions, se quiser. Como side missions não são necessárias para troféus, poderá ignorá-las se quiser, mas elas rendem experiência, dinheiro e itens, de modo que pode ser bem interessante completá-las. Fica a seu critério.

A partir de agora, o jogo se abre para a exploração. Estará no cluster Omega Nebula, mais especificamente no sistema chamado Sahrabarik. Repare que apenas 40% do cluster foi identificado. Há 3 planetas inexplorados no local. Comece indo para o planeta mais próximo da estrela, Urdak. Basta visitar o planeta para que o identifique. Mais do que isso, poderá pressionar ▲ e minerar o planeta inexplorado! Minerar gasta probes que poderá comprar no Fuel Depot que fica no sistema principal de todos os clusters. Hora de conseguir um troféu:

Prospector (Bronze)
Para liberar esse troféu, só o que precisa fazer é minerar algum planeta até então desconhecido. Minere Urdak, que acabou de descobrir, e esse troféu será liberado.

Minerar planetas rende suprimentos essenciais para se fazer pesquisas. Há muitos planetas para minerar, e uma abundância enorme de minerais, por isso não precisa perder tanto tempo minerando: minere apenas aquilo que achar interessante para alguma pesquisa.

Agora, visite os outros dois planetas desse sistema, Imorkan e Bindur. Não precisa minerá-los, apenas visite. Fará 100% no sistema Sahrabarik. Agora, compre combustível em Fuel Depot e vamos explorar outros sistemas. Há mais 3 sistemas nesse cluster. Vá para o sistema Batalla e explore os planetas Logasiri, Thunawanuro e Nearog. Vá ao sistema Arinlarkan e explore o planeta Utha. Vá ao sistema Kairavamori e explore os planetas Sehtor, Vatar e Uwan Oche. Por fim, vá para o sistema Fathar e explore os planetas Lorek, Korar e Dorgal. Deverá liberar o seguinte troféu:

Explorer (Bronze)
Esse troféu será liberado quando tiver explorado todos os planetas de todos os sistemas de algum cluster. Se fez como eu indiquei, então terá explorado 100% de todos os sistemas do cluster Omega, o que será suficiente para liberar esse troféu. Mas pode ser feito com qualquer cluster do jogo.

E não é só isso! Se for minerar o planeta Lorek, do sistema Fathar, perceberá que começará a captar um sinal estranho no local. Identifique a origem do sinal e lance um probe para iniciar a side mission Lost Operative nesse planeta. Pouse no planeta e realize a side mission para liberar o seguinte troféu:

Operative (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que completar alguma side mission descoberta em algum planeta desconhecido.

Eu irei indicar a localização de outras side missions, pois será necessário para outro troféu mais adiante.

Bem agora que tiramos alguns troféus do nosso caminho, vamos para as missões principais. Há diversas galáxias para explorar, muitas missões para cumprir, e side missions para realizar. Poderá escolher a missão que quer realizar a seu bel prazer, na ordem que preferir, mas eu indicarei a ordem que considero mais conveniente. Recomendo, por ora, que retorne para o sistema Sahrabarik e vá para o Mass Relay. Ele nos permitirá ir para outros clusters em segundos. Recomendo que sua primeira parada seja no cluster Serpent Nebula. No único sistema do local, Widow, vá para Citadel.

Citadel

Aqui em Citadel, poderá recrutar um novo integrante para o grupo, a Kasumi, conhecida como Master Thief.

Dossier: Master Thief

É só falar com a Kasumi e ela será recrutada. Simples assim.

Já que estamos aqui, podemos também explorar bastante o local. Conhecerá algumas pessoas, poderá comprar coisas, completar algumas side missions e até mesmo começar algumas novas, mas o mais importante mesmo são os upgrades. Começará na área Zakera Level 27. É possível transitar entre as áreas a pé ou pelo Rapid Transit. Na área Zakera Level 26, na loja Sirta Foundation, poderá comprar Medi-Gel Upgrade #1, enquanto na loja Saronis Applications encontrará Omni-Tool Upgrade #1 e Shield Upgrade #1. Depois, vá para a Zakera Level 28, onde poderá ir à loja Rodam Expeditions e comprar Sniper Rifle Upgrade #1, Heavy Pistol Upgrade #1 e Submachine Gun Upgrade #1. Não terá dinheiro para comprar tudo, mas sempre poderá voltar mais tarde. Nesse meio tempo, deverá conseguir o seguinte troféu:

Scholar (Bronze)
Esse troféu será liberado quando tiver dado entrada em 15 informações novas no seu codex. Bem, quase tudo o que se faz no jogo gera uma entrada nova no codex, principalmente conversando com pessoas e comprando coisas. Em Citadel, deverá fazer isso o suficiente para conseguir liberar esse troféu. Senão será liberado em breve.

De volta à missão, vá para o Presidium e fale com o membro do conselho. Após a conversa, retorne para a nave. Poderá ter uma conversa com a Kasumi, se quiser. Depois, vamos continuar com a missão. Retorne para o cluster Omega Nebula. No sistema Sahrabarik, entre no planeta Omega.

Omega

Antes de partir para as missões principais, é possível explorar um pouco a parte comercial que fica na parte leste do mapa do planeta. Usando o mapa, conseguirá se localizar facilmente (pressione R3). Na loja Harrot's Emporium, poderá comprar o Omni-Tool Upgrade #2. Na loja Omega Market, encontrará Sniper Rifle Upgrade #2. Na loja Kenn's Salvage, encontrará Heavy Weapon Upgrade #2, Cybernetic Upgrade #1 e Shotgun Upgrade #1. Comprando esses upgrades, deverá conseguir o seguinte troféu:

Technician (Bronze)
Esse troféu será liberado quando tiver adquirido 10 upgrades diferentes. Bem, se comprou alguns em Citadel e mais esses aqui em Omega, deverá ter mais do que o suficiente para liberar esse troféu. Caso contrário, será liberado em algum momento, depois que conseguir comprá-los.

De volta à missão. Fale com Aira, e ela lhe dirá onde ir para recrutar The Professor e Archangel. Comecemos por The Professor.

Dossier: Professor

Comece indo para a área de Quarentine Zone. Aqui, poderá começar a trabalhar no troféu a seguir:

Merciless (Bronze)
Esse troféu será liberado quando conseguir matar 20 oponentes com crueldade. Bem, há diversas formas de conseguir isso. Pedir para Jacob usar Pull nos inimigos conta. Assim como usar armas incendiárias (peça que Jacob coloque Incendiary Ammo). Mas uma forma bem eficiente é explodir os barris explosivos próximos aos inimigos, colocando-os em chamas. Haverá muitos barris explosivos aqui nessa região. Bem, da forma como preferir, assim que matar cruelmente 20 inimigos, esse troféu será liberado. Como é acumulativo, se não conseguir aqui, ajudará para conseguir mais para a frente.

Siga em frente. Chegará a uma área com uma barreira de mercenários da Blue Suns. Após matar todos, não deixe de pegar o Assault Rifle Upgrade #1 no chão, perto do corpo. Chegando ao consultório onde está Mordin, procure no consultório defronte onde ele está para encontrar Medi-Gel Upgrade #2. Então, fale com Mordin, e ele lhe pedirá um favor. Irá liberar uma nova arma, a M-6 Carnifex Hand Cannon. Continue com a missão e logo conseguirá recrutar Mordin. O que nos garantirá um troféu:

The Professor (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que recrutar Mordin.

Agora que recrutamos Mordin, o laboratório da Normandy está liberado, o que nos permite realizar os upgrades que compramos ou encontramos até então. Pelo custo de recursos, claro. Basta ir ao laboratório e pagar o valor por cada upgrade. Assim que fizer seu primeiro upgrade, esse troféu será liberado:

Scientist (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que realizar seu primeiro upgrade no laboratório. Qualquer um serve.

Aconselho que comece desenvolvendo os Heavy Weapon Upgrades, porque, assim que fizer isso, tornará disponível a pesquisa da Heavy Weapon #2: ML-77 Missile Launcher, e, após realizar os dois upgrades, disponibilizará a pesquisa da Heavy Weapon #3: M-622 Avalanche. É obrigatório que desenvolva essas duas armas e que consiga matar pelo menos um inimigo com cada uma.

Outra coisa: a essa altura, Shepard já deverá estar no nível 6, ou pelo menos bem perto disso. Se for o caso, ele já deverá ter um total de 10 pontos de habilidade, os quais ele pode colocar em uma de suas habilidades principais. Hora de um troféu:

Power Full (Bronze)
Para liberar esse troféu, é preciso maximizar uma das habilidades de alguém do seu grupo. Não precisa ser necessariamente de Sheppard, mas é preferível. Cada integrante do seu grupo possui um número de habilidades que pode evoluir, e é preciso 10 pontos de habilidades para evoluir uma habilidade ao máximo. Chegando ao nível 6, deverá ter 10 pontos de habilidade no total, e, se veio colocando todos os pontos em uma só habilidade, irá evolui-la ao máximo e liberar esse troféu. Caso tenha dispersado os pontos em habilidades diferentes, não tem problema, é só se focar nisso daqui pra frente que ainda ganhará muitos pontos de habilidade no decorrer dessa jogatina.

A partir de agora, também, poderá ir falar com Jacob, e perguntar a ele se ele tem ideias de como incrementar a Normandy. Ele irá indicar o Normandy Upgrade #1. Da mesma forma, poderá ir falar com a Miranda, e ela irá recomendar o Normandy Upgrade #2. Esses upgrades serão muito importantes para alguns troféus no futuro, então não deixe de realizá-los.

Bem, não vamos partir de Omega ainda. Há outra missão a ser cumprida aqui.

Dossier: Archangel

Ah, um aviso quanto aos companheiros de missão. A essa altura, já deverá ter conseguido o troféu Tactician, que é aquele em que tem de acertar 20 inimigos com uma combinação de poderes, não é? Bem, se já conseguiu aquilo, então agora recomendo que troque o Jacob pelo Mordin como seu companheiro de trabalho. Não porque ele é melhor, nada disso, e sim para que possa adiantar o seguinte troféu:

Incineration Specialist (Bronze)
Para liberar esse troféu, precisará retirar a armadura de 25 inimigos usando Incinerate. Armaduras são representadas por uma barra amarela que aparece antes da barra de vida vermelha de alguns inimigos maiores ou especiais. Acontece que apenas engineers conhecem Incinerate, mas Mordin é um engineer, então, se ordenar que ele use Incinerate em um inimigo, isso conta. No modo Casual, basta usar um Incinerate para dissipar a armadura de um oponente. Dissipe o escudo de 25 inimigos para liberar esse troféu. Mas você terá de ordenar que Mordin faça isso, segurando R2, não conta se ele fizer por conta própria. Mantenha Mordin como seu companheiro até liberar esse troféu, depois coloque quem preferir.

Vamos para a missão. Vá para Transport Depot para ir onde está Archangel. No caminho até ele, chegará a um corredor onde alguns homens estarão sendo alvejados. Há uma porta trancada aqui, hackeie-a (salve o jogo antes, para ter uma garantia se errar) e entre para pegar o Submachine Gun Upgrade #2. Chegando à casa em que está Garrus, procure na estante do primeiro andar por um Omni-Tool Upgrade #3, depois suba e fale com Garrus. No sofá dele, poderá pegar uma nova arma, a M-15 Vindicator Assault Rifle. Ajude-o a se livrar dos inimigos, e terá recrutado Garrus, o que nos garante um troféu:

The Archangel (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que recrutar Garrus.

De volta a Normandy, fale com Garrus. Ele irá recomendar o Normandy Upgrade #3. Faça-o e então vamos continuar com as missões.

Hora de sair do cluster Omega Nebula. Siga para o cluster Hourglass Nebula. Como a exploração dos planetas é irrelevante para os troféus a partir de agora, não os mencionarei mais, mas pode explorar todos, se quiser. Não deixe de minerar recursos suficientes para os upgrades. Apenas citarei aqui os planetas que possuem side missions. No sistema Ploitari, vá ao planeta Zanethu e encontrará a side mission MSV Estevanico. Depois, no sistema Faryar, vá ao planeta Daratar e encontrará a side mission Eclipse Smuggling Depot. É só isso, por enquanto. Agora, volte para o sistema Osun e pouse em Prison Ship Purgatory, onde iremos continuar nossa aventura.

Dossier: The Convict

Siga em frente. Logo após o vídeo em que liberta Jack de sua cela, desça ao local e pegue o Shield Upgrade #2 com um dos robôs destruídos. Mais adiante, quando enfrentar os primeiros mechs, procure nos corpos caídos perto da porta para encontrar o Shotgun Upgrade #2. Então, siga em frente e ao término da missão irá recrutar Jack.

The Convict (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que recrutar Jack.

Hora de sair deste cluster. Viaje ao cluster Eagle Nebula. Antes de ir para a missão principal, indicarei a localização de algumas side missions. Vá ao sistema Amun, e explore o planeta Neith para encontrar a side mission Wrecked Merchant Freighter. Após concluir essa side mission, receberá um e-mail em seu terminal, indicando a localização de outra missão principal, Abandoned Research Station, em Jarrahe Station, no sistema Strabo. Complete-a para conseguir o seguinte troféu:

Agent (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que tiver concluído 5 side missions. Se veio seguindo o guia até aqui, então essa deverá ser a sua quinta side mission, o que lhe garantirá esse troféu. A partir de agora, realizar essas side missions não renderá qualquer troféu, mas continuarei indicando a localização delas para que possa realizá-las se quiser. Fica a seu critério.

Receberá outro e-mail, desta vez informando outra side mission, só que em outro cluster. Vamos deixá-lo de lado por enquanto. Há mais um integrante da equipe para recrutar. Vamos a ele. Vá ao sistema Imir e pouse no planeta Korlus.

Dossier: The Warlord

Siga em frente. Após hackear a primeira porta em seu caminho, entrará em uma sala onde encontrará o Sniper Rifle Upgrade #3. Depois, siga em frente até concluir a missão, liberando um troféu:

The Krogan (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que recrutar Grunt.

Resgatará Grunt, mas não o recrutará ainda. Terá de descer até o porão e libertar Grunt de sua cápsula, para conseguir efetivamente recrutá-lo para a sua equipe. Kelly irá avisar que Illusive Man quer uma conversa na sala de conferências. Vá lá, e será chamado para uma missão.

Horizon

Vale mencionar que, nessa missão, boa parte dos inimigos possui barreiras. Isso torna aqui um bom local para ir desenvolvendo o troféu Warp Specialist, se não o conseguiu ainda. Certifique-se de trazer a Miranda, ela é a única que sabe Warp no grupo até o momento.

Também poderá começar a adiantar outro troféu aqui. Começará a aparecer um novo tipo de inimigo, os husks, que parecem zumbis. Eles são bem frágeis, o que os torna excelentes alvos para o troféu a seguir:

Brawler (Bronze)
Esse troféu será liberado quando tiver conseguido matar 20 inimigos depois de socá-los. Para socar um oponente, basta pressionar ●. É bem simples, na verdade: soque um oponente e ele irá para trás, nesse momento atire nele com uma arma potente, como a Shotgun, e mate-o. Os husks são perfeitos para isso porque eles correm em sua direção, não usam armas e são bem frágeis a socos. Mas pode ser feito com qualquer oponente. Faça isso 20 vezes e liberará o troféu.

Na área em que os husks começam a aparecer, procure em um dos corpos dos inimigos para encontrar o Shield Upgrade #3. Além disso, na área seguinte a essa, encontrará a Heavy Weapon #4: Collector Particle Beam junto a uma das cápsulas no meio do caminho. Não se esqueça de matar um inimigo com ela. Pouco mais adiante, após conversar com o mecânico, não deixe de pegar o Bio-Amp Upgrade #1 junto a um corpo caído no canto. Depois, avance até concluir a missão. Irá liberar um troféu:

Colony Defense (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a missão Horizon.

Bem, agora aparecerão diversas novas missões para cumprir, novos clusters para explorar e, o mais importante, mais alguns integrantes de equipe para recrutar. No entanto, não vamos fazer isso ainda. A partir de agora, poderá conversar com diversos membros de sua equipe, e eles terão pedidos individuais para fazer. Missões de cunho pessoal, que os tornarão leais a você, e que renderão troféus. Antes de irmos recrutar novos agentes, é interessante agradar aqueles que já estão conosco. Sendo assim, vá até a Miranda e converse com ela para que ela nos passe a sua missão pessoal. Se conversar com Jacob, ele também irá informar a missão pessoal dele. Vamos começar pela Miranda, no entanto.

A propósito, Horizon fica no cluster Shadow Sea, um dos vários que acabaram de aparecer. Viaje para o cluster Crescent Nebula. Antes de irmos ao local principal, vá ao sistema Zelene e procure no planeta Helyme pela side mission Captured Mining Facility. Depois, siga ao sistema Lusarn, onde poderá procurar no planeta Tarith pela side mission Blood Pack Communications Relay. Essas side missions não rendem mais qualquer troféu, só para que saiba.

Agora, siga para Ilium, no sistema Tasale.

Ilium

Ilium é mais uma grande cidade, com muitas lojas, coisas para comprar, pessoas para conhecer, e side missions para começar e terminar. Lembre-se de usar o mapa para se guiar. Logo de início, na área Trading Floor, vá para a loja Serrice Technology. Ela vende o Bio-Amp Upgrade #2, Omni-Tool Upgrade #4 e Medi-Gel Upgrade #3. Então, daqui, siga em frente para Eternity Bar, onde poderá conversar com a informante de Miranda, Lanteia, e dar continuidade à sua missão.

Miranda: The Prodigal

Nessas missões pessoais, sempre terá de obrigatoriamente levar a pessoa que lhe solicitou a missão. Ou seja, nesse caso, por exemplo, é obrigado a levar a Miranda. E por aí vai.

Siga em frente. Após pegar o elevador e enfrentar alguns inimigos, no interior do contêiner que serve de passagem encontrará o Submachine Gun Upgrade #3. Não deixe de pegá-lo. Nesse mesmo cenário, mais adiante, poderá pegar o Medi-Gel Upgrade #4 com um inimigo caído. Siga em frente ate concluir a missão, e conseguirá mais um troféu:

The Prodigal (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que concluir a missão pessoal de Miranda, The Prodigal.

Sempre que realizar a missão pessoal de alguém de seu grupo, ele se tornará leal a você. Isso desabilitará um novo traje para a pessoa e ainda um poder especial que ele pode desenvolver na árvore de habilidades. E isso rende troféus também, então vamos realizar todas as missões pessoais.

De volta a Illium, há muio mais o que fazer aqui. Volte para Trading Floor, e daqui há uma porta que leva para Shipping and Cargo e uma escada que leva para Liara's Office. Suba e fale com a Liara, depois desça e entre na porta. Em Shipping and Cargo, fale com a Seryna para começar uma missão de recrutamento.

Dossier: The Assassin

Siga em frente. Após falar com o funcionário ferido, e antes de entrar no elevador, siga o corredor para a esquerda até o final e encontrará o M-97 Viper Sniper Rifle ao lado de uma caixa no chão. Pegue-o e então suba o elevador. Seguindo mais em frente, quando chegar à parte externa, não deixe de pegar o Submachine Gun Upgrade #4 junto a um corpo no chão. Agora avance e conclua a missão, recrutando Thane para a sua privilegiada equipe e ainda liberando mais um troféu no processo:

The Assassin (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que recrutar Thane.

A essa altura, Jack também já deverá estar pronta para solicitar a missão pessoal dela. Ouça-a, mas não vamos lá ainda. Mais cedo ou mais tarde, será a vez de Mordin, Garrus e Grunt pedirem uma audiência com você para informar a missão pessoal deles. Aceite todas as missões, já que teremos de realizá-las de qualquer forma, para os troféus, mas cada um em seu tempo. Ah, claro, não se esqueça de falar com seu novo recruta, Thane. É bom manter um bom relacionamento com todos eles.

E ainda não acabamos o que tinha que ser feito em Illium! Volte para lá, e desta vez siga para Shipping and Cargo, e de lá entre na porta que leva para Tracking Office. Siga primeiro para a esquerda. Encontrará a loja Gateway Personal Defense, que vende Cybernetic Upgrade #2, Submachine Gun Upgrade #5 e Assault Rifle Upgrade #2. Não dará para comprar tudo, mas tente comprar a Submachine Gun Upgrade, e deverá liberar um troféu:

Weapon Specialist (Bronze)
Esse troféu será liberado quando conseguir todos os upgrades de qualquer arma. Indicarei a localização de todos os upgrades de todas as armas, mas o primeiro que deverá conseguir todos é a Submachine Gun. Assim que conseguir todos os upgrades de alguma arma, esse troféu será liberado.

Se for para o final do caminho da direita, encontrará a loja Baria Frontiers, que vende mapas que levam para novos clusters. É barato, então pode comprá-los, se quiser. Compre mapas para os clusters Hades Nexus, Minos Wasteland, Pylos Nebula e Shrike Abyssal. Daqui, há duas missões que podemos dar continuidade. Por ora, fale com Officer Dara, para que possamos dar continuidade na missão de recrutar outro membro para nossa equipe.

Dossier: The Justicar

Siga em frente. Após pegar o elevador, entre na sala que tem o Weapons Locker e encontrará a M-27 Scimitar Shotgun em cima da mesa à direita. Entre na porta ao lado para ver uma cena e pegar o Bio-Amp Upgrade #3. Agora siga em frente até conseguir recrutar Samara. Irá liberar um troféu:

The Justicar (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que recrutar Samara.

A essa altura, ao retornar para a Normandy, Thane deverá querer chamá-lo para dizer qual a sua missão pessoal. Também é bom ir e dar as boas-vindas para a Samara. De qualquer forma, Illusive Man irá solicitar uma audiência na sala de conferências, compareça. Ele lhe dará uma missão prioritária, a qual irá começar imediatamente.

Collector Ship

Seguindo em frente, Sheppard encontrará três armas, e dentre elas terá de escolher apenas uma: M-76 Revenant Assault Rifle, M-300 Claymore Shotgun e M-98 Widow Sniper Rifle. A escolha fica a seu critério, não ira interferir em qualquer troféu, escolha aquela que preferir e melhor se adequar ao seu esquema de batalha. Uma vez definido isso, vamos em frente.

Seguindo um pouco mais em frente, encontrará um terminal no meio do caminho onde poderá conseguir Shield Upgrade #4. Após derrotar o Praetorian de uma vez por todas, siga pela passagem que foi aberta pela EDI e pegará um Omni-Tool Upgrade #5 em um computador.

Devo mencionar também que essa missão apresenta uma excelente oportunidade de conseguir o troféu Brawler, se não o conseguiu ainda, devido ao alto número de husks que vem em sua direção.

Concluindo essa missão, irá conseguir o troféu a seguir:

Ghost Ship (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a missão Collector Ship.

Mais uma vez, novos horizontes se abrem. Novas missões, novas side missions, novos locais para explorar, mais pessoas para recrutar. Bem, de volta a Normandy, agora será a vez da Samara incluir a missão pessoal dela entre as varias que estamos empilhando na lista de prioridades.

A nave da missão anterior se encontra no cluster recém-descoberto chamado Caleston Rift. Caso esteja interessado em realizar duas side missions, Mining the Canyon pode ser encontrado no planeta Taitus, no sistema Talava, e Endangered Research Station pode ser encontrado no planeta Sinmara, no sistema Solveig. Dando continuidade às missões principais... Bem, retorne para Illium. Sim, ainda há mais missões para cumprir aqui nessa cidade.

De volta a Illium, retorne para Tracking Office. Há mais uma missão a cumprir aqui. Vá para a parte central do local e acione o terminal para chamar um táxi até o apartamento da Liara, onde continuará a missão.

Lair of the Shadow Broker

Siga em frente. Após um mini-game de corrida de carro voador, enfrentará diversos inimigos e irá parar na varanda de um prédio. Olhe dentro de um carro quebrado no local e encontrará Shield Upgrade #5. Agora siga em frente. Após concluir a missão, novo troféu liberado:

Heart of Darkness (Prata)
Esse é o primeiro troféu de prata que poderá liberar no game! Ele será liberado assim que confrontar o poderoso Shadow Broker.

Após derrotar Shadow Broker, terá acesso à sua base, onde terá acesso a diversas informações confidenciais, bancos de investimentos que podem render bastante dinheiro, novas informações sobre fontes de recursos, entre outras coisas. Nada disso rende troféus, mas fique à vontade para explorar. Não irá recrutar ninguém, mas terá sido bem valioso.

De volta à Normandy, saia do cluster Hourglass Nebula. Antes de nos concentrarmos nas missões pessoais, vamos recrutar o último membro que resta para a nossa  equipe ficar completa. Siga para o cluster Far Rim. Pouse no planeta Haetrom, no sistema Dholan.

Dossier: Tali

Quando chegar à primeira parte com inimigos nessa missão, siga pela parte suspensa à direita. Ao pé da escada do outro lado, encontrará um corpo com o Heavy Pistol Upgrade #2. Continue avançando pela direita, e encontrará um corpo caído com uma nova arma, a M-9 Tempest Submachine Gun. Siga em frente. Após explodir a passagem para a porte, entre e pegue o Assault Rifle Upgrade #3 na mesa. Agora é só seguir em frente até conseguir recrutar a Tali. Liberará um troféu:

The Quarian (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que recrutar Tali.

De volta à Normandy, não se esqueça de conversar com a Tali, como deve ser feito com todo novo recruta. Ela até mesmo irá nos recomendar o Normandy Upgrade #4, importantíssimo para um troféu no futuro, então não deixe de realizá-la. Bem, agora é possível dar sequência às missões principais, mas não faremos isso antes de cumprir todas as missões pessoais dos nossos recrutas.

Vamos nos focar em realizar missões pessoais, agora. Siga para o cluster Rosetta Nebula. Caso esteja interessado em uma side mission, realize a Archeological Dig Site, que fica no planeta Joab, no sistema Enoch. Receberá um e-mail que dá início a outra side mission em outro cluster, que deixaremos para depois. Então, siga para o planeta 2175 Aeia, no sistema Alpha Draconis.

Jacob: The Gift of Greatness

Siga em frente. Após explodir um robô para liberar passagem, será atacado por alguns robôs. Procure entre as caixas no canto do local para encontrar o Heavy Pistol Upgrade #3. Agora siga em frente até concluir essa missão. Conseguirá um troféu:

Ghost of the Father (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que concluir a missão pessoal de Jacob, Gift of Greatness.

De volta à Normandy, Tali deverá lhe chamar para dizer a missão pessoal dela. Bem na hora. Mais um já foi, faltam vários. Agora, siga para o cluster Nubian Expanse. No sistema Dakka, entre no planeta Pragia.

Jack: Subject Zero

Siga em frente. Chegando à sala onde pode ouvir diversas gravações do período em que Jack foi aprisionado aqui, procure um terminal que possa hackear e conseguir o Bio-Amp Upgrade #4. Então, avance e conclua a missão. Irá liberar um troféu:

Catharsis (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que concluir a missão pessoal de Jack, Subject Zero.

Vamos partir para a próxima Próximo destino: cluster Krogan DMZ. Aqui, no sistema Aralakh, entre no planeta Tuchanka. Esse planeta é mais uma daquelas cidades.

Tuchanka

Uma cidade bem pequena, mas ainda assim uma cidade. Certifique-se de trazer Grunt com você, como um de seus companheiros, pois precisaremos apresentá-lo. Siga em frente até a área principal da cidade, então siga para a esquerda e encontrará a loja Ratch's Wares. A única coisa realmente importantes que ele vende aqui é o Heavy Weapon Upgrade #3. Não deixe de comprá-lo. Depois, vá para o canto superior direito do mapa do local, para o laboratório de Fortack, onde fica a loja Fortack's Database, a qual vende Assault Rifle Upgrade #4, Bio-Amp Upgrade #5, Heavy Pistol Upgrade #4 e Shotgun Upgrade #3.

Bem, vamos ao que interessa. Converse com o líder local, Wrex, e ele dirá para Grunt procurar o xamã local. Fale com ele para dar início a essa missão.

Grunt: Rite of Passage

Recomendo enormemente que traga a arma Contact Particle Beam como sua arma pesada preferencial, caso já não esteja carregando-a. Irá precisar dela. Bem, essa missão se passa em uma arena, com uma série de desafios dos quais deverá sobreviver. Sempre que acionar a keystone, um desafio virá. Primeiro, um grupo de vários varrens. Em segundo, uma onda de klixens. Após acabar essa onda, não ative a keystone ainda! Atenção agora: salve o jogo antes! É importante que pressione START e escolha Save para fazer um save manual nesse momento. Isso porque precisamos garantir um troféu dentro de alguns minutos. Vamos a ele:

Big Game Hunter (Bronze)
O terceiro e último desafio de Grunt será sobreviver ao ataque do Thresher Maw. Trata-se de um inimigo forte e poderoso. Pois bem, a luta dura cinco minutos, e, se não derrotá-lo em cinco minutos, ele fugirá e o jogo seguirá normalmente, porém esse troféu não poderá mais ser adquirido. Por isso solicitei que salvasse o jogo antes, porque, se algo der errado, basta dar Load Game. Agora, a boa notícia: ele é fácil de matar, principalmente na dificuldade Casual, que deve estar jogando se seguiu minha recomendação inicial. Empunhe a arma Contact Particle Beam e dispare nele sem parar, enquanto toma cuidado com seus disparos. Se for rápido, dá para matá-lo em menos de um minuto, mas não precisa ter tanta pressa: eliminando-o em menos de cinco minutos já será suficiente. Qualquer dúvida quanto a esse troféu, basta assistir o vídeo explicativo abaixo:


Depois disso, basta só mais uma batalha para conseguir concluir essa missão. Ah, antes que eu me esqueça: ainda receberá de brinde o Shotgun Upgrade #4. Siga em frente até concluir a missão, então liberará um troféu:

Battlemaster (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que concluir a missão pessoal de Grunt, Rite of Passage.

Ainda estará em Tuchanka, o que é muito bom, porque ainda há mais o que fazer aqui. Converse com o krogan perto da estande de tiro para que ele nos leve até a próxima missão.

Mordin: Old Blood

Siga em frente. Após derrotar Weryloc Guld, desça a escada e encontrará um computador que pode hackear. Hackeie-o e conseguirá o Heavy Weapon Upgrade #4. Agora é só avançar mais um pouco e concluir essa missão, liberando assim mais um troféu:

The Cure (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que concluir a missão pessoal de Mordin, Old Blood.

Bem, não há mais o que ser feito aqui em Tuchanka. Sinta-se à vontade para retornar à Normandy.

De volta à nave, a primeira coisa que eu recomendo que faça é que pesquise os upgrades que adquiriu, principalmente o Heavy Weapon Upgrade. Isso porque, se adquiriu todos os Heavy Weapon Upgrades do game até aqui, deverá já ter mais do que o suficiente para montar a Heavy Weapon #5: M-290 Cain. Fazer essa arma nos possibilitará adiantar o seguinte troféu:

Master at Arms (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que tiver matado pelo menos um inimigo com cada Heavy Weapon do jogo. Duas Heavy Weapons foram descobertas em missões, as outras duas produzidas em laboratório após pesquisa com Heavy Weapon Upgrades. Se fez tudo certo, a essa altura já deverá ter as 5 Heavy Weapons do game. Então, basta matar um inimigo com cada uma delas e conseguirá esse troféu. Se já adiantou isso com as outras armas, só falta matar alguém com a M-290 Cain.

Agora, vamos em frente. Volte ao cluster Serpent Nebula. Volte mais uma vez para Citadel. Volte para Zakera Level 26 e traga Garrus com você. Após um diálogo que não termina muito bem, terá de ir para Factory District. Irá começar uma nova missão:

Garrus: Eye for an Eye

Siga em frente. Logo após a cena em que Garrus discute sobre o que fazer quando encontrar Harkin e Sidonis, assim que sair pela porta ao lado encontrará um terminal. Hackeie esse terminal e conseguirá o Sniper Rifle Upgrade #4. Agora é só avançar até concluir a missão e de brinde liberar um troféu:

Fade Away (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que concluir a missão pessoal de Garrus, Eye for an Eye.

De volta a Citadel, há mais o que fazer aqui. Chame Thane para fazer parte de sua equipe, e fale com Captain Bailey em C-Sec Office. Ele dará uma pista sobre onde está o filho de Thane. Começará a missão:

Thane: Sins of the Father

Vá para Zakera Level 28 e fale com o contato. Depois, volte e fale com Bailey novamente, para dar sequência na missão. Após algum tempo, irá para um novo local. Chegando a esse novo local, cheque o computador bem perto de onde começa para encontrar o Heavy Pistol Upgrade #5. Agora apenas siga em frente com a missão e, ao conclui-la, liberará um novo troféu:

Cat's in the Cradle (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que concluir a missão pessoal de Thane, Sins of the Father.

Agora, não há mais o que ser feito em Citadel. Volte à Normandy. Ainda no cluster de Serpent Nebula, vá para o sistema de Boltzmann. Aqui, vá ao planeta Bekenstein, para que possamos começar a próxima missão:

Kasumi: Stealing Memory

Siga em frente na parte da festa. Quando finalmente conseguir suas armas e começar o tiroteio, siga em frente até a parte em que tem de explodir uns barris inflamáveis com o canhão. Após essa parte, encontrará um corpo no chão contendo Omni-Tool Upgrade #6. Agora complete essa missão e liberará um troféu:

Broke, Blind and Bedlam (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que concluir a missão pessoal de Kasumi, Stealing Memory.

Agora, saia do cluster Serpent Nebula. Retorne para o cluster Omega Nebula. Então, volte para Omega, para que possamos começar uma nova missão pessoal:

Samara: The Ardat-Yakshi

Comece falando com a Aria, e ela dirá para procurar por pistas nos apartamentos. Vá para os apartamentos, na parte leste de Omega, e converse com a Diana. Após conseguir pistas do paradeiro dela, vá para a área vip da boate Afterlife. Aconselho a salvar o jogo antes de prosseguir, no entanto. Isso porque logo entrará em um diálogo com a Morinth, e, se responder algumas perguntas dela de modo errado, irá falhar a missão e não conseguirá o troféu. Quando falar com ela, aparecerão diversos tópicos. As melhores respostas ficam sempre no canto inferior esquerdo da tela. Escolha Music, e então responda "Expel 10. Depois, responda "Like Hallex?". Escolha Art, e responda "I like the elcor Forta" e então "Vaenia". Escolha Travel e responda "I like the danger" e depois "Power is its own reward". Se fez tudo certo, chegará ao apartamento da Morinth. Aqui, cheque o rifle na parede para conseguir o Assault Rifle Upgrade #5. Agora, siga em frente até concluir a missão e liberar um troféu:

Doppelganger (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que concluir a missão pessoal de Samara, The Ardat-Yakshi.

Antes de sair de Omega Nebula, pode querer ir para o sistema de Arinlarkan, onde encontrará o navio MSV Strontium Mule. Esse local será alvo da side mission MSV Strontium Mule. Nessa side mission, encontrará o Cybernetic Upgrade #3 em um computador do qual pode hackear, dentro da sala onde fica o pacote do qual foi buscar.

Agora, vá ao cluster de Vallhallan Threshold. Agora entre em The Migrant Fleet para começarmos mais uma missão pessoal:

Tali: Treason

Após a primeira pare, do julgamento, irá para um navio infestado de geths. Procure em uma das salas paralelas por um computador que pode ser hackeado, e conseguirá Cybernetic Upgrade #4. Siga em frente e complete a missão,  receberá como brinde ainda o Omni-Tool Upgrade #7. Além disso, liberará um troféu:

Treason (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que concluir a missão pessoal de Tali, Treason.

Agora que não temos mais missões pessoais para nos tirar de nosso caminho, podemos voltar para as missões principais. Antes disso, porém, recomendo algumas side missions interessantes. Vá para o cluster The Shrike Abyssal, e entre no planeta Zada Ban. Aqui, poderá realizar a side mission Blood Pack Base. Completando essa side mission, ganhará de brinde o Heavy Weapon Upgrade #5. Agora, vá para o cluster The Phoenix Massing e vá ao sistema Typhon. Vá ao planeta Aite para começar a missão:

Overlord

Essa missão começa na estação de Hermes. Após destruir o satélite, irá controlar o veículo Hammerhead para ir a outras estações, e enquanto isso poderá controlá-lo e explorar o planeta Aite. Atenção, pois esse é o único momento no jogo em que poderá conseguir o seguinte troféu:

Data Hound (Bronze)
Para liberar esse troféu, terá de coletar todos os 6 pacotes de dados. Eles estão escondidos pelo cenário do jogo e só podem ser adquiridos nessa side mission, Overlord, enquanto controla o Hammerhead. Se sair daqui sem ter coletado esses 6 pacotes de dados, não poderá mais conseguir esse troféu. Para lhe ajudar na busca, aqui vai um vídeo que mostra a localização de todos os 6 pacotes de dados, acompanhe:


Siga em frente com a missão. No meio do caminho, hackeie os computadores para conseguir o Cybernetic Upgrade #5. Depois, avance até concluir a missão e liberar um troféu:

Digital Exorcist (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a missão Overlord.

Agora sim, vamos seguir em frente com as missões principais. Viaje até o cluster Hawking Eta. Vá ao sistema Thorne e entre em Derelict Reaper para começarmos a missão:

Reaper IFF

Siga em frente pelo local, e logo será atacado por husks. Mate-os e avance, e logo encontrará um Sniper Rifle encostado na parede, perto de alguns terminais. Cheque-o e conseguirá o Sniper Rifle Upgrade #5. Nesse mesmo local, siga reto pela passarela e será atacado por muitos e muitos husks e um Scion. Ao final desse local, hackeie o terminal e conseguirá Cybernetic Upgrade #6. Siga em frente e chegará a um local imenso com mais um Scion. Após dar a volta no local e chegar ao outro lado desse local, com outro Scion, procure nas caixas perto da rampa de onde veio e encontrará o Shotgun Upgrade #5. Agora, siga em frente até concluir a missão. Encerrando a missão, irá recrutar um novo integrante para a equipe, Legion, e liberará um troféu:

Friend or Foe (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que concluir a missão Reaper IFF.

Bem, agora vamos reanimar o Legion. Dentro do Normandy, vá ao Deck 3 e entre em Medical Station. Entre na sala de AI Core, mais adiante, e reanime o Legion. Ele irá despertar e se tornará mais um integrante da equipe de fato. Fale com ele novamente, e ele passará a sua missão pessoal. Vamos dar prioridade a ela! Viaje até o cluster de The Phoenix Massing e vá ao sistema The Sea of Storms. Vá até a aeronave de Heretic Station e começará a missão pessoal de Legion:

Legion: A House Divided

Siga em frente. Hackeie um dos computadores no meio de um dos corredores e conseguirá o Shield Upgrade #6. Agora, siga em frente até concluir a missão, e então irá liberar um troféu:

A House Divided (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que concluir a missão pessoal de Legion, A House Divided.

Agora, volte para AI Core e fale com o Legion novamente. Aparecerá a opção em que pode pedir por upgrades, e ele lhe fornecerá o Shield Upgrade #7 e um novo Sniper Rifle para Legion. Agora, volte ao mapa de galáxias e verá uma cena surpreendente, que na verdade é uma pequena missão:

Jokers Jump

Nada a mencionar aqui. Controlará Joker. Apenas siga em frente e vá aos locais especificados dentro da Normandy. Em breve essa missão irá terminar.

Bem, agora chegou o momento da verdade. Hora de nos prepararmos para a batalha final. Faça todas as pesquisas que tiverem ficado pendentes. Não deixe nenhuma pesquisa de Normandy Upgrade incompleta, se tiver alguma, pois será crucial para um troféu em breve. Complete as side missions que ainda não concluiu e que queira concluir. Fale com todos os integrantes da sua equipe e certifique-se de que todos não têm mais o que dizer ou problemas a resolver. A essa altura, deverá ter se tornado amigo de todos, e deverá ter conquistado o coração de um dos integrantes da equipe. Iremos avançar para um ponto sem saída, de onde não poderemos mais voltar. Quando estiver pronto para partir, volte para o cluster Omega Nebula. Salve o jogo manualmente em um save separado, só por precaução, antes de seguir em frente.

Respire fundo e entre em Omega 4 Relay. Antes da missão suicida, terá um momento a sós com seu par romântico. Sendo do sexo masculino, poderá se envolver com Miranda, Tali ou Jack. Sendo do sexo feminino, poderá se envolver com Jacob, Garrus ou Thane. A escolha é sua. Para ter um par romântico, basta falar com cada pessoa e escolher sempre a opção mais positiva. Vale mencionar que só poderá ter um par romântico. Então, fazendo tudo certo, assim que for para a missão suicida, irá encontrar seu par romântico. Ele perguntará se quer um momento a sós antes da missão. Aceite, e liberará um troféu:

Paramour (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que conseguir ter um romance com algum dos personagens. Basta ter um relacionamento mais profundo com um dos personagens do sexo oposto até o começo da última missão. Aceite a proposta e esse troféu de prata será liberado.

Agora, a última missão do game irá começar!

The Collector Base

E liberará um troféu de imediato:

Suicide Mission (Bronze)
Esse troféu é obrigatório. Ele será liberado assim que começar a missão The Collector Base.

E a missão começa com escolhas. Teremos de dividir a equipe de acordo com suas funções, em locais específicos da nave. Saber direcionar as pessoas certas aos locais certos é fundamental para que todos sobrevivam a essa missão (sim, é possível morrer alguém se não tomar cuidado, e deixará de liberar um troféu se isso acontecer). Vamos a cada escolha, uma por vez:


  • Primeiro, terá de escolher um especialista técnico para entrar nos dutos de ventilação. Tali, Kasumi e Legion são excelentes nisso, escolha um entre eles.
  • Depois, terá de escolher o líder da equipe de invasão frontal. Miranda, Jacob ou Garrus são excelentes nisso, escolha um entre eles.
  • A seguir, terá de escolher seu time, o que vai acompanhar Sheppard. Pode escolher quem quiser, nao fará diferença.
Siga em frente, e, após uma parte de ação, haverá um novo momento de decisões:
  • Primeiro, terá de escolher um especialista biótico para criar o casulo de proteção contra os insetos na nave. As melhores escolhas são Samara ou Jack, escolha uma entre elas.
  • Depois, terá de escolher o líder da equipe de distração. Novamente, Miranda, Jacob e Garrus são os nomes mais adequados, por suas características de liderança.
  • A seguir, terá de escolher alguém para escoltar os reféns resgatados de volta para a base. As melhores opções são Tali, Kasumi, Jack ou Mordin. Escolha um entre eles.
  • Por fim, terá de escolher quem vai com Sheppard, entre os restantes. Novamente, não faz diferença quem escolher, pegue aqueles que achar melhor.
Siga em frente escoltando a especialista biótica que escolheu, até chegar a mais uma parte de escolha:
  • Nessa última escolha, só terá de escolher quem irá com Sheppard. Escolha quem quiser. Estarão todos à disposição, com exceção daquele que escolheu para escoltar os reféns.
Agora é só jogar essa última parte da missão até conseguir conclui-la. Ao finalizar essa missão, irá liberar diversos troféus, vamos a eles:

Mission Accomplished (Prata)
Esse troféu de prata é o último troféu obrigatório do game. Ele será liberado assim que concluir a missão Collector Base.


Against All Odds (Prata)
Esse troféu de prata será liberado se Sheppard sobreviver à última missão. Sim, Sheppard pode morrer nessa missão definitivamente, e isso acontecerá se vários de seus companheiros morrerem na missão. Se fez tudo exatamente como eu disse, conseguiu todos os Normandy Upgrades, fez todas as missões pessoais de todos os personagens e escolheu os personagens certos para as funções certas, então todos deverão estar vivos e consequentemente Sheppard também, liberando assim esse troféu de prata.

No One Left Behind (Ouro)
Para liberar esse troféu de ouro, precisará salvar todos os membros da equipe, sem exceção. Como disse no troféu anterior, se fez tudo o que eu recomendei que fizesse, então não deverá ter morrido nenhum personagem. Se morreu alguém, é porque cometeu algum engano. Deixou de cumprir alguma missão pessoal de alguém, não comprou algum Normandy Upgrade, ou colocou alguém em uma função errada na missão. Caso contrário, todos estarão são e salvos ao final da missão e esse troféu de ouro será liberado.

Bem, assim terminou a nossa primeira jogatina. Há ainda alguns outros troféus para liberarmos, mas para isso teremos de jogar o game uma segunda vez. Volte para Main Menu. Agora, escolha New Game, e então escolha Import ME2 Character. Escolha o save com o qual acabou de jogar e fechar o jogo. Assim, irá já começar essa jogatina no nível em que parou, com as armas, customizações e habilidades que tinha ao terminar o jogo. Irá basicamente continuar o personagem de onde parou, mas desde o começo do game. Escolha a dificuldade Insanity, dessa vez. E vamos em frente.

2º Jogatina - Insanity

Prepare-se: não será nada fácil. Após jogar no Casual, essa jogatina no Insanity será muito acima do que se poderia esperar. Os inimigos estarão muito mais fortes, mais resistentes e causarão um dano absurdo. Terá de se acostumar com essa diferença, irá morrer várias vezes. Acostume-se a salvar o jogo manualmente com bastante frequência, de preferência após cada combate. Mesmo começando o jogo com um nível alto e bons equipamentos e habilidades, as batalhas não serão nada fáceis.

Nessa segunda jogatina, o foco será mesmo fechar o jogo. Isso quer dizer que não precisa e preocupar com nada que não seja missões principais. A menos que queira fazer tudo de novo, pode ignorar side missions, e algumas missões pessoais dos personagens, se quiser. Não aconselho a ignorar todas as missões pessoais, porque precisará de pelo menos alguns personagens leais para conseguir passar pela última missão do jogo sem morrer. Mas não precisa fazer todas, também, é perda de tempo. Não interessará as escolhas que fizer, nada disso, apenas siga em frente e feche o jogo o mais rápido possível.

No decorrer dessa jogatina, irá liberar o seguinte troféu:

Power Gamer (Prata)
Esse troféu de prata será liberado quando chegar ao nível 30. Bem, será apenas uma questão de tempo. Se não teve um save do primeiro Mass Effect e não fez side missions, deverá ter concluído a primeira jogatina no nível 23 ou 24. Mesmo se cumpriu todas as side missions e obteve um save de Mass Effect 1, deverá ter concluído a primeira jogatina entre o nível 27 e 28. De qualquer forma, faltará pouco para chegar ao nível 30, e terá uma jogatina inteira para isso. Assim que chegar ao nível 30, esse troféu de prata será liberado.

Então, siga em frente até fechar o jogo, e conseguirá os troféus restantes:

Insanity (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que fechar o jogo na dificuldade Insanity. Se seguiu minha recomendação, então terá escolhido a dificuldade Insanity na segunda jogatina. Feche o game nessa dificuldade, e irá liberar esse troféu de ouro.

Long Service Medal (Prata)
Já esse troféu de prata será liberado quando fechar o jogo duas vezes. Ele é a causa principal de eu dividir essa platina em duas jogatinas. Se você já tinha um save do primeiro Mass Effect e o usou na caracterização do personagem, então o game entenderá como duas jogatinas e esse troféu de prata será liberado ao final da primeira jogatina. Caso contrário, será liberado ao final da segunda jogatina.

N7 Elite (Platina)
E, por fim, nada mais justo do que comemorar todo o nosso progresso até aqui com um belo troféu de platina para a nossa coleção! Após uma jogatina na dificuldade Insanity, pode se orgulhar, você mereceu esse prêmio. Parabéns por ter platinado Mass Effect 2!

E então? Esse guia lhe foi útil? Comente o que acha, e nos indique um game para a seção Platinando!

Um comentário: